Artigo

Comentários à prova de Atualidades – Prefeitura de Sorocaba

Olá pessoal,

Seguem os meus comentários à prova de Atualidades do concurso da Prefeitura de Sorocaba.

Foram cinco questões sobre fatos ocorridos entre dezembro e 17/03/2019. Uma questão sobre um fato ocorrido cinco meses e meio antes da data de aplicação da prova e quatro questões sobre fatos ocorridos aproximadamente entre quatro meses e meio e dois meses antes da data de aplicação da prova.

Prova com nível de dificuldade de médio a difícil.

Concordo com o gabarito da banca.

Sucesso no concurso!

Leandro Signori

41. O governo do país asiático elevou, nesta quinta-feira (02.12.18), o nível de alerta para o vulcão que provocou um tsunami no Estreito de Sunda, cuja atividade pode, segundo os cientistas, gerar uma nova onda letal. As autoridades aumentaram o nível de alerta para “elevado”, ou seja, o segundo grau mais importante. A aviação civil recomendou que todos os voos evitem a região.

(Veja. https://bit.ly/2CD3AKz. 27.12.18. Adaptado. Acesso em 21.03.2019)

O tsunami ocorreu

(A) na Austrália.

(B) em Moçambique.

(C) em Honduras.

(D) na Indonésia.

(E) no Camboja.

COMENTÁRIOS:

            O tsunami ocorreu na Indonésia, que se localiza em uma das áreas mais propensas a sofrer catástrofes no planeta, como vulcanismos, abalos sísmicos e tsunamis, devido ao encontro de placas tectônicas: o Círculo de Fogo do Pacífico.

            O enunciado da questão traz uma pista ao mencionar “o governo do país asiático”, logo na primeira frase. Das opções, apenas Indonésia e Camboja ficam no continente asiático. Se você não sabia em qual país ocorreu o tsunami, poderia ter chutado em uma dessas duas opções com base no enunciado.

Gabarito: D

42. Em janeiro, a onda de ataques promovida pelo crime organizado na capital e em cidades do interior do estado nordestino, e que já dura mais de dez dias, deixa lições que devem ser aprendidas pelas autoridades de segurança pública de todo o País. A crise que amedrontou a população, embora tenha amainado, deve continuar, porque os bandidos parecem dispostos a resistir em resposta à dura reação das autoridades, segundo reconhece o próprio governo estadual.

(Estadão. https://bit.ly/2FxD8E7. 12.01.19. Adaptado. Acesso em 20.03.2019)

A crise descrita na notícia ocorreu

(A) na Bahia.

(B) no Ceará.

(C) no Rio Grande do Norte.

(D) na Paraíba.

(E) no Maranhão.

COMENTÁRIOS:

            A crise descrita na notícia ocorreu no Ceará. Durante o mês de janeiro, o estado do Ceará viveu dias de tensão para a população durante uma crise na segurança pública. O crime organizado promoveu uma onda de ataques como represália à adoção de medidas de endurecimento do sistema penitenciário, em especial a transferência de seus chefões para presídios federais de segurança máxima.

            Na origem da fúria dos bandidos estava a nomeação para secretário de Administração Penitenciária do policial civil Luís Mauro Albuquerque, conhecido por ter conseguido impor ordem e rígida disciplina no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, em 2017, quando morreram 26 presos em disputas entre facções criminosas, numa das piores chacinas já ocorridas nos presídios brasileiros. Um dos principais pontos de sua linha de ação é que não admite a existência de facções nos presídios e, por isso, não permite que grupos de presos se organizem.

Gabarito: B

43. Em 01 de janeiro, por decisão do novo presidente da República, Jair Bolsonaro, este Ministério assumiu a responsabilidade de identificar, delimitar e fazer as demarcações de terras indígenas a partir deste ano [2019]. Até então, o processo ficava a cargo da Fundação Nacional do Índio (Funai).

(Último Segundo – iG. https://bit.ly/2CBaqQO. 02.01.19. Adaptado. Acesso em 20.03.2019)

Os assuntos relacionados a essas terras passaram ao Ministério

(A) da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

(B) do Meio Ambiente.

(C) da Justiça e Segurança Pública.

(D) da Casa Civil.

(E) da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

COMENTÁRIOS:

            O presidente Jair Bolsonaro transferiu para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a atribuição de identificar, delimitar e demarcar terras indígenas e quilombolas. Até então, a atribuição sobre as terras indígenas ficava com a Fundação Nacional do Índio (Funai), que estava vinculada ao Ministério da Justiça; e sobre os quilombolas, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que estava vinculado à Casa Civil.

Gabarito: E

44. Terminou sem acordo o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Os dois chefes de Estado fizeram nova série de reuniões em Hanói, no Vietnã, nesta quinta-feira (28.02.19), mas a cúpula acabou antes do previsto sem nenhum novo tratado.

(G1. https://glo.bo/2BWdKpt. 28.02.19. Adaptado. Acesso em 20.03.2019)

As reuniões foram suspensas porque

(A) a Coreia do Norte propôs o fim de todas as sanções políticas e econômicas impostas pelos EUA ao regime de Kim.

(B) Trump considerou necessário exigir que Kim flexibilizasse, de imediato, a fronteira entre as duas Coreias.

(C) Kim negou-se a permitir a entrada de assistência humanitária estadunidense à população mais pobre do país.

(D) os EUA condicionaram os novos acordos econômicos ao aumento do comércio entre os dois países.

(E) a rivalidade comercial entre os EUA e a China, parceira da Coreia do Norte, representou entrave às negociações.

COMENTÁRIOS:

            As reuniões foram suspensas porque a Coreia do Norte propôs o fim de todas as sanções políticas e econômicas impostas pelos EUA ao regime de Kim.

            Na reunião realizada em Hanói, os Estados Unidos queriam o desmantelamento completo do Complexo de Yongbyon – parque nuclear considerado chave para a Coreia do Norte. Trump disse que Kim, em contrapartida, queria o fim de todas as sanções impostas ao regime norte-coreano. Na avaliação do presidente norte-americano, isso seria um “desnível” na expectativa entre os dois países.

            Apesar disso, segundo Donald Trump, Kim Jong-un se comprometeu a não retomar os testes com mísseis balísticos.

Gabarito: A

45. Manifestantes se reuniram esta manhã [17.03.19] em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para protestar contra a decisão da Corte que pode apresentar forte repercussão sobre as ações de políticos brasileiros.

(Isto é. https://bit.ly/2TZ4G9p. 17.03.19. Adaptado. Acesso em 24.03.2019)

O Supremo Tribunal Federal decidiu que

(A) é inconstitucional incentivar pais e alunos a filmar ou gravar aulas de professores com o objetivo de denunciá-los.

(B) torna-se prerrogativa dos ocupantes de cargos do poder executivo a manutenção de foro privilegiado mesmo após o fim do mandato.

(C) devem ser julgados pela Justiça Eleitoral os delitos de caixa dois e as práticas que lhes são conexas.

(D) é lícita a terceirização de atividades administrativas e cabem ao empregador todos os encargos sociais e trabalhistas.

(E) será alvo de inquérito judicial no Ministério Público a divulgação de notícias sensacionalistas de teor político ou social.

COMENTÁRIOS:

            A manifestação ocorreu para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de ter definido a Justiça Eleitoral como o foro competente para julgar crimes como corrupção e lavagem de dinheiro quando associados ao caixa 2.

Gabarito: C

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pelo comentário às questões de Atualidades ! Serve como parâmetro para ter noção de como as bancas gostam de cobrar certos assuntos.
    Felipe em 29/05/19 às 07:06