Artigo

Como fui Aprovado em 10º lugar no Concurso do MPU – Parte 2

Olá! Tudo bem?

Meu nome é Yuri Moraes, sou servidor da Câmara dos Deputados, professor e coach aqui no Estratégia Concursos.

Neste artigo eu irei falar sobre como fui aprovado em 10º lugar no Concurso do MPU.

Este artigo foi dividido em duas partes. Vamos à segunda parte, na qual eu contarei melhor como foi a minha estratégia de estudos durante a minha preparação:

Se você ainda não leu a Parte 1, clique aqui.

Como eu falei no artigo anterior, o meu foco era a Área Policial, mas eu resolvi mudar para estudar para o MPU. Assim, eu parei o estudo para a Área Policial e comecei a me dedicar exclusivamente para o Concurso do MPU. Essa foi uma decisão que eu tomei.

Se você está estudando para outra Área e quer mudar o foco, pense bem. Cada um sabe o que é melhor para si, é uma decisão pessoal.

Eu resolvi arriscar e encarar o desafio de estudar para o MPU.

Comecei a estudar para o MPU em janeiro. No dia 21 de março abriu o edital. A prova foi dia 19 de maio e o resultado final saiu em junho. Em agosto já começaram a ocorrer as primeiras nomeações. Como você pode ver, o Concurso do MPU costuma ser bem rápido. Por isso, se você deseja conquistar uma vaga no serviço público e começar a trabalhar logo, essa é uma excelente oportunidade.

Durante o início da minha preparação para o MPU, eu estava trabalhando. Eu era militar da Aeronáutica e trabalhava 8 horas por dia. Com isso, eu precisava aproveitar ao máximo o meu tempo disponível. Assim, eu estudava nos feriados, finais de semana e também aproveitava os deslocamentos no ônibus do trabalho para ouvir a Legislação do MPU em áudio.

Essa Legislação e outros cursos em áudio me ajudaram bastante durante a preparação. É um estudo que ajuda bastante na memorização e por isso eu compartilho com os meus alunos do programa de coaching.

Como eu estudava e trabalhava, outra estratégia que eu adotei foi tirar férias do meu trabalho no último mês antes da prova. Isso me ajudou a intensificar os estudos.

Se você trabalha e pode tirar férias, eu recomendo que você faça isso na reta final. Agora se você não pode tirar férias, não tem problema. Continue aproveitando ao máximo o seu tempo disponível.

Infelizmente durante as minhas férias eu fui inscrito pelo trabalho em um curso a distância. Tentei escapar, mas não teve jeito. Com isso eu precisei reservar um tempo para estudar para as provas desse curso. Estou comentando isso só para mostrar que imprevistos acontecem durante a nossa preparação. São coisas que fogem do nosso controle, mas é importante continuarmos focados nos estudos e seguir em frente. Não podemos esperar apenas as circunstâncias perfeitas.

Com relação ao planejamento de estudos, no início da minha preparação eu comecei focando principalmente nas matérias que eu ainda não tinha estudado (Administração de Recursos Materiais e Administração Geral e Pública). Como eram novidades para mim, eu estudei essas matérias por meio de videoaulas. Eu assistia às aulas e anotava no caderno as principais informações.

Outra matéria que eu comecei a estudar desde o início da preparação foi a Legislação do MPU. Estudar essa Legislação servia como motivação para mim, pois ao conhecer a estrutura eu já começava a me imaginar trabalhando no órgão, rs.

Nas demais matérias eu continuei os meus estudos.

Durante o início da preparação eu estudava por um planejamento com o estudo da teoria e também revisões programadas.

No último concurso para Técnico Administrativo – Administração (2013), caíram 10 matérias e não teve Redação.

Quando foi no último mês antes da prova MPU, eu estava de férias do trabalho e nesse momento eu utilizei um Ciclo de Estudos de 16 horas líquidas. Fiz esse ciclo de forma bem simples e à mão. A ideia era não perder muito tempo na elaboração e estudar o máximo possível.

Nesse ciclo utilizado na reta final, eu procurei intercalar entre matérias com cálculos e matérias com mais teoria.

A carga horária em cada matéria eu programei de acordo com a base de estudo que eu tinha e também com o peso que elas poderiam ter na prova.

Eu passei por esse ciclo 10 vezes em cada matéria. Como eu ia marcando cada passagem, isso ia me motivando a continuar os estudos.

Material utilizado em cada disciplina:

ARM – videoaulas + pdf + caderno

ADM – videoaulas + pdf + caderno

PORT – videoaulas + questões de provas anteriores

DC – pdf + questões + curso em áudio

DA – pdf + questões + curso em áudio

ARQ – livro + pdf + curso em áudio

LAMPU – livro + pdf + legislação em áudio

RL – pdf + questões

INFO – pdf

Ética – pdf

Minhas marcações e anotações eram feitas no próprio material (pdf  ou livro). Com isso, eu ganhava tempo na hora das revisões. Para revisar eu lia apenas as marcações/anotações no material. Essa técnica também me ajuda na memorização do conteúdo.

Outra coisa que me ajudou muito foi o meu caderninho com macetes e bizus das matérias. Eu andava com ele e todo tempo de espera que eu tinha (fila de banco, consultas, ônibus) eu aproveitava para dar uma lida. Inclusive eu levei esse caderninho no dia da prova do MPU para dar uma lida enquanto aguardava. Eu estudei até o último minuto, rsrs. Nesse caso, é importante cada um saber o seu limite. Caso você não goste de estudar na véspera da prova, sem problemas.

Bom… Essa foi a estratégia que eu utilizei durante a minha preparação para o Concurso do MPU. Eu procurei escrever/falar de forma bem objetiva.

Aproveito para compartilhar o vídeo da entrevista que eu dei no Estratégia para a Jornalista Thais Mendes, falando sobre dicas de estudo e sobre a minha preparação para o Concurso do MPU.

Assista na íntegra:

Espero que essas dicas possam te ajudar e até mesmo te motivar para seguir adiante na sua preparação rumo ao MPU.

Qualquer dúvida, podem me enviar aqui pelos comentários.

Fico à disposição!

Bons estudos!

Um abraço!

Yuri Moraes

_________________________________________________________

Facebook: Professor Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no Youtube: Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Para ler mais artigos de minha autoria sobre dicas e preparação para concursos, acesse:

Artigos do Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde, Wellesson! Como eu trabalhava, eu precisava aproveitar ao máximo as horas livres para poder estudar, incluindo feriados e finais de semana. Durante o início da preparação, para não esquecer os assuntos estudados eu fazia revisões. No último mês antes da prova eu fiz praticamente revisões do que já tinha estudado. Fazia muitas leituras e aí pela repetição eu conseguia assimilar melhor. Bons estudos!
    Yuri Moraes em 08/08/17 às 13:34
  • Boa noite , como o senhor fez para intercalar o serviço com as coisas que o senhor estudou , para não esquecer meu nome é wellesson tenho 21 anos obg.
    Wellesson em 07/08/17 às 21:49
  • Olá, Murillo! Administração de Recursos Materiais não é uma matéria pequena. Além disso, a quantidade de questões na prova é grande. Recomendo que você inicie o quanto antes os seus estudos nessa matéria. Sucesso!
    Yuri Moraes em 07/08/17 às 18:25
  • Olá, Olivia! Muito obrigado! Bons estudos!
    Yuri Moraes em 07/08/17 às 18:23
  • Muito boa a dica de formas de estudo! Obrigada!!
    olivia em 07/08/17 às 17:43
  • Professor, você acha que Administração de Recursos Materiais, no caso do edital do MPU, é uma matéria pequena o suficiente para eu poder deixá-la pro pós edital?
    Murillo Barbosa em 07/08/17 às 17:08