Artigo

Comentários à prova de Atualidades – PM-SP

Olá Galera,

Seguem os meus comentários sobre as questões de Atualidades. Concordo com o gabarito da banca e não vislumbro possibilidades de recursos.

A prova foi realizada no dia 03 de dezembro. Para elaborar as questões, a banca se utilizou de notícias veiculadas em agosto e setembro. Ou seja, fatos ocorridos em torno de noventa e oitenta dias antes da prova.

 

39. Em 19 de setembro, na Assembleia da ONU, Donald Trump discursou e atacou diretamente três países:

A respeito do país 1, disse que se ele quer se armar com bombas nucleares e mísseis, a única alternativa dos Estados Unidos é destruir totalmente esse país.

Depois, Trump falou do país 2, que chamou de ditadura corrupta que patrocina o terrorismo, e que o acordo nuclear, fechado pelo presidente Barack Obama e pelas maiores potências mundiais, é uma vergonha para os Estados Unidos.

A respeito do país 3, Trump disse que o governante é um ditador socialista que causou dor e sofrimento ao povo. O presidente americano lembrou que já impôs sanções ao governo do país e falou que os Estados Unidos estão preparados para tomar outras atitudes se o ditador continuar a se impor autoritariamente.

(G1 goo.gl/HUp924. Adaptado. Acesso em 21 set.2017)

Os países 1, 2 e 3 citados por Trump são, respectivamente,

(A) Afeganistão, Turquia e Colômbia.

(B) Coreia do Norte, Irã e Venezuela.

(C) Iraque, Venezuela e Rússia.

(D) Israel, Coreia do Norte e Síria.

(E) Turquia, Arábia Saudita e Cuba.

COMENTÁRIOS:

Bastava o candidato saber qual era o país 1, para acertar a questão. O país que Donald Trump disse querer se armar com bombas nucleares e mísseis é a Coreia do Norte, que está desenvolvendo um programa de armas nucleares e de mísseis balísticos, inclusive intercontinentais. Em função desse programa, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e Donald Trump travam uma guerra retórica belicista, com ameaças de lado a lado.

Das cinco alternativas, somente a (B) traz a Coreia do Norte como primeira opção. Questão resolvida.

Vejamos os demais países:

O país 2 é o Irã, cujo programa nuclear foi objeto de um acordo entre o país e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha), em 2015. O acordo limitou e condicionou o programa, de forma que não seja possível ao Irã desenvolver armas nucleares, em troca da retirada das sanções internacionais que asfixiavam a economia iraniana. O acordo autorizou o país a prosseguir com um programa nuclear civil e abriu o caminho para uma normalização da presença iraniana no cenário internacional.

Donald Trump é um crítico dos termos do acordo e acusa o Irã de ser um regime patrocinador do terrorismo e uma ditadura dos aiatolás.

O país 3 é a Venezuela, governado por Nicolás Maduro, chavista, de orientação socialista. O país está politicamente dividido, com grandes divergências entre o governo e a oposição. O Chavismo tem tomado decisões autoritárias que desequilibram a independência dos poderes constituídos e o regime democrático no país.

Gabarito: B

 

40. Leia a notícia de 01 de agosto.

Balança comercial brasileira tem melhor julho da história

(EBC – Agência Brasil – goo.gl/8Q7TyE. Acesso em 21set.2017)

O principal motivo para o bom desempenho da balança foi o aumento

(A) da exportação de têxteis e vestuário para a China.

(B) da venda de óleos e lubrificantes para a Alemanha.

(C) dos preços das commodities, como a soja e o milho.

(D) do volume de medicamentos destinados à Europa.

(E) da taxa de juros para investimentos estrangeiros.

COMENTÁRIOS:

Em 2017, a balança comercial brasileira vem batendo recordes de superávit comercial. Será o melhor ano da história, em termos de superávit comercial.

O principal motivo para o bom desempenho da balança neste ano é o crescimento dos preços das commodities (produtos básicos com cotação internacional). Também aumentaram os volumes exportados de alguns produtos.

A balança comercial tem superávit quando as exportações (vendas do Brasil para parceiros de negócios no exterior) superam as importações (aquisições de produtos e serviços no exterior).

O Brasil é um grande exportador de commodities, como soja, milho e minério de ferro. A China, o principal, importador do Brasil, é um grande consumidor das nossas commodities.

As alternativas “A”, “B” e “D” não condizem com a realidade das exportações brasileiras. A alternativa “E” não faz sentido em relação à balança comercial e, também, não ocorreu. É uma invenção do examinador.

Gabarito: C

 

Sucesso no concurso,

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelentes ponderações, professor. Fico feliz que, após assistir e ler todas as suas aulas de Atualidades, tô conseguindo pensar parecido com o senhor. Para todas as questões, as ponderações mentais que fiz bateram em cima com as considerações que depois acabei lendo abaixo. Obrigado!
    Caio em 05/12/17 às 18:19