0

COFIN concorda em aprovar concurso Sefaz MG

Atenção, estrategistas da área fiscal! A Comissão de Finanças (COFIN) da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (Sefaz MG) concordou em legitimar a necessidade de realização de um novo concurso, com cerca de 317 vagas. Contudo, é importante evidenciar que tal decisão ainda não se trata de uma autorização.

Além disso, nossa equipe de jornalismo foi informada que o pedido inicial foi para 400 vagas para AFRE. No entanto, eles concordaram em aprovar apenas 317, dividas em três áreas: TI, Auditoria e Tributação. Além disso, segundo informações, o Auditor mais novo do órgão possui 58 anos, o que comprova, também, a atual situação alarmante.

Uma nota oficial de esclarecimento foi emitida no site da AFFEMG. De acordo com o documento, o órgão está otimista e justifica a necessidade de realização de um novo certame.

“Neste cenário de crise e pandemia, a Receita garante os serviços essências que são prestados à população e é ela que vai oferecer condições de recuperação efetiva, por isso defendemos a realização do concurso público para Auditor Fiscal da Receita Estadual – AFRE.”

Ainda segundo o informativo, o Estado de Minas Gerais está há 16 anos sem concurso para AFRE. Atualmente, 30% do quadro estão vagos e mais de 20% dos ativos já preencheram as condições de aposentadoria e podem se afastar a qualquer momento.

Também nos foi informado que, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o estado só poderá realizar concurso para as áreas de segurança e educação. Entretanto, o governo deve buscar alguma brecha na lei ou algo extraordinário para viabilizar a realização deste certame.

Ainda foi reforçada a indispensabilidade do cargo. “Para manter os serviços de saúde, educação e segurança – inclusive os bombeiros – funcionando é preciso o trabalho dos Auditores Fiscais, porque é a arrecadação dos tributos que sustenta o Estado.

Por fim, a nota informa que as Diretorias das Entidades do Fisco de Minas Gerais, por seus dirigentes Maria Aparecida Meloni (Papá), diretora-presidente da AFFEMG, e Marco Couto, presidente do Sindifisco-MG, se reuniram com o Procurador-Geral de Justiça, dr. Jarbas Soares Júnior, em busca de apoio e solução dessa grave ameaça à Receita de Minas.

“Sinais no horizonte. Neste mês de junho, a Comissão de Finanças – COFIN – concordou em aprovar a realização do concurso para 300 vagas, condicionada às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.”

AFFEMG mantém o diálogo com a Secretaria de Fazenda e espera pelas medidas concretas que efetivem o mais breve possível a realização do concurso.

E para você que deseja iniciar seu preparo para este concorridíssimo concurso da área fiscal, o Estratégia Concursos tem novidades! Nesta quinta-feira (10), a partir das 18h, o professor Victor Tanaka apresentará o evento ‘Concurso SEFAZ MG: saiba tudo sobre o próximo certame!‘, com dicas valiosas para seus estudos. Não perca!

Para mais detalhes do concurso Sefaz MG, cuja COFIN concordou em aprovar um novo certame, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para facilitar a sua compreensão:

Saiba mais: concurso Sefaz MG

Quer estudar para o concurso Sefaz MG?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

COFIN concorda em aprovas novo concurso Sefaz MG

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *