Artigo

Como conciliar o estudo para INSS, BRB, PCDF, IBGE e Receita Federal

CALMA!!!

Se você pensou que o título deste artigo era verdade, CUIDADO!!!

É praticamente impossível estudar para todos esses concursos ao mesmo tempo.

O meu objetivo com esse artigo é justamente alertar os candidatos para que evitem cometer o erro de querer se preparar para todos os concursos que estão abrindo e os que vão abrir.

Todo mundo que estuda para concursos já ouviu a seguinte frase: “É preciso ter FOCO!

Eu sei que diante de um momento com vários editais abrindo e outros que estão prestes a abrir bate aquela vontade quase que irresistível de aproveitar todas as oportunidades. A tentação é grande, mas você precisa lutar contra isso, rs.

É preciso saber que ao estudar para vários concursos ao mesmo tempo, na melhor das hipóteses você vai acabar ficando “mais ou menos” em cada um.

Para ser aprovado no cargo dos seus sonhos você precisa chegar muito bem preparado na prova. Por isso, concentre as suas forças e o seu estudo em apenas uma Área/Concurso.

Não estou dizendo que você não pode se inscrever e fazer outras provas. É até bom que você faça outras provas para poder pegar mais experiência e estratégia de prova, além de aprender a controlar o emocional.

Portanto, defina a sua Área de interesse e o cargo que almeja conquistar. Tome essa difícil decisão e direcione os estudos para que você possa se preparar com qualidade.

Bom… Por hoje é só.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Bons estudos!

Yuri Moraes

(Servidor da Câmara dos Deputados e coach no Estratégia Concursos).

_________________________________________________________

Facebook: Professor Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no Youtube: Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Para ler mais artigos de minha autoria sobre dicas e preparação para concursos, acesse:

Artigos do Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, existe uma grande dúvida para os candidatos ao concurso da PRF é com relação ao exame de saúde, em especial o teste de acuidade visual SEM CORREÇÃO. Quais os valores que INCAPACITAM o candidato?
    Marcello em 28/02/18 às 11:12
  • Obrigado pelo apoio e esclarecimentos Professor Yuri!!! Grande abraço Oswaldo de Jesus.
    Oswaldo de Jesus em 12/08/17 às 14:13
  • Fala Leandro! Boa tarde! Obrigado! Caso a sua decisão seja fazer esses dois concursos, nesse momento o ideal é você estudar, principalmente, as matérias comuns. Na sequência e de acordo com qual edital abrir primeiro, você iniciaria um estudo das específicas. Como você pretende fazer o TRE-RJ, deve priorizar também o estudo de Direito Eleitoral. Espero que eu possa ter te ajudado e que você consiga se preparar bem e com qualidade. É importante estudar bem todas as matérias. Bons estudos!
    Yuri Moraes em 11/08/17 às 12:13
  • Fala Oswaldo! Valeu, obrigado! Eu sei bem como é. Os editais vão aparecendo e a vontade natural é de querer fazer também outros concursos. O artigo é mais para chamar a atenção dos alunos para que evitem de cometer erros e com isso, ajudar na tomada de decisão. Infelizmente, muitas coisas fogem do nosso controle. Tomamos uma decisão, mas não temos a certeza de que tudo irá transcorrer como imaginamos. Mas isso também faz parte da jornada de um concurseiro. Assim como aconteceu com você, é possível ter bons resultados ao fazer provas para outras áreas/concursos. Mas sempre é bom ter cuidado para não perder muito o foco e ficar "desiquilibrado". Fazer outras provas é muito bom e serve como treino para desafios futuros. O caminho das pedras envolve a decisão de escolher os concursos na provável sequência em que eles irão abrir. Dessa forma, o estudo para TRT´s, por exemplo, te dará base para fazer uma boa prova de AFT. O conhecimento se acumula. Realmente é tudo muito angustiante, mas espero que você consiga lidar da melhor forma possível com toda essa situação. Obrigado pela sua contribuição! Bons estudos e sucesso!
    Yuri Moraes em 11/08/17 às 12:08
  • Olá, Fabiana! O pensamento tem que ser esse mesmo. Agora é a hora de aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem para poder conquistar um cargo público. Sempre com foco. Todo sacrifício e dedicação valem muito a pena! Foco, força e fé! Bons estudos e que Deus te abençoe!
    Yuri Moraes em 11/08/17 às 11:53
  • Bom dia, Diego! No caso desses dois concursos especificamente e, principalmente, levando em consideração que você já tem uma preparação nas matérias básicas da PRF, é possível conciliar sim. A previsão é de que o Concurso da PRF abra primeiro. Nesse caso, o seu foco maior deverá ser no estudo para a PRF, podendo incluir também alguma matéria específica da ABIN. Bons estudos e sucesso!
    Yuri Moraes em 11/08/17 às 11:49
  • Fala Lucas! kkkkkkkk Infelizmente não existem dicas milagrosas para passar em todos esses concursos...rsrsrs Alguns são até possíveis de conciliar sim, mas não todos. Bons estudos!
    Yuri Moraes em 11/08/17 às 11:46
  • Fala Rener! É isso mesmo! Fazer provas de outros concursos, principalmente da mesma Banca, ajuda bastante nos estudos e na preparação. Obrigado pela contribuição! Bons estudos!
    Yuri Moraes em 11/08/17 às 11:44
  • Fazer os concursos em si não é o problema, o que não pode é o concursando perder o foco! Alias, quando for provas com a possível banca que irá realizar a do concurso que a gente de fato quer fazer, é até bom, como meio de "avaliar" o progresso e encontrar as dificuldades.
    Rener em 11/08/17 às 11:38
  • Bom dia! Excelente dicas. Meu foco esta sendo no TRE-RJ, mais verificando as disciplinas do MPU algumas disciplinas são as mesmas nesse caso o que faço professor para estudar para os dois? Atte. Leandro Alves Foco! Dedicação! Boa sorte e bons estudos a todos!!
    Leandro Alves em 11/08/17 às 11:22
  • Excelente Professor! Curto e grosso!! Ainda cometo este erro, justamente pela vontade de passar em um concurso da esfera federal. Mas estou aprendendo com os erros, mas a reboque. Digo isso porque não abro mão de estudar para tribunais, ABIN e AFT e isto está me tornando um ser desequilibrado. kkkkkkk. Como abrir mão de um concurso como o da Abin, que promete abrir 220 VAGAS, em meio a tantos editais com míseras vagas e cadastros de reserva? Angustiante. Tive bons resultados recentemente, ao sair de minha linha de estudos e me aventurar em dois editais: CRF-MG (fiquei em 18º lugar para Farmacêutico-Fiscal) e CRM-MG (estou em 8º lugar para agente adm). Mas mesmo com estas "boas" colocações, analiso como mínimas as chances de eu ser chamado nos próximos 2 anos de validade. A impressão que fica é que os concursos estão sendo feitos para arrecadação e preenchimento de míseras vagas. Repito: angustiante. Depois do concurso da Abin, estarei focado, se Deus quiser, na área trabalhista: vou estudar somente para TRT's e AFT. Não vou fazer o TST porque estou engatinhando no direito trabalhista. Será este o caminho das pedras Professor? Obrigado pela paciência em ouvir este velho e cansado aluno. rsssssss
    Oswaldo de Jesus Vieira Júnior em 11/08/17 às 09:09
  • kkkkkk vim seco para conciliar alguns concursos!!!
    Lucas em 11/08/17 às 08:47
  • É... vamos ter todo foco, esse ano. 2018, pertence a Deus e a vontade esmagadora desses políticos malucos! Afinal, não é novidade q eles não gostam de quem estuda! Então, contrariem o sistema, e estudem e estudem +! Valerá a pena, eu acredito!
    Fabiana Nogueira em 11/08/17 às 07:33
  • E possível uma conciliar PRF e Abin se vc já estiver passado várias vezes pelas disciplinas básicas da PRF???
    Diego de Barros Borges em 11/08/17 às 06:33
  • Boa noite, Bruno! Era uma pegadinha do malandro...kkkkkkkkk Bons estudos e foco na missão!
    Yuri Moraes em 10/08/17 às 23:14
  • Valeu Alan! Muito obrigado! Bons estudos! Foco, força e fé!
    Yuri Moraes em 10/08/17 às 23:13
  • Boa noite, Diogo! Você tem razão. O título do artigo foi exagerado mesmo para chamar a atenção de alunos que possam ter a ilusão de querer estudar pra vários concursos tão diferentes e tão disputados. Mas o meio termo existe sim, assim como aconteceu com você. Uma preparação focada para um concurso pode te dar base para ser aprovado em outros. Vamos adquirindo mais conhecimentos, ganhando bagagem e amadurecendo no estudo. A ponderação nesse caso é realmente fundamental para que o candidato, assim como você disse, não se esforce em vão. O futuro é de muitas incertezas e por isso é importante aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem. Obrigado pelo excelente comentário e por sua contribuição! Bons estudos e sucesso na sua trajetória!
    Yuri Moraes em 10/08/17 às 23:12
  • Yuri, Acredito que possa ser alcançado um meio termo neste tema. É possível estudar com determinação para todos estes concursos? Impossível! Seria esforço em vão. Mas estudar para RFB (ou outro concurso altamente disputado) e algum outro concurso menos concorrido é possível? Sim. Tenho feito desta forma e conseguindo bons resultados em concursos na área de TI, minha formação. Fui nomeado como analista de sistemas em 3º lugar em minha cidade (Canoas-RS), estou em 5° lugar no mesmo cargo numa EP em Porto Alegre. Com o tempo o conhecimento vem vindo, os concursos parecem mais simples e os resultados tendem a melhorar, o candidato vai se aprimorando e os conhecimentos mais básicos consolidam-se. Mas é realmente necessário saber ponderar, estudar para concursos muito concorridos em áreas tão diferentes é outra história.... Enquanto isto, candidatos, corram! Antes que haja o desmonte total do funcionalismo público em nosso país. Agora há pouco vejo uma notícia no Jornal Nacional onde se comenta sobre novos ingressos no funcionalismo federal com salários muito abaixo dos atuais, em torno de R$ 5.000,00. Corramos todos enquanto ainda há tempo.
    Diogo El Murr em 10/08/17 às 21:24
  • Excelente artigo! O melhor conselho do ano. Obg! Foco e fé !
    Alan em 10/08/17 às 21:23
  • kkkk. eu abri justamente para saber que tipo de loucura estava sendo dita.
    bruno em 10/08/17 às 19:08