Artigo

Como me tornei Auditora de Controle Interno

Oi, pessoal!

Sou Carolina Teixeira, Auditora Municipal de Controle Interno na Controladoria Geral do Município de Niterói, aprovada em 2018 em 1º lugar na especialidade Auditoria Governamental. Começo agora uma nova empreitada como coach aqui no Estratégia e quero contar para vocês um pouco da minha trajetória.

Minha história como concurseira começou em 2015, recém-formada na faculdade de Ciências Contábeis. Não sabia bem o que fazer, só sabia que queria trabalhar com auditoria. Tentei entrar em algumas empresas do ramo e não consegui. Foi uma grande decepção para mim (mal sabia das inúmeras que estavam por vir). Depois do resultado da última das entrevistas que fiz, estava muito triste e me dei um dia para chorar. Prometi que no dia seguinte ia pensar em outra coisa para mim. Foi quando decidi que iria estudar para concurso. Não tinha noção de onde eu estava me enfiando. Rs

Durante de 1 ano e meio, cometi os erros clássicos que todo concurseiro iniciante comete: uma matéria por dia, falta de revisão, irregularidade nos estudos, falta de foco em uma área de estudo e por aí vai…

Em 2017 comecei a fazer um acompanhamento com coach. Foi aí que a coisa mudou de figura. Foi um divisor de águas na minha preparação. Escolhi uma área para focar (controle), meu comprometimento com os estudos mudou drasticamente (dificilmente deixava de cumprir uma meta diária), aprendi como fazer revisões regulares e como utilizar os ciclos de estudos.

Após algumas decepções (dá para colecionar), veio o edital da CGM Niterói que encaixou perfeitamente na minha preparação. Era só “afiar o machado”. O resultado nem eu mesma esperava. Fiquei em 1º lugar no meu cargo e em 2º lugar geral no concurso. A sensação de dever cumprido é indescritível. Valeu a pena todo o esforço, todos os feriados estudando, todas as festas que deixei de ir, todas as viagens que não pude fazer, todo o investimento que fiz. A abdicação é difícil, mas só naquele momento. Hoje vejo que tudo o que “perdi” nem significa tanto assim. Não tem mistério: se você quer o que poucos conseguem, tem que fazer o que poucos estão dispostos a fazer.

Se você está começando agora, pesquise sobre os métodos de estudo que deram certo para a maioria que teve êxito. Teste de cabeça aberta e veja qual dá certo para você.

Para quem está há um tempo na estrada: não desanime! Faça sempre reflexões sobre pontos que você pode melhorar. Só passa quem não desiste. Acredite, sua hora vai chegar.

Deixo para vocês uma frase de um autor desconhecido que sempre repito para mim mesma:

“Quem não luta pelo que quer não merece o que deseja. ”

Acompanhem-me no Instagram (@coachcarolteixeira).

Grande abraço!

Carolina Teixeira

Coach do Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Carolina; Histórias assim me inspiram, pois são factíveis e reais. Quando se lê que alguém passou com 5 ou 7 meses, realmente desconfio. Nós que estamos na empreitada (meu caso há 14 meses), sabemos que estamos próximos de alcançar a tão sonhada vaga. Porém os concursos da área fiscal exigem um elevado nível que em 5 meses, sinceramente, só quem tem muita bagagem anterior na área que consegue. E não me esquecendo, meus parabéns!!!
    Vagner em 21/01/19 às 20:31