Artigo

Como estudar Análise de Informações para o TCE-RS

Acabou de sair o edital do TCE-RS. E mais uma vez aparece o assunto de Análise de Informações! Se para você pode parecer algo novo, para nós do Estratégia Concursos® é uma tendência. Quem estabeleceu esse viés foi o Tribunal de Contas da União que prontamente seguido pela Controladoria Geral da União. Ambos cobraram em seus certames mais recentes conteúdos relacionados a matéria para cargos que não eram essencialmente de Tecnologia. E qual a grande motivação para isso?

Hoje em dia, os dados e informações estão disponíveis para todos os órgãos de controle. O que antes parecia algo improvável e até impossível já está acontecendo. Entidades governamentais compartilham suas bases de dados para encontrar incongruências e potencializar suas ações. Imagine que é possível selecionar quais pessoas devem cair na malha fina ou quais obras devem ser auditada com base nas informações disponíveis nos órgãos de controle. Isso já está acontecendo e foi apresentado no último seminário de dados abertos do governo federal organizado pelo TCU.

Alinhado com essas transformações os tribunais de contas estaduais e municipais passaram a cobrar o assunto. O tema pôde ser visto em 3 certames organizados pelo CESPE: TCE-PE, TCE-PB e TCM-BA. Agora é vez do TCE-RS selecionar candidatos que entendem um pouco deste assunto, pelo menos o suficiente para passar na prova. Afinal, são 6 questões que tratam do assunto.  Desta vez, porém, a banca é a FCC.  O assunto, porém, permanece quase inalterado, vejamos:

Noções de Análise de Informações: (1) Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados.  (2) Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. Metadados. Tabelas, visões (views) e índices. Chaves e relacionamentos. (3) Noções de modelagem dimensional: conceito e aplicações. (4) Noções de mineração de dados: conceituação e características. Modelo de referência CRISP-DM. Técnicas para pré-processamento de dados. Técnicas e tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação. Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de máquina. Mineração de texto. (5) Noções de Big Data:  conceito, premissas e aplicação. (6) Visualização e análise exploratória de dados.  Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011): conceitos e aplicação.

Ok! O assunto você já deve ter visto no edital! O que você deve estar se perguntando, e é nossa proposta com esse artigo, é: como eu vou estudar esse conteúdo todo?

Primeiramente, você precisa entender os conceitos básicos de cada ponto elencado acima. É necessário entender existe uma hierarquia entre dados, informação, conhecimento e inteligência. Os dados precisam passar por um processo para eles possam ser usados. Esse processo tem início em uma base de dados operacional. A base operacional trata do dia a dia dos negócios. No contexto governamental, vamos pensar que uma base operacional seria aquela que registra os dados de imposto de renda na Receita Federal ou os contratos em qualquer órgão público.

Agora você quer integrar esses dados com dados de outros sistemas. Neste caso precisamos construir uma base analítica. Essa é organizada de forma diferente pois o propósito agora é subsidiar as tomadas de decisões. Essas escolhas não acontecem quando você olha para as informações de cada declaração de imposto individualmente. Você deve agregar valores e cruzar dados. Para isso, você precisa de um modelo dimensional. Esse modelo permite consultas analíticas a base de dados por meio de ferramentas conhecidas como OLAP (On-Line Analytical Processing) ou processamento analítico on-line.

Contudo, muitas vezes as ferramentas OLAP podem não ser suficientes para extrair as informações necessárias dos dados. Neste momento aparece a mineração de dados. Com técnicas mais avançadas, que mesclam estatística, inteligência artificial, banco de dados e visualização, é possível descobrir padrões e tendências em grandes bases de dados. Para isso usamos a mineração de dados. Diferentes técnicas e tarefas podem ser usadas, a depender do seu objetivo.

Mas existe um outro contexto que deve ser entendido. Até aqui falamos de dados estruturados, são aqueles com tamanho e tipo determinado. Os dados estruturados são gravados em tabelas, imagine uma planilha do Excel onde cada coluna pode ser numérica, textual, data ou hora. Agora, pense nos dados que temos na internet. São vídeos, imagens, áudios … Como, então, classificar e organizar dados desta natureza? Esses dados, conhecidos como não estruturados, são tratados no contexto de Big Data.

O universo de Big Data descreve características que são perceptíveis em problemas que devem ser abordados por suas tecnologias. São essencialmente três conceitos associados ao termo: velocidade (os dados são gerados de forma muito rápida), variedade (são diversos os tipos de dados) e volume (a quantidade de dados é gigantesca). Para solucionar problemas desta natureza precisamos de distribuição no processamento e armazenamento dos dados.

Por fim, em quase todas as situações, pode ser necessário exibir graficamente as informações. Para tal, é necessário conhecer as variáveis do modelo. De posse delas você consegue construir um gráfico que permite você visualizar os resultados das suas análises. Essa organização é conseguida por meio da visualização e análise exploratória dos dados.

Veja que passamos de forma rápida e informal pelos diversos tópicos do edital. E para você se aprofundar e ter o conhecimento necessário para sua prova, nossa dica é: fazer todas as questões da banca relativas ao assunto, criar uma rotina de revisões e usar o nosso material.

No nosso material você vai encontrar todos os conceitos em vídeo e PDF, todas as questões resolvidas com comentários que aprofundam seu conhecimento do assunto. Neste ponto, usaremos questões da FCC e das últimas provas do CESPE para Tribunais de Contas. Teremos ainda um curso intensivo para resolvermos questões e apresentarmos resumos do assunto. Oferecendo assim, um produto completo para auxiliar na sua aprovação.

Quer conhecer um pouco mais do material, que tal ver alguns vídeos e o PDF da aula 00 (o PDF será publicado no dia 04-06). Eles estão disponíveis no seguinte link. Vou ficando por aqui! Aguardo suas dúvidas no fórum exclusivo para os alunos matriculados no curso. Lá, estarei sempre disponível para consolidar seu conhecimento e garantir sua vaga!

Forte abraço e bons estudos,

Thiago Cavalcanti

PS: Não deixe de me seguir no Instagram. Lá, devemos ter diversas dicas rápidas que podem ajudar você a entender melhor o conteúdo.

PS2: O Estratégia Concurso possui um pacote completo e exclusivo, em promoção até o dia 05/06, para cada um dos cargos do edital. Não perca a oportunidade de adquirir esse superpacote com desconto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.