Artigo

Como estudar Contabilidade Pública (Parte 1)

Olá pessoal, tudo bem? Hoje quero conversar com você sobre como estudar Contabilidade Pública, uma matéria que acaba por tirar o sono de muitos aspirantes a auditores fiscais e de controle. Esse será o primeiro artigo de vários que vou elaborar para auxilia-los na preparação do seu concurso. Mas antes deixa eu me apresentar para vocês!!

Apresentação

Meu nome é Vinícius Nascimento, sou professor de Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Geral e Pública para concursos públicos.

Sou coach do Estratégia Concursos, Analista do Passo Estratégico de AFO e Contabilidade Pública (este último em parceria com o mestre Alexandre Violato) e aprovado em diversos concursos, os quais destaco:

Consultor Legislativo – Finanças Públicas da CLDF – 9º Lugar
Técnico Fazendário – SEMEF/Manaus – 35º Lugar
Contador da UFRR – 1º Lugar
Gestor Público do IFRR – 1º Lugar
Analista Judiciário do TRT/11 – 42º Lugar
Agente Administrativo da PF – 5º Lugar

Por onde começar a estudar Contabilidade Pública?

Muito bem pessoal, o primeiro passo para estudar Contabilidade Pública é começar pelo começo!! (fala sério Vinícius kkkk)
Muitos alunos começam a estudar Contabilidade Pública diretamente pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (famoso MCASP, que está em sua 8 edição). Aqui temos o primeiro erro!

Contabilidade Pública é, basicamente, Contabilidade Geral + Orçamento Público, ou seja, aplicação das regras contábeis dentro do setor público, estudando o patrimônio público e o efeito que o orçamento possui sobre esse patrimônio! Diante disso, comece pelos conceitos básicos de Contabilidade Geral

Começando pela Contabilidade Geral

Partindo da premissa que Contabilidade Pública é Contabilidade Geral + Orçamento Público, você deve conhecer a parte básica da Contabilidade.

Estude o que é a ciência contábil, para que ela existe, o que é o patrimônio, quais são as técnicas contábeis e como ela auxilia o gerenciamento das entidades. Entender esses conceitos vai facilitar bastante lá na frente.

Entenda o mecanismo do débito e crédito na Contabilidade Geral. Para um aluno iniciante, esse é um dos pontos mais complexos do estudo, mas que, com o tempo, se tornará bastante simples e quase automático.

Contabilidade é uma matéria com curva de aprendizado um pouco mais demorada, e isso é natural, acredite! Caso você não entenda em uma primeira leitura, não fique desesperado, tire dúvidas, resolva questões comentadas, nunca sem comentário, pois só assim você poderá identificar os pontos fortes e fracos no estudo!

Para lhe auxiliar no estudo, o Estratégia Concursos possui uma equipe fenomenal, veja só quais professores nós temos:
Gilmar Possati (PDF + Vídeo)
Silvio Sande (Vídeo)
Marcondes Fortaleza (Vídeo)
Júlio Cardozo (PDF + Vídeo)
Entre outros!!!

Vencida essa primeira etapa (conceito, objeto, partida dobrada, patrimônio – ativo, passivo e patrimônio líquido), vamos partir para o estudo do orçamento público (ou administração financeira e orçamentária). Porém, no próximo artigo, vou falar um pouco sobre o estudo de AFO dentro da Contabilidade Pública. Portanto, fique ligado nos próximos artigos!!

Vou ficando por aqui e convido você a me seguir nas redes sociais, bem como conhecer o Passo Estratégico, excelente ferramente de revisão para seu concurso. Forte abraço e bons estudos!!

@profviniciusnascimento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Onde posso conseguir um curso de contabilidade pública com o professor Silvio Sande?
    Fernanda em 27/11/20 às 17:35
  • Concordo com o colega José Luiz! Professor top! Queremos aula em vídeo!
    Beatriz em 09/01/20 às 16:20
  • Quando vai ter curso do Prof. Vinícius de AFO e CP? Suas aulas são excelentes, não sei o que o Estratégia está esperando.
    José Luiz em 09/01/20 às 00:10
  • Muito bom parabéns
    Aberones em 08/01/20 às 17:38