Artigo

COMEÇANDO SEU ESTUDO DE INGLÊS DE FORMA INTELIGENTE E EFICIENTE!

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.

Sou o Professor Roberto Witte e, junto com a Professora Ena Smith, somos responsáveis pela língua inglesa aqui no Estratégia Concursos.

Queremos, hoje, falar um pouco (a little bit) sobre o seu cérebro, essa máquina de aprender (quando utilizada de forma correta). NINGUÉM É BURRO. Seu cérebro é muito melindroso, mas se você souber como ele funciona, você terá resultados muito melhores. Vamos aprender como preparar seu cérebro para você estudar e aprender inglês. Vamos direto ao assunto. Observe os seguintes (following) fatos e orientações e siga tudo à risca.

  • Antes de qualquer coisa, arrume seu local de estudo. Estudos comprovam que um lugar bagunçado (messy place) incomoda o cérebro e faz com que ele queira organizar tudo. Quando você estuda em um lugar bagunçado, sua atenção é sempre desviada para alguma parte “zuada” da sua mesa. Deixe somente o material de inglês sobre a mesa.
  • Pelo amor de Deus, saia do Facebook antes de iniciar seus estudos. Existem estudos que provam que o Facebook deprime as pessoas e você sabe que baixo astral não combina com estudo.
  •  Pelo amor de Deus (de novo): desligue seu celular antes de iniciar seus estudos. Nada de WhatsApp, Instagram ou similares. Dê esse descanso ao seu cérebro.
  • Nosso cérebro (brain) tem vontade própria e é desobediente. A neurociência descobriu que nos primeiros 7 minutos, em média, nosso cérebro tenta nos manter em uma zona de conforto e, devido a esse comportamento (due to this behavior/behaviour), ele demora para “entrar no clima”. Sendo assim (thus), aqui vão algumas recomendações para fazer esse “menino pegar no tranco”. Sente-se e por 30 segundos, feche os olhos e respire profundamente…procure se desligar de tudo (eu sei que não é fácil, mas com treino e disciplina, você consegue. Se (if) você quiser (eu recomendo), escute música de relaxamento ou clássica com os olhos fechados, respirando profundamente e mentalizando que aquele é o momento de se concentrar nos estudos…7 ou 8 minutos, já são o suficiente (enough). Você não estará desperdiçando (wasting/squandering) tempo, você estará esvaziando sua mente para poder receber informações novas. É uma maneira (way) de avisar seu cérebro que é para ele parar de pensar bobagem e que é hora de estudo, que é hora de construir um futuro melhor. Sempre usei essa técnica quando eu dava aulas de inglês em empresas e os alunos (funcionários da empresa), ainda estavam “pilhados” com a rotina do trabalho. Dá super certo.
  • Revise a matéria que você estudou anteriormente (previously). Vamos supor que você leu alguns tópicos da gramática do inglês. Pois bem, dê uma rápida lida no que você estudou anteriormente para “aquecer” os motores. Sempre revise o que foi estudado anteriormente. Pode, inclusive, ser um texto. Leia esse texto para acostumar seu cérebro com o idioma.
  • Agora é começar seus estudos: Lembrando que estudar é escrever. Leia, grife, copie o que você grifou, faça resumos…enfim, tenha uma atitude ativa. Sempre uso uma frase em minhas aulas presenciais que mostra bem o que eu penso: “Se você deseja que um conhecimento não se dissolva na mente, tenha atitudes ativas sobre ele, faça-o acontecer”. Então, quando você for estudar, nada de ficar somente na leitura. Você precisa escrever…fui claro?

Pois bem, agora convido você a pensar no que foi escrito.

CONVIDO você também a conhecer nossos cursos…
Em nossa próxima conversa, traremos mais dicas e orientações.

Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Estou amando os seus artigos, professor! :) Continue postando!!!
    Marisa em 31/10/18 às 17:37