Artigo

Concurso TCE-PE: EDITAL PUBLICADO! Como se dar bem nas provas do CESPE/UnB

Na quinta-feira, 29 de junho, o Tribunal de Contas do Estado do Pernambuco publicou o edital do concurso TCE-PE 2017. No edital, são ofertadas 36 vagas para os cargos de Analista e Auditor de Controle Externo, além de vagas para Analista de Gestão, com REMUNERAÇÕES QUE PODEM CHEGAR A R$ 30 MIL!!!

NÃO É NOVIDADE que para ser aprovado em concurso público você deve ter um bom planejamento de estudos que lhe permita se preparar da melhor forma possível, afinal, atualmente, os concursos públicos são escassos e quando são autorizados, são oferecidas pouquíssimas vagas.

Além disso, outro fator que muitos candidatos negligenciam é não traçar o estilo da banca examinadora. CONHECER O PERFIL DA INSTITUIÇÃO que realizará o concurso É FUNDAMENTAL para conseguir a tão sonhada aprovação.

Quando você conhece bem a fundo o estilo da banca na formulação das suas questões, TORNA O SEU ESTUDO MUITO MAIS EFICIENTE e, sem dúvida, AUMENTA AS SUAS CHANCES DE SER APROVADO.

Neste artigo, vou falar sobre A BANCA MAIS TEMIDA entre a maioria dos concurseiros: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), o antigo CESPE/UnB. Inclusive foi tema de um artigo recente que eu escrevi para a Folha Dirigida:

Recentemente, uma decisão do Governo Federal – O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) – tomou a decisão que rescindirá o contrato com vigência até 2019 com base em um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da União – de excluir a entidade ligada à Universidade de Brasília (UnB) da banca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Porém, MESMO QUE O CESPE/UNB (AGORA CEBRASPE) NÃO PASSE POR UMA BOA FASE – perdendo a banca de diversos concursos públicos brasileiros importantes, naqueles em que é responsável, continua sendo o terror de muitos candidatos. Mas se há aprovados com ótimos resultados, NADA É IMPOSSÍVEL.

 Como estudar para os concursos do CESPE/UnB e se dar bem?

A instituição é responsável por importantes concursos públicos no Brasil, tais como o da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Advocacia Geral da União, Caixa Econômica Federal, ABIN, Ministério Público da União, entre outros. Se você já prestou algum destes concursos ou conhece algum candidato, sabe que passar é um grande desafio.

Mas além de estudo adequado e acompanhamento, há algumas boas práticas que PODEM FAZER A DIFERENÇA na hora da seletiva – basta analisar o modus operandi da banca nos últimos concursos para conhecer alguns detalhes que em geral não mudam de uma seletiva para a outra.

Método para ser aprovado nos concursos do CESPE/UnB

Ao longo dos anos, e depois de muitas análises e comparações, é possível traçar estratégias e criar métodos para ter melhores resultados nos concursos do CESPE/UnB. Conheça 5 aspectos das provas do CESPE/UnB que nem todos os candidatos conhecem e que podem fazer a diferença em seus resultados.

1) PONTUAÇÃO DIFERENCIADA

O primeiro passo para passar nos concursos em que o CESPE/UnB é organizadora é entender a sua estrutura de pontuação: a instituição não segue um sistema similar de pontuação que outras bancas, ou seja, mesmo que o candidato marque corretamente uma questão que está errada, ele perderá pontos. As questões do CESPE/UnB não são de múltipla escolha – é certo ou errado.

2) REGRA 50/50

O segundo passo para vencer o CESPE/UnB é compreender que a banca COSTUMA DISPOR (VEJA BEM, NEM SEMPRE!!!) de 50% de questões certas e 50% de questões erradas, se comparar os gabaritos das edições de concursos anteriores:

Desta forma, ao terminar a prova, basta fazer a seguinte análise: conte as questões; se mais de 50% das questões estão certas ou erradas, pode ser que haja algum erro da sua parte. MARQUE E CONTE APENAS AS QUESTÕES QUE TEM CERTEZA DO ACERTO OU ERRO (as que está em dúvida, marque apenas depois desta análise).

PARA NÃO PRECISAR SE ARRISCAR COM ESTA REGRA, estude com tempo e se empenhe previamente! Como eu falei no vídeo que eu gravei para o meu canal do Youtube, sobre Como Estudar Por Resolução de Questões, NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA para ser aprovado em concursos públicos.

3) ANALISE AS SUAS OPÇÕES

OUTRA DICA MUITO LEGAL QUE VALE A PENA CONSIDERAR na hora da prova – e que já ocorreu nos últimos editais do CESPE/UnB – é dividir as opções de uma questão em 3 possibilidades: o que você tem certeza, o que você não tem certeza e o que você realmente não sabe. Entre aquelas que você não tem certeza e não sabe, opte da seguinte forma: se estiver em dúvida, arrisque. NÃO SABE, deixe em branco para não perder mais pontos – considerando a estrutura de pontuação da banca – JÁ QUE CADA ERRO ANULA UM ACERTO, o que faz dessas questões as mais temidas pelos concurseiros.

COMO ESTUDAR APÓS A PUBLICAÇÃO EDITAL

A publicação do edital MUDA COMPLETAMENTE A DINÂMICA DE ESTUDO. Então, É PRECISO que você faça alguns ajustes na sua maneira de estudar para o concurso.

VOCÊ DEVE FOCAR em uma estratégia que vai encerrar sua preparação com chave de ouro. E É EXATAMENTE SOBRE ISSO que eu falo no vídeo que eu gravei no meu canal do Youtube. SE VOCÊ AINDA NÃO SE INSCREVEU, fica o convite para receber mais dicas de preparação para provas de concurso público.

NADA SUBSTITUI A SUA PREPARAÇÃO

LEMBRE-SE: NENHUM MÉTODO SERÁ O SUFICIENTE para você gabaritar uma prova de concurso público da CESPE/UnB – na verdade, os primeiros colocados em provas d CESPE/UnB acertam apenas 80% das questões.

O QUE FAZ A DIFERENÇA em um concurso público é a preparação adequada e contínua. NADA SUBSTITUI o empenho, o estudo e o esforço de um candidato. Mas conhecer as práticas e parâmetros de uma banca como o CESPE/UnB, COM CERTEZA FARÁ A DIFERENÇA na hora de ter bons resultados. 

FIQUE ATENTO

Com a publicação do edital, FICA ABERTO A PARTIR DO DIA 11 DE JULHO o período de inscrições para o concurso do TCE-PE. O formulário ficará DISPONÍVEL ATÉ O DIA 31 DE JULHO.

Forte abraço e bons estudos!!!

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vocês são os melhores do mercado!
    Francisco Gomes de Almeida neto em 26/02/19 às 22:35
  • Professor bom dia! estou estudando para o concurso do cespe que é TÉCNICO TRIBUTÁRIO DA RECEITA ESTADUAL, no edital fala em questões de multipla escolha com 5 opçôes (A, B, C, D, E)! Isso quer dizer então q não vai ter a opção de CERTO ou ERRADO??
    Elisangela de Souza Quadros em 08/11/18 às 09:05
  • Estou acompanhando os vídeos disponíveis. Gratidão aos professores os vídeos são ótimos. Nessa longa caminhada confiamos em nossos esforços
    Fabiana em 20/10/18 às 16:56
  • Professor, boa tarde. Estou estudando para um determinado concurso que, provavelmente, só terá alternativa (certo ou errado), logicamente da banca CESPE, no caso, necessariamente, só devo fazer questões de certo ou errado?
    Luís Guilherme Silva dos Santos em 13/08/18 às 16:55
  • Isso varia de edital pra edital Li....tem que analisar caso a caso...
    Thiago Cabral em 24/06/18 às 16:30
  • Na banca cespe, tenho q tirar pelo menos um ponto em cada materia senao estarei eliminada? No concurso p delegado federal por exemplo das 2 questoes de financeiro, se eu n acertar pelo menos uma, mesmo tirando uma nota alta, estarei eliminada?
    li em 23/06/18 às 03:20
  • Não tenho certeza Neto....mas acredito que já estejam atualizando com as questões deste ano.
    Thiago Cabral em 05/06/18 às 21:45
  • No site do tecconcursos filtro as questões até qual ano 2008 2018 ?
    Concurseiro PF em 23/05/18 às 17:16
  • Olá karina...bom dia! Olha, acho até possível, apesar de não indicado, mas isso dependerá muito também do seu tempo disponível para estudos. Além da cobrança ser diferente, provavelmente você terá que estudar algumas disciplinas diferentes também...bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 16/04/18 às 08:33
  • Gostaria de saber se é possível estudar BEM para dois concursos, cujos editais ainda não saíram, mas que são de bancas diferentes (como Cespe e FCC), sei que a forma de cobrança é bem diferente, por isso a pergunta. Desde já agradeço
    Karina em 12/04/18 às 13:11
  • Bom dia Julia...me refiro ao % final da nota dos primeiros colocados, no caso, uma nota equivalente a 80% da prova praticamente garante sua aprovação, em regra.
    Thiago Cabral em 21/03/18 às 12:01
  • Tiago, boa tarde! Os 80% de acertos que você citou como sendo a média dos primeiros colocados nos certames do cespe se referem à percentagem líquida ( já descontado os pontos negativos das questões erradas) ou bruta?
    julia em 20/03/18 às 12:25
  • Bom dia Henrique... Assim, não é porque não deu certo que a ferramenta ou técnica que vc tenha utilizado não funcione. Sem dúvidas você deve fazer o maior número possível de questões da sua banca, assim, você consegue identificar os tópicos mais imporntante que ela cobra nas suas provas. Aproveite e combine o seu estudo via ciclo...e Monte o ciclo de estudos de acordo com o edital e com o seu tempo disponível para estudos. E O MAIS IMPORTANTE: De maior carga horária para as matérias com maior peso na sua nota final e/ou maior número de questões na sua prova. Atente para não passar mais do que 2h estudando uma mesma disciplina. E NÃO DEIXE DE FAZER AS REVISÕES PERIÓDICAS!!!
    Thiago Cabral em 02/03/18 às 10:27
  • Olá Thiago tudo bem gostaria da saber uma coisa pesquisei no youtube sobre como estudar as provas anteriores e disseram pra pesquisar a banca realizadora da prova. Eu fiz assim e não me saí bem em um concurso do nível médio. Como estudar as provas da banca realizadora do concurso? Tenho sonho de passar em um concurso do nível do INSS mas tenho que quebrar a banca e não sei como fazer.
    Henrique em 01/03/18 às 18:11
  • Boa tarde Claudio... SObre o edital, sugiro acaompanhar as notícias sobre o concursos aqui mesmo pelo site do Estratégia mas não espere a confirmação do edital para pegar firme nos estudos. COmo dica, a depender do seu tempo disponivel para se dedicar aos estudos, monte um ciclo com 5 disciplinas mais importantes do último concurso e comece o quanto antes a estudar, fazendo revisões e simulados. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudo!!!
    Thiago Cabral em 08/01/18 às 14:06
  • Boa tarde ! Thiago tudo bom? Meu nome é Cláudio, gostaria de saber, que dia sai o edital do concurso da PRF ? Outra coisa, qual outra dica poderia nos dar ? Um abraço, valeu
    Claudio Roberto de Sa Junior em 05/01/18 às 12:46
  • Boa tarde Fabiano. Isso é uma media, e como toda media tem suas exceções. No geral, não há essa distinção entre CG e CE. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 28/12/17 às 16:18
  • É algo mais novo mesmo Jorge. Eu inclusive tenho aluno no coaching estudando para esse formato da CESPE, para o concurso da CAGE-RS...fica o registro para um novo tema de artigo. Obrigado pela participação. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 28/12/17 às 16:16
  • Boa tarde Diego....isso é uma média e como todo média, toda estatística tem suas exceções. Já teve concurso que com 90% o candidato não conseguiu ser aprovado e em outros, com 70%, sim...
    Thiago Cabral em 28/12/17 às 16:15
  • Boa noite! Essa dica 50/50 é valida para totalidade ou para conhecimentos gerais e especificos? Uma prova que tenha 50 G e 70 E totaliza 120. Deve-se raciocinar 60 qestoes certas e erradas ou 25 de 50 e 35 de70? Obrigado!
    Fabiano em 23/12/17 às 23:36
  • Se os primeiros colocados ficam com 80% da nota em média, o que explica as notas do INSS/2015.16? Obrigado!
    Diego Friozi em 18/12/17 às 16:26
  • Por que ninguém fala das questões de múltipla escolha da CESPE? De um tempo pra cá é cerca de 15% das provas de CESPE que são de múltipla escolha e ninguém aborda isso, como se não existisse.
    Jorge em 15/12/17 às 10:10
  • Cara MAria, boa noite! Para fazer a inscrição de qualquer prova de concurso público você deve procurar dentro do site da banca responsável pelo edital...
    Thiago Cabral em 11/11/17 às 21:19
  • Eu preciso ter alguma dificuldade para fazer o curso de Saresp SIM ou não como é quando posso fazer a inscrição é pago e onde fazer o pagamento da inscrição quero fazer mais não sei muito sobre o assunto.
    MARIA LUCIA BEZERRA DA SILVA em 11/11/17 às 19:19
  • Atendo sim Luciana...sobre a cobrança certamente você não ficaria desamparada se é esse o seu medo. Nós teríamos um contato constante. Sobre os materiais eu entendo que os melhores professores estão no Estratégia realmente mas não temos obrigação nenhuma de indicar apenas materiais da firma. COmo em geral os alunos do coaching tem 60% de desconto nos materiais em regra eles optam por comprar os pacotes do Estratégia e inicialmente utilizamos esses materiais. Com o tempo, na medida que o aluno tenha dificuldades em se adaptar à didática de algum professor, faço algumas sugestões (em geral isso acontece em português e na parte de matemática).
    Thiago Cabral em 12/07/17 às 11:05
  • Obrigada pelo retorno, professor! Vc orienta alunos da área de controle e gestão? Todos os matérias que você indica sao do Estratégia? Entendo o que você falou sobre esforço do próprio aluno, mas funciono melhor quando sou cobrada, até para evitar cobranças mesmo. Agradeço o retorno! Luciana
    Luciana em 12/07/17 às 10:31
  • Cara Luciana...bom dia! Eu não sei exatamente o que você espera de cobrança. O que eu posso falar sobre a minha proposta, consiste em agendar uma conversa inicial com o aluno e conhecer um pouco sobre a sua rotina e seu tempo disponível diário para se dedicar aos estudos. Feito essa análise, eu monto um planejamento qde estudos diário que seja viável, já que é feito TOTALMENTE DE FORMA INDIVIDUALIZADA. Com isso, o acompanhamento regular se da de forma contínua. Como nas minhas metas tem um espaço reservado para que o aluno coloque a data em que ele cumpriu cada meta, caso eu note que ele não esteja cumprindo de forma regular, além do questionamento em saber porque não está sendo cumprida as metas diárias será feita uma reanálise para uma eventual necessidade de ter que ajustar a carga horária de estudos... Eu em particular tenho com meus alunos acesso diário via whatts, celular, email....e, portanto, não ficamos muito tempo sem nos falar. Mas independente de tudo isso quem tem que se esforçar é o próprio aluno. Não adiantará nada se ele não colocar os estudos como prioridade, ainda que o coach faça diversos ajustes no seu cronograma de estudos.
    Thiago Cabral em 12/07/17 às 10:16
  • Bom dia, professor! Estudo para a área de controle e gestão e gostaria de saber qual seu diferencial como coach? Vc fica no pé para que as metas sejam cumpridas? Obrigada, Luciana
    Luciana em 12/07/17 às 09:13
  • Bom dia Luiz....acho bem válido sim tendo em vista que muitas das disciplinas são em comum com a área fiscal e, além disso, não temos um concurso no curto prazo de nenhum fisco. Então seria uma forma de vc treinar e ver o seu desempenho pra vler mesmo...forte abraço e bons estudos!!
    Thiago Cabral em 03/07/17 às 11:46
  • Olá Thiago Sou concurseiro que estuda p/ área fiscal de tributos no geral. Me considero em estágio avançado nas disciplinas (+80% de acertos em todas). Você acha que vale a pena fazer este concurso do TCE-PE? Focando exclusivamente nas matérias dele pelos próximos 2 meses? Obrigado
    Luiz Rocha em 02/07/17 às 20:49