Como fui aprovado no concurso de Auditor Fiscal do Estado de São Paulo - AFR/SP
Fernando Mauricio Correa

Como fui aprovado no concurso de Auditor Fiscal do Estado de São Paulo – AFR/SP

Minha história começa muito parecida com a de muitas pessoas…. Eu trabalhava tanto que não tinha tempo  para pensar em mais nada! Acreditem, eu trabalhava umas 12 horas por dia, de 2a a 6a feira, e umas 6 horas de sábado e domingo (sim, também trabalhava aos finais de semana), além das 2 horas que eu gastava para ir e voltar todo dia de casa até meu local de trabalho. 

É bem verdade que aos finais de semana não gastava tanto tempo no trânsito, mas a realidade era a mesma…. eu não tinha tempo para nada.

Meu irmão mais velho já era Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, e sempre falava que eu deveria ter mais qualidade de vida e partir para o serviço público, mas como eu ganhava relativamente bem, e não tinha tempo para pensar em mais nada, a ideia de me tornar  Servidor Público me parecia muito distante.

Até que em um determinado dia, cansado de tanto trabalhar, exausto física e mentalmente, resolvi tomar uma decisão de ter uma melhor qualidade de vida, pois sabia que naquele ritmo não sobreviveria por muitos anos…. E um detalhe…. Àquela época eu tinha apenas 26 anos de idade!

Como meu irmão era Servidor Público, já aprovado em diversos cargos anteriormente, ele já conhecia bem esse mundo de concurso, e me orientou perfeitamente sobre como estudar, qual material utilizar, quais professores deveria escolher, etc., ou seja, quase tudo que eu precisava saber para começar a estudar! Ele foi, sem duvida alguma, meu "coach", algo que nem existia direito naquela época!!! Isso foi ótimo, pois todos os erros e acertos dele em sua preparação foram passados para mim em forma de dicas e orientações, de modo que eu não perdesse tempo com algo desnecessário, como livros e/ou apostilas de baixa qualidade, e/ou imprecisos e/ou desatualizados, professores não tão bons assim, entre outras coisas, ou seja, já comecei o meu estudo para concurso público de maneira bem orientada e organizada!

Mas aí você deve estar pensando….. Se ele não tinha tempo para nada, do que adiantaria saber o que fazer se não tiver tempo para conseguir estudar? 

Pois é…. aí que é a parte mais interessante da minha jornada para concurso público, que se resume ao seguinte ditado "Quem quer, faz, quem não quer, arruma desculpa". E eu queria, e queria muito, pois sabia que a minha saúde e a minha vida dependiam dessa nova qualidade de vida que o Cargo Público poderia me oferecer.

Primeira coisa que fiz foi abrir mão de parte da minha renda, reduzindo um pouco o número de horas trabalhadas por dia, de forma a conseguir ter tempo para estudar. 

Mas como era de se esperar, não consegui de uma hora para outra "arrumar" muitas horas por dia para me dedicar aos estudos… Isso foi acontecendo aos poucos, ao longo de meses, de forma que no primeiro mês eu tinha de 2 a 3 horas livres por dia para estudar…. Já no segundo mês consegui "arrumar" mais meia horinha para estudar, e assim por diante até chegar em umas 4 ou 5 horas por dia de estudo.

E quando a força de vontade é até mesmo maior que a própria vontade de vencer, comecei a me organizar de forma a conseguir mais alguns minutinhos de estudo…. ao invés de gastar 1 hora para almoçar, almoçava em 15 ou 20 minutos e o restante do tempo eu estudava…. (Depois que você passar no seu concurso público, terá 2 horas de almoço todo dia, e poderá repor todo tempo que economizou durante a fase de concurseiro…) 

Lembra daquelas 2 horas de trajeto entre a ida/volta de casa para o trabalho? Então, agora elas eram utilizadas para estudo…. E não, eu não utilizava transporte público para ir ao trabalho…. Eu ia de carro, dirigindo! Só que agora, ao invés de ouvir música no carro, eu só ouvia o áudio de aulas gravadas! Isso mesmo, eu separava o áudio das vídeo-aulas, em geral das matérias de direito, e ia ouvindo no carro durante àquelas horas de trânsito… Confesso que às vezes o assunto das aulas estava tão interessante que eu torcia para pegar um pouco mais de trânsito à frente só para conseguir terminar de ouvir aquela aula, rsrsrs!

(Uma dica: dê preferência para ouvir o áudio de aulas que você já tenha estudado o conteúdo anteriormente, de forma que escutando essa aula no carro você esteja apenas revisando o conteúdo já aprendido, e não aprendendo um assunto completamente novo, pois aí, como você estará dividindo sua atenção entre o trânsito e a aula, sua absorção para um conteúdo novo estará prejudicada!)

Uma outra coisa que eu fiz por muito tempo, e que foi fundamental para os meus estudos,  foi sempre levar junto comigo um livro de uma das matérias que eu estava estudando, onde quer que eu fosse…. Isso mesmo…. eu só saía de casa acompanhado de 1 ou 2 livros…. muitas vezes eles só passeavam comigo, sem eu ter tido sequer uma oportunidade de abri-los, porém, por diversas vezes, esses livros estarem junto comigo foi essencial, pois, por exemplo, caso um cliente desmarcasse, ao invés de eu ficar 1 ou 2 horas ocioso, eu já pegava o livro e ia avançando com a matéria, ou caso ocorresse alguma situação atípica que eu poderia ficar sem fazer nada, eu já abria o livro e lá estava eu, indo ao encontro do meu tão desejado sonho de me tornar Auditor Fiscal! 

Para vocês terem uma ideia, teve uma vez que meu pai não estava se sentindo bem e me pediu para levá-lo ao hospital…. Isso pode acontecer com qualquer um, e a grande maioria das pessoas iria ficar com aquela sensação de peso na consciência de que não iria conseguir atingir sua meta de estudo para aquele dia, ou que levar alguém no médico iria prejudicar muito sua rotina de estudos…. mas pensei diferente….. levei meu pai ao hospital, e após preencher a ficha de atendimento, enquanto aguardava para ele ser atendido (e isso geralmente demora de 30 a 60 min, em um dia rápido), já estava eu com o livro de estatística, que levava para cima e para baixo, avançando com a matéria e cumprindo a meta de estudo estabelecida!!!

Após uns 6 meses de estudos com livros e apostilas, sempre treinando a resolução de muitos exercícios resolvidos e comentados, achei por bem me inscrever num curso presencial aos finais de semana apenas para  resolução de exercícios…. Isso me tomava a manhã e tarde dos meus sábados e domingos (que a partir de agora eu já não trabalhava mais), e que foram muito importantes para treinar ainda mais os últimos exercícios cobrados pelas maiores bancas e poder tirar dúvidas presencialmente com ótimos professores (foram nesses cursos de finais de semana que tive a oportunidade de conhecer e de ter aula de resolução de exercícios com os mestres Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, escritores dos livros Direito Constitucional Descomplicado e Direito Administrativo Descomplicado, da Editora Método).

(Dica: Durante sua preparação para concursos públicos, você só DEVE resolver exercícios que tenham comentários de professores, ou seja, exercícios resolvidos, pois só assim terá certeza se você está acertando o exercício pelos motivos corretos, e caso tenha errado, possa saber o porquê, de forma a não cometer o mesmo erro numa próxima questão sobre o mesmo assunto!)

Aí conforme meus estudos iam avançando e eu ia resolvendo mais e mais questões comentadas de provas anteriores, senti a necessidade de treinar o "tempo" nas resoluções das questões… Eu sabia que de nada adiantaria eu ter conhecimento para resolver um monte de exercícios diferentes das mais diversas matérias se eu não conseguisse fazer isso no tempo que a banca exigia, e foi aí que me inscrevi em um Curso presencial para concursos públicos que aplicava simulados aos sábados de manhã, e trazia através de Vídeo-aula a resolução do simulado no sábado à tarde e no domingo manhã e tarde. Foi nessa época que comecei a ganhar "preparo físico" para a prova, pois ali estava treinando muito mais do que resolução de exercícios, e sim o ambiente completo de prova, com a distribuição das questões por matérias (da mesma maneira que a prova), o tempo a ser gasto com o preenchimento do gabarito, o cansaço de ficar sentado resolvendo tantos exercícios por tantas horas seguidas, e o mais importante na minha opinião, eu conseguia saber como eu estava indo em comparação com os outros concurseiros, pois ali era divulgado um ranking classificatório para todo simulado aplicado!

Como você deve ter imaginado, como meu irmão já era Auditor Fiscal da Receita Federal, meu foco inicial de estudo era para a prova da Receita Federal, e assim foi por um pouco mais de 1 ano, mas, como "As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra", em janeiro de 2009, com a autorização de concurso para Auditor Fiscal do ICMS de São Paulo (esse edital saiu meses antes do edital da Receita Federal), cargo com diversas matérias em comum com a prova da  Receita Federal, mudei um pouco de foco e comecei a me dedicar às matérias específicas da prova de Fiscal de ICMS, enquanto, claro, fazia minhas revisões periódicas das demais matérias que já havia estudado.

Foram quase 8 meses de estudos focados na prova de Auditor do ICMS de São Paulo (a prova ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto de 2009), sendo os últimos 45 dias que antecederam a prova, de dedicação exclusiva aos estudos (Graças a DEUS consegui tirar férias e fiquei somente estudando até a véspera da prova!).

Durante a prova pude perceber que todo o meu esforço estava sendo recompensado…. muitas das questões que caíram na prova eu já havia resolvido anteriormente,  pois eram questões muito parecidas com as que já haviam caído em outras provas anteriores da Fundação Carlos Chagas  (a repetição de questões em provas de concurso acontece muito mais do que se imagina),  e mesmo em relação às questões inéditas daquele concurso eu estava conseguindo resolver, em sua grande maioria, com bastante confiança!

Saí da prova com uma sensação estranha, diferente… uma mistura de ansiedade, cansaço, euforia, preocupação se tinha sido  o suficiente…. tudo junto…. mas como uma certeza…. Eu tinha feito o meu melhor, e independente do resultado, não teria arrependimentos com tudo o que fiz durante o processo de preparação e estudo!

Isso me trouxe bastante paz, pois sabendo que agora o resultado não dependia mais de mim, e  que o que eu pude fazer, eu fiz o meu melhor, entreguei nas mãos de DEUS, e descansei, sem arrependimentos!

Era chegada a melhor hora até então (só de lembrar já fico emocionado!)….. Ao conferir o gabarito tremia mais do que "vara verde"! Foi um momento que nunca vou esquecer na minha vida…  Durante a conferência do gabarito já estava chorando de tanta alegria, eufórico como não ficava há muito tempo!!! Quando terminei de conferir o gabarito já estava pulando, correndo, chorando, feliz, orgulhoso por poder dar esse presente aos meus pais….Sabia que a partir dali minha vida e da minha família iriam mudar, e mudar para muito melhor!!!!

Durante os estudos confesso que passei por tempos difíceis, de indecisão, de dúvidas se estava indo para o caminho correto ou não, mas hoje, após ter passado por tudo isso, posso afirmar com toda certeza a vocês, "Valeu muito a pena!!!".

E uma coisa muito boa que adquiri durante todo esse tempo de preparação foi o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de estudos, ciclos de estudos e revisões periódicas/intervaladas! Aos que já tiveram a oportunidade de aplicar essas técnicas, apresentaram um aumento notável no seu desempenho de estudos, juntamente com o aumento de absorção/retenção do conteúdo estudado. 

Com a aplicação desses métodos, juntamente com outros, já tive o prazer de orientar diversos alunos/treinandos os quais conseguiram suas  aprovações nos mais diversos concursos públicos de alto nível pelo país!

Agora, como COACH do Estratégia Concursos, quero ajudar VC que deseja ser Servidor Público, seja para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal, seja para Auditor Fiscal do Estado, Auditor Fiscal do Município, Auditor Fiscal do Trabalho, seja para cargos de Tribunais, etc; ou seja, VC que deseja mudar de vida, ter um bom salário, estabilidade, tempo para a família, qualidade de vida, levando tudo isso, como foi no meu caso, não só para você, mas para todos a sua volta!

Estou à disposição para caminharmos juntos, lado a lado, nessa jornada de estudo e preparação até a sua aprovação no Cargo Público que você deseja.

Segue abaixo o meu e-mail caso tenha alguma dúvida sobre técnicas de estudo ou queira simplesmente entrar em contato comigo. Estarei à disposição!

[email protected]

 

E para maiores informações sobre o Sistema de COACH do Estratégia Concursos, clique Aqui, ou acesse o link https://goo.gl/LGozMF.

 

Um grande abraço;

Estou à disposição de vocês!

 

Prof. Fernando Mauricio

Auditor Fiscal do Estado de São Paulo – AFR/SP

COACH do Estratégia Concursos

 

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fernando Mauricio Correa

Fernando Mauricio Correa

Fernando Mauricio é Auditor Fiscal do Estado de São Paulo (AFR-SP), Coach, Professor e escritor do Curso de Legislação Tributária para o ICMS-SP, além de Analista do Passo Estratégico. Também foi aprovado no Cargo de Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da Secretaria de Fazendo do Estado de São Paulo. Já orientou diversos concursandos que vieram a ser aprovados em Concursos de Alto Nível, como Área Fiscal (Receita Federal, Fiscos Estaduais e Municipais), Tribunal de Contas, Tribunais, etc.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x