Artigo

Como fazer uma transição de carreira para a área de Tecnologia da Informação?

Conheça o panorama da área de TI no nosso país e entenda como você pode se preparar para essas oportunidades profissionais

A área da Tecnologia da Informação atrai a atenção de muitos profissionais que desejam fazer uma transição de carreira e/ou sentem que precisam encarar novos desafios para crescerem profissionalmente.

Os motivos para o destaque das carreiras de TI são claros: altos salários, demanda crescente de profissionais e um mercado que está cada vez mais aquecido no nosso país. 

Por isso, no artigo de hoje, nós vamos fazer uma análise sobre o mercado brasileiro para a área de TI e mostrar como você pode se preparar para direcionar a sua carreira para esse segmento. Boa leitura!

1) O histórico do mercado de TI no Brasil

O mercado de tecnologia da informação no nosso país já é um dos destaques, há alguns anos, em termos de oportunidades profissionais. Isso acontece porque a grande maioria das empresas tem dificuldade de contratar indivíduos que tenham as habilidades necessárias para os cargos e projetos das organizações. 

Pelo fato da demanda profissional ser muito alta, as empresas investem na construção de uma cultura organizacional que seja favorável ao desenvolvimento dos seus funcionários. Isso envolve oferecer benefícios diferenciados, bem como possibilidades de realização de treinamentos para o aprimoramento das habilidades profissionais. Além disso, os salários também são extremamente vantajosos, como uma forma de atrair cada vez mais pessoas para essas carreiras. 

Em 2020, o LinkedIn fez uma pesquisa para entender quais são os cargos que estão em alta no Brasil, considerando todas as profissões presentes na plataforma. O resultado do levantamento apontou que, dos 15 cargos em destaque, 8 são carreiras de tecnologia da informação. Alguns exemplos dos cargos apontados pela pesquisa são:

  • Engenheiro de cibersegurança (2o lugar);
  • Cientista de dados (5o lugar);
  • Engenheiro de dados (6o lugar);
  • Especialista em Inteligência Artificial (7o lugar);
  • Programador JavaScript (8o lugar);
  • Desenvolvedor para Salesforce (13o lugar);
  • Recrutador especialista em TI (14o lugar);
  • Coach de metodologia Agile (15o lugar).

Dessa forma, entende-se que o crescimento do mercado de TI será ainda maior nos próximos anos, sobretudo devido às mudanças econômicas e sociais que nós experimentamos em 2020 após a crise do COVID-19.

2) As carreiras de tecnologia da informação e a pandemia do COVID-19

A pandemia do COVID-19 é um acontecimento completamente inesperado e que afetou de forma drástica as estratégias mercadológicas e estruturais das organizações. Veja que estamos incluindo aqui não apenas as grandes empresas, mas também os pequenos e médios negócios que precisaram fazer um movimento de adaptação às restrições impostas pela necessidade de isolamento social e de mudanças de comportamento dos consumidores. 

Nesse contexto, o home office deixou de ser um “benefício” geralmente ofertado pelas organizações mais inovadoras para se tornar uma regra e o “novo normal” para uma boa parte das empresas. O mercado corporativo descobriu que colocar funcionários em home office pode ser estratégico em muitos setores, visto que reduz gastos com a infraestrutura de grandes escritórios e também permite uma maior flexibilidade para o funcionário. 

Contudo, ter as operações em home office não é tão simples quanto parece: as empresas precisaram realizar um grande investimento em TI – como em sistemas de comunicação e de gestão de dados na nuvem – para que o trabalho com equipes distribuídas fosse eficiente. 

Além da questão do trabalho remoto, as organizações precisaram criar novas ações para estarem presentes no digital e para viabilizarem uma comunicação mais assertiva com o seu público-alvo a partir dos novos comportamentos do mercado. Logo, há uma valorização crescente do e-commerce, das soluções digitais e também de serviços que não envolvam a presença física do cliente em um estabelecimento.

Para que toda essa infraestrutura seja viável, é necessário ter um investimento robusto nos sistemas de TI que viabilizam as estratégias competitivas das organizações. Dessa forma, o profissional da área de tecnologia se tornou ainda mais valioso para o mercado, em um movimento de contra-mão da economia brasileira, que sofreu com uma grande quantidade de demissões em 2020. 

3) Como se preparar para uma transição de carreira para a área de TI?

Para quem deseja entrar no mercado de TI, é necessário investir na preparação profissional e ter conhecimentos multidisciplinares que sejam compatíveis com as oportunidades apresentadas pelas organizações. 

Aqui no Blog do Estratégia, nós já fizemos um post com os cinco principais temas que são mais valorizados para os profissionais de tecnologia da informação. Dessa forma, entende-se que investir na preparação de alta qualidade é a melhor forma de entrar nesse mercado. 

Muitas empresas exigem provas e testes técnicos para verificarem se os candidatos realmente possuem os conhecimentos necessários para as vagas. Além de questões técnicas, também é importante que o profissional tenha noções a respeito das metodologias ágeis de trabalho – como Scrum e Kanban – que são extremamente valorizadas pelo mercado para que haja maior produtividade no desenvolvimento dos projetos. 

Dessa forma, se você é formado em uma outra área e tem o desejo de migrar para TI, nossa recomendação é realizar uma pós-graduação nessa área. Essa é a forma mais rápida e eficiente para se qualificar e ter as habilidades necessárias para direcionar as suas escolhas profissionais para esse mercado. 

No caso da pós-graduação do Estratégia-Unyleya, por exemplo, você consegue concluir o seu curso em até 9 meses, com reconhecimento pelo MEC. O TCC é opcional: você só realiza o projeto se isso fizer sentido para você em relação aos seus objetivos profissionais. 

4) Conheça os cursos de pós-graduação em TI do Estratégia-Unyleya

Dividimos os cursos de TI em cinco subáreas distintas para que você possa avaliar o programa de cada uma delas e, assim, escolher aquela que mais faz sentido para a sua carreira e para os seus interesses de estudo. 

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.