Artigo

Como fui aprovado em 1° lugar para dois cargos da área fiscal no mesmo dia

Olá pessoal! Tudo bem?

Meu nome é Roberto Cambraia, tenho 26 anos, sou Graduado Matemática e faço parte do time de Coaching do Estratégia.

Pois bem, vou contar pra vocês como foi minha preparação para esse concurso no qual fui aprovado, que foi o ISS – Imperatriz, para os cargos de Auditor Fiscal e Agente de Fiscalização Fazendária.

Quando o edital saiu fiquei um pouco perdido (isso é normal rsrs), mesmo já estando a um ano e meio estudando para a área fiscal. Depois de ler o edital fiquei mais calmo e fui montar meu planejamento (creio que não só nos estudos, mas também em qualquer etapa da vida essa fase é importante). Com isso eu separei todos os assuntos do edital, tópico por tópico, e coloquei em uma planilha do Excel, após isso fui vendo cada tópico e marcando o que já tinha estudado e já estava bem na % de acertos de questões; o que já tinha estudado, mas não estava bem e o que não tinha visto ainda (nesse caso faltavam três matérias que tinha que estudar do zero). Assim, pude identificar meus pontos fracos e destinar um pouco mais de horas de estudo para essas disciplinas (cerca de 70% da minha carga horária). Após isso, dividi minha carga horária pelas matérias e iniciei os estudos.

Por ter que conciliar estudos e trabalho, tentava me esforçar ao máximo (principalmente nos fins de semana), e destinava uma carga horária de no mínimo 44h líquidas de estudo semanalmente. Lembro que até na véspera de ano novo (2020) estudei até as 20hs rsrs.

Nas matérias que já tinha estudado eu só revisava e resolvia muitas questões. Nas que não estava muito bem, revisava e resolvia mais questões até atingir um percentual satisfatório de acertos. Nas que comecei do zero eu lia o PDF, fazia os grifos e só via vídeo aulas quando não estava conseguindo compreender muito bem o assunto (esses eram meus resumos e agora os assinantes já tem isso pronto com o projeto “marcação dos aprovados”, excelente ideia do estratégia que faz você ganhar tempo e estudar só o que é importante), após terminar, relia meus grifos várias vezes e partia para as questões. Em legislação, particularmente, eu estava um pouco perdido já que era um assunto relativamente grande e muita coisa para memorizar. Até que vi um vídeo do professor Victor Tanaka (aqui do estratégia e por quem tenho grande admiração), em que ele dizia que quando estudava legislação específica ele a lia incansavelmente (se não me engano, o último que ele fez, leu umas 20 vezes rsrs). Então fiz isso, li a primeira vez e fiz grifos novamente nas partes mais importantes e toda semana a lia no mínimo uma vez. Na semana antes da prova cheguei a ler 3 vezes (não cheguei nas 20, como o professor Tanaka, mas li 17 vezes ainda).

Nas três semanas anteriores a prova, montei cadernos de questões de todas a matérias e todos os assuntos (aproximadamente 800 questões por matéria) e ia resolvendo as questões aleatoriamente para ver se sabia do assunto ou se havia algum que não tinha estudado e precisar revisar mais.
Na semana de véspera da prova eu peguei todos as minhas marcações e resumos e li tudo. E por fim, no dia anterior à prova, dei mais uma olhada em toda a legislação para chegar na prova no dia seguinte e não esquecer de nada (esse foi um dos diferenciais, pois acertei todas as questões de legislação tributária nas duas provas).

Outro ponto importante na minha preparação, foram os simulados (outro diferencial que você encontra no estratégia), os quais normalmente fazia aos domingos, simulando realmente o dia da prova. Fiz cerca de 4 simulados, e assim pude também acompanhar minha evolução.


Com tudo isso, consegui minha aprovação nos dois cargos em 1° lugar. Ao ver meu nome nas “listas”, foi uma sensação indescritível que torço para que passem por isso um dia também. A caminhada é árdua, mas no fim vale a pena. Com dedicação, esforço, um bom planejamento e um bom material você consegue (isso você também tem no estratégia rsrs).

Bom pessoal, acho que é isso. Coloco-me a disposição para quaisquer perguntas ou curiosidades. Muito obrigado a você que leu até aqui. Espero ter contribuído de alguma forma.

Se quiser saber um pouco mais da minha história (clique aqui https://www.youtube.com/watch?v=q3waJnhx3aA&t=10s ou aqui https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/depoimento/entrevista-roberto-cambraia-aprovado-em-1o-lugar-no-concurso-iss-imperatriz-no-cargo-de-auditor-fiscal/ )

CONTATO: https://www.instagram.com/roberto.cambraia1/ Sigam lá :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.