Artigo

Como estudar Inglês para Concursos? MAPEADO – PARTE 1!

Hi, darlings! Beleza?

Além de postar artigo de Coaching (técnicas de estudo + inteligência emocional para concursos) toda terça, vou postar toda quinta um artigo de Inglês! :)

Hoje vou responder a dúvida que mais recebo: Como estudar Inglês para Concursos? Vou dividir esse artigo em 2 partes (já que o volume de informações é gigante):

  • PARTE 1 (artigo de hoje): Em quais assuntos focar? Interpretação? Gramática? Como interpretar o edital? Fontes de textos de prova? O que é vocabulário técnico? Socorro! Para onde eu vou???
  • PARTE 2 (artigo de quinta que vem): Como se sair bem na prova sem entender TUDO.

Obs: Os dados apresentados a seguir são uma MÉDIA de todas as bancas e certames, ok? É muito importante conhecer a SUA banca e fazer os ajustes necessários nas informações abaixo.

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TODAS as bancas priorizam muito a interpretação de texto. Eu diria que – em média – de 80 a 100% da prova apresenta essa cobrança. Ufa, que alívio, né? Not so much! As bancas misturam outros tópicos dentro da interpretação. Siiiiim! Prepare-se para isso.

É que para interpretar corretamente o texto, além de possuir um robusto vocabulário, você precisa entender pelo menos um pouco de gramática. Sabemos que uma palavrinha pode mudar totalmente o sentido de uma frase. Essa palavra pode ser um conectivo, quantificador, um modal (todos temas estudados na gramática)… Sem esse conhecimento, não vai dar para deduzir pelo contexto! Eles podem cobrar também um entendimento sobre quais fatos ocorreram antes e depois de certo marco temporal. Daí, meu povo, você vai precisar contar com seus conhecimentos dos temidos tempos verbais.

Mesmo que em seu edital conste apenas “Interpretação de Textos”, seja prudente e estude também a gramática. Creia… você vai precisar!

E nem adianta chorar depois pedindo anulação em razão do tema cobrado ser de gramática e não constar no edital. Como vai estar misturado com a interpretação, não vai ter choro, nem vela.

 

VOCABULÁRIO TÉCNICO

Se tem uma coisa que o concurseiro erra é em achar que já sabe alguma matéria. Isso costuma acontecer com Português, Inglês e Espanhol. Não subestime matéria nenhuma!

Mesmo que você fale Inglês razoavelmente e até se vire no exterior, você PRECISA se preparar para uma prova de concurso. Isso porque não aprendemos em cursos de inglês convencionais, conversas cotidianas ou assistindo às nossas séries favoritas o tal do vocabulário técnico. Essa é a grande casca de banana para qualquer concurseiro! Be careful!

O QUE É ISSO?

A banca vai colocar na sua prova textos que tenham tudo a ver com o cargo que você pretende ocupar.

Vai fazer prova de Fisco? Tem que conhecer o vocabulário técnico de economia. Income tax, rate, taxpayers, IRS, GDP, stocks, bonds, trade barriers, revenue?

Vai fazer prova para o Legislativo? É preciso compreender bem textos sobre política. Sabe o que é ballot, term, Lower House, lawmakers, officials, party (não é festa!)?

Seu sonho é a Petrobrás? Não dá para fazer prova sem saber o que é oil rig, crude oil, barrel, coal, carbon emissions…

Se você teve dificuldades com as palavras citadas, Houston, we have a problem! Mas relaxa que é só estudar direitinho que você aprende.

PEGADINHA DENTRO DA PEGADINHA

Os textos são, em regra, retirados de reportagens. Nada nesse mundo acontece isoladamente. Política, economia, meio ambiente… uma área influencia na outra. Sendo assim, um texto de economia provavelmente tratará de política e vice-versa. Além disso, nada impede que a banca explore um texto sobre como o meio ambiente é prejudicado por determinadas medidas econômicas e comerciais. Pronto! Que não souber o que significa greenhouse gas, global warming, drought, flood, waste e similares… você estará frito!

Mas Gabi, como vou aprender TODAS as palavras de outro idioma???? Não sei nem do meu!

Realmente, não dá para saber tudo mesmo. Agora vem a boa notícia: dá para fechar a prova sem entender absolutamente tudo. No próximo artigo vou ensinar a usar ao máximo os recursos que você tem em você e na própria prova (e que hoje você nem percebe que podem ser MUITO úteis). Quem quer? 0/

 

 

VERBOS FRASAIS E EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS

Conte, em regra, com pelo menos uma questão sobre esses temas.

Phrasal verbs (verbos frasais) são verbos que – acompanhados de preposição – costumam ter seu sentido alterado. É preciso conhecer caso a caso. Normalmente não dá para traduzir o verbo + traduzir a preposição para então compreender o verbo frasal.

Quer um exemplo? Vejamos o verbo frasal TO BRING ABOUT:

  • TO BRING: TRAZER
  • ABOUT: SOBRE
  • TO BRING ABOUT: ACARRETAR

Já as expressões idiomáticas seguem a mesma lógica que temos em nosso idioma… ou seja: também é preciso conhecer caso a caso. Pode ser que a tradução ao pé da letra de todas as palavras que compõem a expressão resolva. Pode ser que não!

Exemplo: It is raining cats and dogs = Está chovendo muito

 As bancas AMAM em razão do potencial de pegadinha que esses assuntos apresentam!

 

 DE ONDE AS BANCAS RETIRAM OS TEXTOS DAS PROVAS

De nada adianta estudarmos textos com vocabulário corriqueiro se na prova o texto apresentará palavras mais complexas. As fontes queridinhas das bancas são jornais e revistas como The Economist, Washington Post, The NY Times, Businessweek, entre outros.

Acostume-se com esse nível de vocabulário. Hora de prova não é hora de tomar susto! Tome esse baque no conforto do seu lar e enquanto há tempo para resolver qualquer ponto fraco.

 

GRAMÁTICA

Para a alegria geral de vocês, as bancas exploram bem pouco questões exclusivamente de gramática! Ueba! J

Diria que em apenas 20% da prova. Há provas em que não encontramos uma só questão que trate especificamente de algum tema gramatical. Veja a prova para a Receita de 2014!

E te digo mais: os temas escolhidos quase sempre são os mesmos. Seguem 3 principais:

  1. MODAIS
  2. CONECTIVOS
  3. PRONOMES (não há pergunta detalhada. A banca vai querer saber qual nome o pronome usado está substituindo. That´s it!)

Os 3 são assuntos pequenos. Um quadro-resumo já resolve para matar questões. Excelente custo X benefício (tempo gasto para estudar X chance de pontuar na prova)!

 

COMO INTERPRETAR O QUE PEDE O EDITAL

As bancas costumam, ano após ano, repetir o edital de Inglês. Tanto que já até podemos adivinhar o que nos espera:

Edital padrão Cespe:

1 Compreensão de textos em língua inglesa.

2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

 

Edital padrão ESAF:

Interpretação de textos.

 

 O QUE O EDITAL ESTÁ DIZENDO “DE VERDADE”:

“Querido candidato,

Prepare-se para muuuita interpretação de texto e muita cobrança de vocabulário, principalmente o técnico (o foco será na sua área de prova, mas nada me impedirá de cobrar também de áreas correlatas). Além disso, posso embutir um ou outro ponto de gramática aqui ou acolá. Nada muito pesado, mas você precisará estudar pelo menos modais, conectivos e pronomes. Quem sabe um pouco sobre quantificadores? Pode rolar.

Xoxo,

Seu examinador”

 

DIPLOMACIA  E OFICIAL DE CHANCELARIA

Aqui o sistema é mais do que bruto. Se você fará prova para OFCHAN ou Diplomata, precisa conhecer a literatura inglesa e ter um excelente conhecimento gramatical (até porque enfrentará mais de uma discursiva de Inglês). Papo para outro artigo.

 

ANPAD, ENEM E PROVAS PARA PROFESSOR DE INGLÊS

Provas com outras particularidades não abordadas neste artigo.

 ——————————————————————————————————————–

DÚVIDAS COMUNS:

 GABI, VOCÊ INDICA ALGUM DICIONÁRIO ONLINE BOM E GRÁTIS?

Michaelis é legal para quem ainda não consegue se virar com um dicionário Inglês-Inglês.

Se você está mais avançado, vá de MacMillan. Sabe quem ADORA tirar o sentido das palavras na íntegra de lá? A ESAF!

POSSO APROVEITAR MEU MATERIAL DA BANCA X PARA A BANCA Y?

Sure! Em termos de vocabulário, tudo pode ser aproveitado. Contudo, faça muitas questões da SUA banca para conhecer particularidades. As provas de Inglês são muito padronizadas e mudam pouquíssimo ao longo dos anos. Faça umas 10 provas da sua banca e você já saberá direitinho o que esperar (formato das questões, quantidade de textos, grau de dificuldade, temas favoritos).

—————————————————————————————————————

Gostou? Comente aí!

TODA QUINTA tem artigo de Inglês, ok?

Bons estudos, pessoal!

Gabi

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom! Sugestão: provas para professores de inglês - Educação Básica e Superior. Thank you so Very much!
    Geraldo dos Santos em 31/10/18 às 14:29
  • Boa dia Profa., adorei seu texto. Essas dicas também valem para o CESPE ou existe um "algo mais"? Desde já, obrigado.
    Ricardo em 03/03/17 às 10:29
  • Oi, Almir. Tudo bem?  É que acabou que minha participação aqui no Estratégia ficará restrita ao Coaching (pelo menos por enquanto). Por isso, não postei mais. O curso tem outras professoras de Inglês que você pode acompanhar. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 20/01/17 às 09:26
  • Olá ! Não estou encontrando a parte 2 ("PARTE 2 (artigo de quinta que vem): Como se sair bem na prova sem entender TUDO.") Tem como passar o link por favor. Obrigado
    Almir em 18/01/17 às 21:55
  • Que comentário mais lindo, Ivor! Assim você deixa sua teacher até emocionada! :) Também quero muito lançar cursos aqui, especialmente para fiscal! AMO dar aulas! Quem sabe com o tempo não surja uma oportunidade para mim? #oremos Como vcs dizem, quero lançar meus PDFs agora com a capa azul! <3 Feliz Ano Novo para você também e conte comigo sempre, ok? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 06/01/17 às 08:55
  • Gabriela, sou um grande admirador do seu trabalho. Parabéns por trazer sempre temas bem relevantes em seus artigos e pela clareza e objetividade que possui em seus materiais. Nao bastava ser competente e ainda é linda. Realmente o Estrategia acertou bem na sua contratação, você merece todos os elogios. Confesso que gostaria que você estivesse mais presente nos cursos da área fiscal. Seria de grande valia não só pela disciplina mas também como coach. Confesso que você já virou referencia na disciplina e também ja está ficando no coach. Você é diferenciada! Desejo que você tenha um excelente 2017 e que tenha ainda mais sucesso em sua trajetória Grande abraço e que você seja muito feliz.
    Ivor Rocha Pereira Costa em 06/01/17 às 01:14
  • Parabéns professora. Muito bom seu artigo. Só acrescentaria uma ferramenta muito boa para gravar vocabulário: o Anki. Sempre me ajudou no inglês geral e agora no inglês para concurso hahaha!
    Alexandre Lopes em 05/01/17 às 20:12
  • Obrigada, Adriano! Quero deixá-los super afiados no Inglês. Dá para gabaritar tranquilamente!!! É só estudar do jeito certo. Pode contar comigo, ok? Abs e que esse ano seja cheio de aprovações! Gabi
    Gabriela Knoblauch em 05/01/17 às 17:48
  • Nossa, que artigo mais que interessante. Professora você detona! Parabéns... Irei fazer o CBMDF e terá inglês. Seguirei seus ensinamentos. Ótimo ano pra você. Obrigado Estratégia Concursos.
    Adriano em 05/01/17 às 15:56
  • E o tanto que meus alunos são fofos! Obrigada, Carmary, pela gentileza do comentário. Estou super feliz na minha "casa" nova! Muitos planos e ideias para vocês! Por hora, não tenho cursos de Inglês no site (só de Coaching). Mas já dá para irmos estudando pelos artigos, né? Afinal, o show não pode parar!!!! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 05/01/17 às 12:30
  • Oi, Lucas. Beleza? No momento, não tenho cursos à venda no site! :( Há cursos de outras professoras para a área fiscal que podem te interessar! Contudo, por hora, sugiro que leia reportagens de economia (que também terminam por abordar política, meio ambiente...) nos veículos citados no artigo. Confeccione sua listinha de termos técnicos. Outra dica para incrementar a lista é usar os textos que apareceram em provas antigas do seu certame. Bons estudos e conte comigo! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 05/01/17 às 12:28
  • Sempre arrasando ?!!! Tremenda "bola dentro" Estratégia! Seguir suas dicas é certeza de aprovação ?. Muito feliz por sua vinda ao melhor site de concursos ,era só o "que" faltava! Parabénssss
    Carmary em 05/01/17 às 12:15
  • ONDE ENCONTRO VOCABULÁRIO TECNICO PARA AREA FISCAL
    lucas em 05/01/17 às 10:53