Artigo

Como fui aprovado no ICMS-MS, minha jornada

Caros Amigos concurseiros de todo o Brasil, como vocês estão? Eu sou o Diogo Feijó e também já fui concurseiro. Atualmente sou Fiscal Tributário da Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul e Coach do Estratégia Concursos. Irei compartilhar um pouco da minha história e de como eu consegui chegar até meu atual cargo. Minha intenção é deixar, ao final dessa leitura, alguma mensagem de estimulo e motivação para vocês.

Vamos lá, comecei minha trajetória de estudos quando tinha 15 anos de idade, sendo aprovado aos 17 anos no CEFET-RJ, na Federal de Química-RJ, no Colégio Militar-RJ, na EsSA e, por fim, no Colégio Naval. Foram dois anos de estudos intensos na adolescência, fase da vida em que é extremamente difícil abdicar dos momentos de lazer. No entanto, foi aí que tive o entendimento de que para alcançar o objetivo que tanto almejava era preciso pautar a minha rotina em 4 coisas: ESTUDO, FOCO, DETERMINAÇÃO e ABDICAÇÃO. Adotei essa estratégia e percebi que os empecilhos foram diminuindo, as distrações sumindo e a determinação aumentando, até a chegada da vitória.

Então aprovado, em 2000, iniciei minha vida militar no Colégio Naval e, posteriormente, me formei na Escola Naval. Ao todo foram 7 anos de formação, seguidos de mais 10 anos no exercício da função de Oficial da Marinha do Brasil. Durante esse período, acompanhei a aprovação de vários amigos em concursos da área fiscal, o que me deu oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cargo, as atividades, os salários e, principalmente, a qualidade de vida de que desfrutavam.
Isto que me motivou a voltar a estudar e enfrentar aquela trajetória de concurseiro novamente. Confesso a vocês que tentei diversas vezes, mas em pouco tempo desistia devido à rotina que levava: muito trabalho, morava longe da organização militar que servia e pegava muito trânsito no percurso de volta para casa. Quando chegava à casa somente conseguia estudar pouco tempo, uma vez que já estava muito cansado e acabava desistindo de tudo.

Notei que precisava planejar meus estudos para superar a minha principal limitação: tempo disponível para estudo. Nessa hora conheci o serviço de Coach e vi a importância que isso teve em meus estudos. O direcionamento planejado e um acompanhamento do qual realmente eu precisava. Sendo assim, confiei todo meu tempo no planejamento de estudo e nas orientações recebidas. Seguindo todo o planejamento recebido, ainda que chegando à casa cansado e sempre depois das 18:00 horas, encarei uma rotina de estudo diária de 5 a 6 horas e aos fins de semana de 10 a 12 horas. Acreditem, fiquei mais motivado, pois eu sabia que estava estudando certo.

No início foi difícil, mas aos poucos fui me adaptando, acreditando cada vez mais no plano e assim todos os obstáculos foram sendo superados. A cada dia me sentia mais focado e mais perto da tão sonhada aprovação. Minha intenção sempre foi o ICMS-RJ, sou carioca e não queria sair da minha cidade. Fiz o concurso de 2014 com 4 meses de estudo e não passei nem perto da aprovação, porém foi excelente para saber o quanto eu teria que estudar.

Ainda em 2014 foi anunciado que teria outro concurso e continuei com toda força como se o edital já tivesse sido publicado. Nesse período, após 10 meses dedicados de estudo, consegui ser aprovado no ICMS-MS.

Ao ser chamado, tomei posse com o objetivo de continuar estudando, no entanto, ao iniciar as atividades, percebi que estava completamente realizado e feliz. Hoje, após quase dois anos de posse, não pretendo mais sair daqui.

Um grande abraço pessoal e contem comigo para ajudar nas suas trajetórias, pois tenho muito a acrescentar com a experiência que adquiri ao longo da minha própria jornada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Comecei a estudar para concursos assim que me formei , no final de 2015, mas já em 2016 esmoreci. O que não tinha noção ainda é que estudava muito errado, apenas através de vídeos e sem resolver questões, o que me tomava tempo e não me fazia evoluir. Voltei a estudar em meados de 2017, para concursos legislativos, e em maio de 2018 decidi mudar de área e estudar para os concursos fiscais, que prometiam muitas oportunidades nos próximos meses. Comecei esse estudo sozinha e percebi que, apesar de ler diversos artigos sobre como estudar e revisar, eu não estava evoluindo e ainda estava ficando cada vez mais perdida. Decidi, então, contratar o serviço de coaching do Estratégia para me ajudar nessa luta. Foi uma decisão mais que acertada e tive a grande felicidade de ser aluna do Diogo! Para mim foi um investimento que valeu cada centavo, porque com ele tive o apoio e a direção que precisava, o que me rendeu a aprovação nos cargos de auditor da Sefaz Bahia (dentro das vagas), área de finanças e controle, e no de auditor ISS Campo Grande (cadastro reserva). Sou muito grata por toda a ajuda e orientação que ele me deu, pelos conselhos e o incentivo, que só quem está no mundo dos concursos sabe o quanto importante!!
    Ionara Carvalho em 16/10/19 às 15:21
  • Quero aproveitar este espaço para externar minha enorme gratidão e admiração por este profissional incrível que é o professor Diogo. Apesar do pouco tempo que tivemos caminhando juntos na preparação para concurso público, ficou claro que sua enorme experiência e competência seriam fundamentais para que eu pudesse alcançar a vitória. Sempre pronto a me ajudar, me mostrou como o caminho, apesar de difícil, não era impossível...me ensinou a forma correta de se estudar para concursos, me apoio nos momentos em que pensei em desistir e sempre me incentivou a continuar. Com uma história de vida que serve de incentivo para todos nós que desejamos tanto um dia alcançar a tão sonhada aprovação, este professor merece todo reconhecimento pelo brilhante trabalho e os meus mais sinceros agradecimentos!!!
    Rosa Oliveira em 08/11/18 às 13:20
  • Sou colega de trabalho do Diogo na Sefaz-MS, admiro sua trajetória de superação e determinação. Esses depoimentos sempre foram motivadores para minha aprovação. Boa sorte nesse novo projeto, irmão!
    Felipe Cezário em 20/07/18 às 22:14
  • Que história de sucesso Diogo. É bom saber de histórias de sucesso pq ajudam a gente a acreditar nos nossos sonhos. É bem difícil se organizar para estudar com pouco tempo. Para isso, penso que sua ajuda será fundamental para qualquer concurseiro. Como faço para saber mais informações.
    Mauro em 20/07/18 às 21:40
  • Bom dia Mauro, obrigado pelo elogio! Nossa equipe entrará em contato com você para passar todas as informações. Será um prazer lhe ajudar na sua preparação!! Grande abraço.
    Diogo Feijó em 20/07/18 às 12:27
  • Bom dia Marco Túlio, obrigado pelo reconhecimento e seria um prazer participar da sua preparação. É um excelente concurso e a preparação deve ser iniciada o mais rápido possível, pois a banca já foi escolhida. Nossa equipe entrará em contato por e-email ou deixe seu contato na página do Coach do site para que possamos lhe passar maiores esclarecimentos. Um grande abraço.
    Diogo Feijó em 20/07/18 às 12:20
  • Parabéns Diogo! Se Deus quiser daqui algum tempo (Se Deus quiser "breve") poderei contar uma historia parecida com a sua!! Valeu pela história e motivação! Abraço
    Luiz Alberto em 20/07/18 às 07:16
  • Sua dedicação aos estudos é algo que impressiona. Bom saber que esse servico de coach pode auxiliar ainda mais os estudos, quero um orçamento e SUA acessória! Parabéns e sucesso!
    Monica campos em 19/07/18 às 23:51
  • Linda trajetória, Diogo. Você está de parabéns pelo sucesso. Acho que percebemos a ajuda que vc pode dar a qualquer concurseiro logo nessa apresentação. Tenho total interesse na ajuda que pode dar. Como faço para saber maiores informações? Um abraço
    Mauro em 19/07/18 às 23:35
  • Muito estimulante sua trajetória! Parabéns! Gostaria de saber quanto custa seu serviço de coach para a área fiscal. Nunca estudei para essa área, mas pretendo começar. Seria excelente passar no ISS Campo Grande, pois moro e sou natural do MS e gostaria de ter maiores expectativas para prestar esse concurso.
    Marco Túlio em 19/07/18 às 16:39