Artigo

Comentários à prova de Contador da CGM-RJ – questões de Controle Interno e Gestão de Riscos

Olá, pessoal,

Seguem comentários das questões da disciplina Controle Interno e Gestão de Riscos do cargo de Contador da CGM-RJ.

Concordo com o gabarito preliminar apresentado pela banca, e não vejo possibilidade de recurso.

41 – B. Art. 74, § 2º, CF/88.

42 – C. Definição correta de controle interno. Observem as três categorias de objetivos: operações, divulgação e conformidade.

43 – B. Definição correta de gerenciamento de riscos corporativos. Observem o que consta do enunciado: “identificar em toda a organização eventos capazes, em potencial, de afetá-la e administrar os riscos”.

44 – D. A segregação de funções é uma das atividades de controle realizadas pelas organizações. Também é um dos princípios do controle interno.

45 – C. De acordo com a IN SFC/MF 01/01, Ponto de controle é o item, área ou atividade sobre o qual é exercida a ação de controle.

46 – A. Conceito doutrinário pouco usual em provas de concursos, mas dentre as alternativas, é a mais coerente com o enunciado: “o valer-se de falhas ou omissões contratuais por não arcar plenamente com o custo de suas atitudes”.

47 – C. Item 4, (a), da NBC T 16.8.

48 – D. Conceito de “relevância”. Itens que não sejam relevantes não são objeto da atenção da auditoria.

49 – D. Questão difícil de prever. Normas de auditoria esparsas costumam definir os três grandes grupos como apoio, controle interno e auditoria interna.

50 – C. 1ª dimensão: componentes; 2ª dimensão: categorias de objetivos; 3ª dimensão: unidades.

Espero que tenham tido um excelente resultado. Qualquer dúvida, estou à disposição no fórum do curso, no email [email protected], ou pelo whatsapp (61) 8104-2123.

Abraços.

Claudenir

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.