Artigo

Comentários ao tema de redação do concurso da PC-RS

Estrategianos, tudo em paz?

Aqui é o Professor Raphael Reis, do Núcleo de Redação do Estratégia Concursos. Trabalho também com as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia.

Ontem, os nossos guerreiros fizeram as provas do concurso da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul. O tema da redação foi: a Tecnologia e o cotidiano policial. A banca propôs duas questões motivadoras, a saber: como a tecnologia pode favorecer, ou não, o dia a dia de um policial? Em que medida o uso de recursos tecnológicos permitiria um aumento considerável da qualidade de vida tanto dos policiais quanto dos demais membros da comunidade civil?

Tema bem legal e pertinente, não é mesmo? E sabe o que nos dá uma grande felicidade? É saber que os materiais disponibilizados no curso de redação do Estratégia Concursos, certamente, contribuíram para que os nossos alunos realizassem uma boa redação! Por exemplo, abordamos o tema “meios de comunicação” na terceira rodada temática, cujas reflexões poderiam ser utilizadas na composição textual do tema proposto pela banca Fundatec.

Visto as duas questões supracitadas colocadas pela banca, um caminho seguro para a produção textual era defender argumentos favoráveis ao uso da tecnologia no trabalho policial. Claro, nada impede colocar algum contraponto crítico ou mostrar que às vezes a tecnologia pode atrapalhar.

É válido lembrar que pela obrigação mínima de 35 linhas, a estrutura da redação necessariamente precisava ter no mínimo 5 parágrafos (introdução, 3 parágrafos de desenvolvimento e conclusão).

De maneira sucinta, temos as seguintes possibilidades argumentativas:

1º parágrafo argumentativo: contextualizar que vivemos numa sociedade organizada pela a Era da Informação, cujo princípio básico é a comunicação. Nesse sentido, se faz necessário a modernização das instituições policiais desde o setor administrativo à operacionalização das atividades do dia a dia. Essa modernização é importante para agilizar o trabalho das corporações, bem como ser uma alternativa ao déficit de pessoal. Pode-se mencionar de forma mais geral que a tecnologia rompe com as limitações geográficas (espaço) e proporciona instantaneidade à comunicação. Um autor interessante para citar na fundamentação, que vimos em nosso curso, é Pierre Lévy. Ele defende as potencialidades do mundo virtual, as quais podem auxiliar no processo de investigação e prevenção.

No 2º parágrafo argumentativo, o candidato pode discorrer que a tecnologia favorece o trabalho do policial. Para isso, poderia lançar mão de um recurso argumentativo muito usual: exemplificação. Há estados que implementaram o boletim de ocorrência online para determinadas situações, o que economiza tempo e desburocratiza os processos; monitoramento em tempo real da cidade por meio de câmeras espalhadas, que facilita a observação e a intervenção ostensiva, além de detectar qual rota é a melhor para realizar o deslocamento de viaturas; uso de videoconferências para coletar depoimentos; etc.

Por último, no 3º parágrafo argumentativo, o candidato poderia argumentar que a tecnologia aproxima a instituição policial da comunidade através de ações preventivas, melhorando a sensação de segurança e também exercendo o princípio de corresponsabilidade entre sociedade civil e polícias na segurança pública. Um caso clássico é o uso de grupos de Whataspp nos projetos de rede de proteção de vizinhança. Um serviço gratuito, por meio do qual os policiais podem filtrar informações, investigar e intervir de maneira mais eficiente.

Por fim, na conclusão, o candidato poderia mencionar que a tecnologia não substitui o trabalho policial, mas pode facilitar seu trabalho em várias tarefas, bem como ser um meio de aproximação positiva com a sociedade civil, uma vez que a sensação de segurança é condição essencial para garantir a qualidade de vida da população.

Dúvidas enviadas pelos alunos:

Professor, escrevi menos do que 35 linhas. Isso zera a minha nota na redação?

R: Pelo o que dispõe o edital não zera, porém haverá descontos na nota.

Professor, esqueci de colocar o título. A penalização é muito alta?

R: uma peculiaridade da banca Fundatec é cobrar o título no comando da questão, portanto, era obrigatório o uso do título. Isso também não é motivo de zerar a nota, contudo, haverá descontos que podem variar – geralmente a penalização vai de 0,5 a 1,0.

Espero que vocês tenham tido um excelente resultado! Mande-me notícias!

Siga-me nas redes sociais: Facebook, Instagram (profraphaelreis) e YouTube.

Se quiser receber dicas, sacadas e materiais gratuitos, cadastre seu e-mail na minha lista de e-mail.

Conheça nossos cursos:

TRT-6

Ciências Humanas para Redação  

ENEM 2018

ESSA

Colégio Naval

EsFcex

Espcex

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Não obtive a pontuação mínima e gostaria de fazer um Recurso. Alguém me indica um Professor de português que tenha intimidade com a Fundatec? Obrigada
    Mariana em 23/04/18 às 01:42
  • Olá professor, comentei que a tecnologia trouxe sim qualidade de vida em função das facilidades, porém no desenvolvimento citei o aumento dos crimes em função do uso descontrolado da tecnologia, como acesso de contas bancárias, divulgação de fotos sem autorização nesse sentido.. e por fim que a tecnologia fornece qualidade de vida se usada com responsabilidade e cautela, porem dificulta o dia a dia policial em função do aumento dos crimes, e por serem crimes complexos e com informações de difícil acesso. Tenho receio de não ter atendido ao solicitado.
    CFS em 16/04/18 às 09:28
  • Olá, Deborh! Bom dia. Com 4 parágrafos pode haver penalização na estrutura, na organização de ideias, uma vez que a exigência mínima era de 35 linhas. Você contemplou essa exigência? Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 09/04/18 às 11:20
  • Fiz apenas 4 parágrafos, serei penalizada?
    Deborah Lima em 02/04/18 às 23:46
  • Olá, Leítica. Penso que a banca irá considerar abordagem não integral ao tema, penalizando no critério de conteúdo.
    Raphael de Oliveira Reis em 16/03/18 às 15:40
  • Não observei essa cobrança de 5 parágrafos no edital.
    Anderson em 01/03/18 às 16:44
  • Professor, se na redação for abordado bem o tema da tecnologia na atividade policial, porém não responder ao segundo questionamento enunciado relativo ao aumento da qualidade de vida, isso pode ser considerado como tratamento tangencial do tema ou gera apenas um desconto na parte de conteúdo?
    Leticia em 01/03/18 às 10:40
  • Desculpe, mas o Edital é claro!! Redação com menos de linhas mínimas não vai para correção!!!!
    Paola Sofia Panazzolo em 01/03/18 às 01:41
  • Desculpe, mas o Edital é claro!! Redação com menos de linhas mínimas não vai para correção!!!!
    Paola Sofia Panazzolo em 01/03/18 às 01:40