Como foi o último concurso da Embrapa?
Saiba como foi o último concurso da Embrapa.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa está realizando concurso para provimento de 1.027 vagas distribuídas em vários cargos e localidades. Certamente é uma ótima oportunidade para quem busca trabalhar com pesquisa e inovação no setor agropecuário do país.
A instituição não realiza concursos para provimento de seus cargos com frequência, por isso, é interessante para o candidato que participará do atual certame tenha uma noção de como fui o último concurso.
A Embrapa
A Embrapa é uma empresa pública criada em 1973 vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Seu foco está voltado principalmente à geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira.
A empresa busca o desenvolvimento da base tecnológica da agricultura e da pecuária no Brasil a fim de garantir segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia. Com unidades espalhadas em diversas cidades brasileiras, ela contribui para a produtividade agropecuária levando em consideração principalmente as peculiaridades locais.

Seus funcionários possuem regime trabalhista conforme Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e possuem salários muito atrativos, podendo chegar a cerca de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) no final da carreira. Além disso, a grande diversidade de cargos de áreas diferentes atraem uma multiplicidade de candidatos com formações diferentes.
O último concurso da Embrapa
O último concurso da Embrapa foi realizado em 2010 (com publicação do edital em 2009) pela banca Instituto Cetro. Ou seja, quinze anos separam o último concurso do atual.
Na ocasião, o edital previa 680 vagas distribuídas em diversos cargos agrupados nas seguintes classes:
- pesquisador classe A
- pesquisador classe B
- analista classe A
- analista classe B
- assistente classe A
- assistente classe B
- assistente classe C
As oportunidades abrangiam não só as vagas imediatas divulgadas, mas também cadastro de reserva.
Requisitos
Para os cargos de pesquisador e analista foi exigida formação em nível superior completo nas áreas correlatas conforme o cargo e registro no respectivo conselho de classe. A formação acadêmica além da exigida pelos cargos foram utilizadas para pontuação extra na avaliação de títulos.
Por outro lado, o cargo de Assistente Classe A exigiu do candidato formação em nível médio com curso de técnico agrícola. Além disso, o candidato deveria possuir Carteira Nacional de Habilitação – CNH categoria B.
Já os cargos de Assistente Classe B deveriam possuir diploma de nível fundamental completo. Apenas os da área de Manutenção e Serviços teriam que possuir adicionalmente CNH categoria D.
Os cargos de Assistente Classe C exigiram escolaridade de nível fundamental incompleto, mas o candidato deveria ter concluído, no mínimo, o 5º ano.
Etapas do último concurso da Embrapa
O concurso público anterior da Embrapa submeteu os candidatos à seguintes etapas:
a) Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos;
b) Prova Discursiva de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos de Pesquisador Classe A, Pesquisador Classe B e Analista Classe A;
c) Prova de Inglês (Tradução e Versão) de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos de Pesquisador Classe A, Pesquisador Classe B e Analista Classe A (todas as áreas/subáreas, exceto Gestão da Informação – Edição Espanhol);
d) Prova de Espanhol (Tradução e Versão) de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos de Analista Classe A (Gestão da Informação – Edição Espanhol);
e) Prova Oral de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos de Pesquisador Classe A;
f) Avaliação de Títulos de caráter classificatório, para os cargos de Pesquisador Classe A e Pesquisador Classe B;
g) Prova Prática de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos de Assistente Classe C (Manejo Animal – Vaqueiro).
Conteúdo do último concurso da Embrapa
A Prova Objetiva para os cargos de pesquisador abordou as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Metodologia de Pesquisa;
- Plano Diretor da Embrapa;
- Conhecimentos específicos de cada área.
A Prova Discursiva e a Prova de Inglês abordou conteúdo de Conhecimentos Específicos. Já a prova oral para o cargo de Pesquisador Classe A consistiu de uma arguição sobre questões técnicas relacionadas à área/subárea definida posteriormente pela banca examinadora.
Os candidatos que concorreram às vagas de analista tiveram que demonstrar conhecimento nas disciplinas de:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Plano Diretor da Embrapa;
- Conhecimentos específicos de cada área.
A Prova Discursiva, a Prova de Inglês e a Prova de Espanhol, cobradas apenas para os cargos de Analista Classe A, tiveram o conteúdo abrangendo somente Conhecimentos Específicos.
Por outro lado, os cargos de assistente, em sua maioria, exploraram os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Adicionalmente aos de Classe A foram cobrados Raciocínio Lógico e Plano Diretor da Embrapa.
Considerações finais
O último concurso da Embrapa atraiu mais de 7 mil candidatos para concorrer as 680 vagas disponibilizadas. Enquanto o concurso permaneceu válido, foram contratados 1.242 novos empregados na empresa.
Em suma, todas as informações do último certame dão uma noção do que o candidato pode aguardar do atual. A grande quantidade de vagas ofertadas atualmente e o histórico de convocações de excedentes abrem uma perspectiva otimista para o futuro.
Por fim, a alteração da banca e da estrutura das questões também ajudam o candidato a atentar para o que deve ser diferente na realização das provas. Então, se você pretende participar do próximo certame, leia atentamente o edital e inicie imediatamente o seu estudo focado.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!