Artigo

Como fui aprovado para Auditor-Fiscal da RFB – Vencendo a inércia!!!

Olá Concurseiros!!! Força na caminhada!!!

Meu nome é Diogo Cardoso, sou Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, concurso 2009 e Coach do Estratégia Concursos.

Meus caros, resolvi fazer este artigo pensando que eu pudesse contribuir positivamente com minha experiência na caminhada de vocês. Tirei muitas lições na minha fase de concurseiro. Mas, definitivamente, o grande ensinamento foi como vencer a inércia! Foi um aprendizado de vida!

Primeiro, meu amigo, não pense que sou arrogante! Não, meus caros. Sou gente boa! rs. Humilde com as pessoas…Mas o problema é que não fui comigo mesmo! E a vida ensina. E como! Antes, permita-me contextualizar.

Desde os tempos de escola, nunca fui um aluno nota 9 ou 10! Nem 8! rs. Sempre fui aluno nota 7. Mas encarava os desafios com seriedade. No vestibular, passei para Engenharia na UFRJ. E desde os tempos de faculdade já dizia que seria Auditor da RFB depois de formado.

Após formado, me aventurei no mercado de trabalho. Considero que a experiência foi muito positiva, pois definitivamente me ajudou a formar a convicção de que queria ser servidor público. Optei por qualidade de vida ao invés de carreira no setor privado. Pausa na minha história: não me arrependo de nada! Vai por mim, chegar em casa às 17:30, com o dia claro, podendo malhar, cuidar da família, estudar, correr, ir à praia (para quem mora no litoral), ou seja VIVER, não tem preço!

Continuando minha trajetória, decidi por volta de Dez/2007 pedir demissão e começar a estudar. Em jan/2008, comecei meus estudos e com aquele mesmo pensamento dos tempos de faculdade: vou ser Auditor-Fiscal da RFB!

No início, foi sofrível! Ah, se tivesse Coaching na minha época…Teria economizado alguns meses e alguns trocados. Com certeza, alguns cursos presenciais que fiz com professores inadequados teriam me poupado tempo e dinheiro!

Meu amigo, quer saber como era meu estudo? O estudo era na raça (como se diz no RJ)!  Ou seja, no esforço, no sacrifício, sem muita técnica e sem muito planejamento. Graças a Deus, logo no início, percebi que não estava legal. Busquei aprimorar meu estudo, corri atrás de informações e comecei a utilizar as técnicas já conhecidas: ciclos de estudo, revisões, exercícios, marcações, resumos, controle de tempo, etc.

Depois do planejamento, comecei a voar com os estudos. Nível de acertos nos exercícios estava alto. Absorção do conteúdo, idem. Enfim, ventos fortes me carregavam. Após completar as matérias do concurso anterior, por indicação de um amigo, comecei a fazer simulados.

Amigo concurseiro, no 1º simulado (nunca mais esqueço), fiquei em 3º lugar! Nos simulados seguintes, eu era sempre Top 5. Meus conhecimentos e habilidades, após os simulados, foram aumentando cada vez mais. Eles me estimulavam e me ensinavam muito! Não só em termos de conteúdo, mas tempo de prova, tempo em cada questão, tempo em cada matéria, analise das questões para avaliar se eram para serem feitas, etc. Como evoluía…

Por volta de março de 2009, eu estava voando! Acredito que foi o pico do meu estudo. Já tinha terminado todas as matérias do concurso anterior, e fazia simulados e bateria de exercícios com frequência. E nesta mesma época, começou o zum zum zum de que o edital iria sair. Fiquei eufórico! E o zum, zum, zum foi  seguindo e seguindo….e nada de Edital.

Não saía, irmão. Neste momento, surgiu um dos grandes problemas dos concurseiros: o estado de inércia que se mantém quando você conclui o programa do concurso que almeja e o edital que você aguarda não sai. A rotina se repete: exercícios, simulados, revisões, resumos, etc. Você entra no site da banca. Acompanhas as notícias nos fóruns… E nada de edital.  Como manter o foco, a motivação e o ritmo, após terminar as matérias do edital anterior, e enquanto o edital que você aguarda não sai!? Eu aprendi, mas foi duro!

Voltando aos fatos,  enquanto não saía o edital, mantive os estudos, simulados, concursos, etc. Fazia concursos também. Pelos mesmos motivos do simulado. Aqui cabe mais uma lição: concurseiro faz concurso! Todo concurso com um mínimo de similaridade eu prestava. Às vezes, 50% do edital era diferente do edital da RFB em termos de disciplina. Mas atençao: não mudava o foco, não estudava nada além das matérias da RFB. E nem me preocupava com resultado. Eu ia para sentir o clima da prova, a adrenalina, e principalmente, para fazer marcações de tempo por matéria, por questão, para ir no banheiro, para marcar o cartão resposta, analisava como acordava no dia da prova, se a distância do local de prova à minha residência influenciava, etc. Enfim, todo detalhe era importante. Vale a máxima do esporte: treino é treino, jogo é jogo!

Neste ritmo, ganhava experiência, confiança, motivação e autoestima. Só que, sem perceber, a autoestima exagerada me fez relaxar! A inércia estava diminuindo a motivação. Resumindo os fatos na minha cabeça: tinha uma boa formação, somado ao estudo já realizado, ao resultado do simulados, minha autoconfiança começou a relaxar minha dedicação! E eu não percebia, infelizmente!

Veio a grande lição. Saiu o concurso para Assistente Técnico-Administrativo (ATA) do Min. da Fazenda, um pouco antes do concurso para Auditor da RFB. E eu prestei, tendo em vista que 100% do edital estava contido no edital para Auditor da RFB. Achei que já estava dentro! Ego totalmente inflado! E….Bomba!

Cara, aquilo foi um choque. Foi uma dura pancada na cabeça! Na minha mente só pensava isto: “Como não passei para ATA!? Como vou querer passar para Auditor, se num concurso para ATA, eu não consegui!!!”. Comecei a questionar tudo, meu estudo, meus simulados, minha preparação. Paralelo a isso, começou a desconfiança da própria família. Meu amigo, estou falando dos parentes mais próximos. Aqueles do seu convívio. Pensavam: “Não vai dar, não vai conseguir!”. Claro que nem todos me falaram. Só soube depois. Mas se você não toma cuidado, esse pensamento te contamina, e aí, você já perdeu!

Após o resultado, tive que fazer uma reflexão. Tive que me autoavaliar, para tentar descobrir onde estava errando. Não precisei ir muito longe. Identifiquei o estado de inércia que me encontrava, que causou o relaxamento, que causou uma menor dedicação! Foi duro, difícil, mas a vida ensina como ninguém! Reconheci a redução no ritmo de estudos, a falta de concentração por achar que o jogo estava ganho, a falta de garra, a falta de vontade de comer livros, a falta de brilho nos olhos na hora da prova! Confiança exagerada, clima de “já passei“, ou seja, definitivamente faltou humildade nos estudos!

Graças a Deus, percebi a tempo! Incrementei meu ritmo, aumentei o foco, concentrei no estudo, esqueci as distrações sociais,  intensifiquei o estudo aos domingos, esqueci tudo que me levasse a crer que eu já estava dentro! Voltei a ter brilho nos olhos, nas horas vagas eu via ou lia algo que me motivasse, nem sei quantas vezes eu vi Rocky Balboa! Aquela musiquinha, até hoje, sempre que eu ouço me emociona: Survivor – Eye of the tiger! Concurseiro, meu amigo, nunca perca seu “Olho de tigre“! Ponha emoção nos estudos! Quais? Dedicação, vontade, brilho nos olhos, motivação, foco, concentração… É isso que te empurra!!

Após a autoavaliação, planejei, reencontrei meu caminho, meu foco, minha dedicação, meu empenho e, principalmente, minha humildade! Ficou a lição para uma vida inteira! E, hoje, estou aqui para contar esta história a vocês. Hoje, sou aquilo que desejava ser desde os Tempos de faculdade. Hoje, sou Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil!

Àqueles que já estão na estrada há tempos, não percam o foco, motivação, dedicação, empenho, seriedade com a proximidade do seu concurso. Não entrem em clima de já ganhou! Nunca ache que você já atingiu o limite necessário! Este ponto ideal não existe. O que tem que existir é a vontade de ir mais longe SEMPRE. Mantenha-se humilde! O jogo só termina após o apito final. Se você ainda não está aprovado nas vagas, segue na batalha! Segue a luta!

Àqueles que reprovaram num concurso recentemente, se reorganize, planeje, autoavalie, peça ajuda, mas não deixe de descobrir quais os motivos que o levaram ao insucesso momentâneo. Mantenha o brilho nos olhos! Mantenha a emoção da batalha, não desanime! Sua hora vai chegar!

Àqueles que estão começando, durante toda caminhada, não esqueça dessas lições! Mantenha a humildade, o planejamento, a dedicação e o foco! Procure algo que o mantenha sempre motivado! Queira sempre ir mais longe, superar mais e mais barreiras. Não existe um ponto suficiente para a aprovação. O que existe é a vontade de se superar. A batalha é longa, árdua e trabalhosa! Porém, no fim do caminho, você vai encontrar sua glória!

Bons Estudos!!! E força na caminhada!!!

Se quiserem conhecer mais sobre o programa de coaching do Estratégia, mandem um e-mail para [email protected].

Um grande abraço e bons estudos,

Diogo Cardoso

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não conheço os outros Coachs, mas o Diogo com certeza está entre os melhores! Muito motivador o artigo!
    Valter em 04/06/17 às 20:19
  • Melhor depoimento que leio há tempos...
    Leandro Lima em 19/10/16 às 07:43
  • Obrigado Diogo, você abriu meus olhos! Obrigado!
    Jeferson Felippe em 18/10/16 às 21:23
  • Uma verdadeira lição!!!!
    Jaqueline em 18/10/16 às 16:01
  • Top!!
    Suelen em 18/10/16 às 13:57
  • Parabéns pelo artigo mestre! Muito motivador!! Avante, Chivunk! Abraços!!
    Vitor em 18/10/16 às 13:53
  • Sensacional!
    Larissa em 18/10/16 às 13:03
  • Valeu pelo recado, Diogo!!! Abraço
    Nilson em 18/10/16 às 11:53