Artigo

Comentário com Possibilidade de RECURSO – TCE-PR – Área de TI (REDES E SEGURANÇA)

Meu caros amigos e alunos. Estou em uma correria sem fim e sem tempo. Entretanto, considerando o prazo apresentado para recurso, resolvi trazer os comentários breves da(s) questão(ões) mais polêmicas que, de repente, alguns possam usar para elaboração de recursos. Depois eu realizo a complementação dos comentários para as demais questões.

Desse modo, vamos lá:

Questão 76

Uma consulta DNS inicial típica, originada de uma máquina de usuário e encaminhada ao servidor de nomes local para um nome de domínio externo não armazenado em cache DNS, será do tipo

A raiz.

B domínio de alto nível.

C iterativa.

D recursiva.

E direta.

Gab. Preliminar: D

Comentários: Pessoal, entendo que caiba recurso nessa questão uma vez que as informações do enunciado não são suficientes para distinguir a opção C da D (iterativa e recursiva). É fato que a configuração típica é a recursiva. Entretanto, não podemos generalizar dessa forma uma vez que não foi definido o escopo de análise. Desse modo, a simples consulta de uma máquina usuária ao servidor local não permite a distinção. A resposta a essa requisição sim nos diria o tipo configurado. Caso houvesse o encaminhamento do próprio servidor a outros externos, temos um procedimento recursivo. Caso este simplesmente aponte para onde a máquina do usuário deve realizar a nova consulta, temos um modelo iterativo. Um exemplo desse aspecto pode ser encontrado nas página 808 e 809 do livro do Forouzan. Percebam, inclusive, que em nenhum momento o autor cita “o modelo mais típico”. Entendo, portanto, que esta questão deveria ser anulada.

Um grande abraço!

Professor André Castro.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Pois é Marcos. Entendo que, diante do contexto, o candidato deveria sim marcar o "recursivo", pelo aspecto da tipicidade. Mas é um argumento e evidência muito frágil, dando essa margem de entendimento. Sugiro sim que elabore o recurso! Espero ter ajudado! Boa sorte.
    André Castro em 15/09/16 às 13:17
  • Professor, pensei exatamente nisso durante a prova....queria marcar a opção recursiva mas não achava o principal ponto que definiria a mesma. Vou entrar com esse recurso sim! Senão fosse voce mencionar talvez acabasse deixando quieto, mas como vejo que não sou só eu que penso assim, vou fazer!
    Marcos em 15/09/16 às 12:36