Artigo

Como Revisar Auditoria: Um Panorama Completo e como melhorar seu desempenho

Abordaremos neste artigo técnicas sobre como revisar auditoria, os itens mais cobrados nos certames, além de dicas de estudo. Portanto, fique atento.

Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!

Como o próprio nome sugere, Auditoria é uma disciplina largamente cobrada para os que almejam ser auditores, seja da área fiscal ou de controle. Não obstante, o trabalho do auditor está profundamente relacionado a esta área do conhecimento. Tornando-se inevitável, portanto, o aperfeiçoamento nesta matéria.

Intimamente relacionada à Contabilidade, a Auditoria estabelece diretrizes para investigações técnicas, emissão de relatórios e pareceres, além de boas práticas para o profissional deste ramo. As principais diretrizes desta disciplina estão nas Normas Brasileiras de Contabilidade, em especial as NBC TAs, formuladas para os auditores independentes.

Sendo assim, questões de auditoria em concursos costumam abordar bastante a literalidade das normas técnicas, além de alguns exemplos práticos. Contudo, não se engane ao acreditar que se trata de uma disciplina intuitiva. Mister se faz saber como estudar e como revisar auditoria, de modo a não cair em pegadinhas bobas do examinador.

Ao passo que o desempenho médio dos alunos é alto nesta disciplina, a liberdade de o candidato cometer erros é mínima. Ademais, veremos ainda neste artigo que as bancas vêm mudando sua metodologia de cobrança de exercícios para auditoria.

Assuntos mais cobrados para Auditoria

A imagem abaixo mostra quais são os assuntos mais cobrados para auditoria, de modo a nos auxiliar sobre como revisar auditoria.

como revisar auditoria
Assuntos mais cobrados em auditoria

Nesse sentido, é imprescindível que o aluno tenha uma visão crítica ao analisar esta tabela para saber como revisar auditoria. Veja bem, dos 25 assuntos listados, 80% de todos os exercícios analisados restringem-se à menos da metade dos tópicos:

  • Testes e Procedimentos de Auditoria;
  • Relatórios e Pareceres;
  • Documentação/Papéis de Trabalho;
  • Testes em Áreas Específicas;
  • Aspectos Gerais de Auditoria Interna;
  • Materialidade, Relevância e Risco de Auditoria;
  • Amostragem;
  • Controle Interno;
  • Normas do Auditor Interno (NBC TI 01);
  • Planejamento;
  • Fraude e Erro;
  • Objetivos Gerais do Auditor; e
  • Normas de Execução dos Trabalhos.

Certamente que devemos dar tratamento isonômico a todos os assuntos. Todavia, isonomia não se confunde com igualdade. Muito pelo contrário, isonomia significa tratar de forma desigual, na exata medida das desigualdades. Isto é, itens mais importantes merecem mais destaque, e itens menos importantes menos destaque, embora não devam ser esquecidos.

Sugestão de Como Revisar Auditoria

Uma boa forma de se saber como revisar auditoria e priorizar os assuntos mais importantes, é subdividindo esta disciplina em duas. Veja 2 artigos que explicam sobre as estratégias de subdivisão (Parte I e Parte II).

“Conforme analisado, as vantagens em se dividir uma disciplina em mais de uma são:

  • separar conteúdos diferentes, uma vez que estudar assuntos distintos em um mesmo momento pode embaralhar um pouco a mente do aluno e fazê-lo esquecer mais rápido;
  • reduzir duração de um ciclo;
  • informações melhor organizadas na memória; e
  • priorizar disciplinas com peso maior na prova.”

Desse modo, sugere-se que Auditoria I priorize os itens que representem 80% dos exercícios cobrados, e Auditoria II os 20% restantes. Além disso, é interessante que 2/3 do tempo alocado semanalmente para esta disciplina seja para Auditoria I, e 1/3 do tempo para Auditoria II. Por exemplo, se o aluno planeja estudar 6 horas semanais de auditoria, que seja 4 horas para Auditoria I, e 2 horas para Auditoria II.

Nada mais se trata que uma solução heurística, isto é, trata-se de simplificar um problema complexo dividindo-o por pequenas partes.

Conforme já relatado, é interessante que o candidato busque uma boa absorção de conhecimento sobre todos os temas propostos pelo edital, por apresentar partes teóricas não tão extensas e conteúdo da fácil assimilação. Pontos “fáceis” e extremamente relevantes podem ser conseguidos aqui, de tal sorte que vacilar nesta disciplina pode colocar o candidato em uma situação bastante complicada.

Métodos Alternativos de Cobrança de Auditoria

Durante anos, o conhecimento de auditoria exigido do aluno era padrão, ou seja, exercícios que cobravam, em grande parte, domínio sobre os SIGNIFICADOS de termos como: evidência, fraude e erro, materialidade, relevância, entre outros.

Observa-se, todavia, por meio dos últimos editais, a transição de uma cobrança simplista para outra que fornece um estudo de caso, exigindo a assimilação deste exemplo prático às diretrizes de auditoria e normas de contabilidade.

Veja abaixo um exemplo sobre esse tipo de cobrança, do concurso de Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – METRO SP de 2019.

Questão Auditoria METRO SP 2019
Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – METRO SP

Dessa forma, poderá ser cada vez mais comum uma interdisciplinaridade entre auditoria, contabilidade e, até mesmo, legislação tributária.

Finalizando

Por fim, auditoria normalmente não causa grandes dificuldades aos alunos. Não se deve, contudo, desmerecer esta matéria, uma vez que perder pontos aqui pode deixar o candidato em uma posição muito desfavorecida em relação à maioria.

Salientamos, assim, a importância de buscar um bom nível de conhecimento sobre todos os tópicos do edital, pois se tratam de itens de fácil absorção e “pouca” teoria, e, acima de tudo, a prática de muitos exercícios.

Uma metodologia organizada, com ciclos de curta duração, e um cronograma estratégico compõem uma arma muito poderosa para a aprovação.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.