Notícia

CNU: 80% dos inscritos está na faixa etária entre 20 e 44 anos

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) anunciou que a faixa etária de 80% dos candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado, o famoso CNU, está entre 20 e 44 anos.

Além disso, a pasta também confirmou que, dentre esta faixa etária, os adultos de 25 a 34 anos foram os que mostraram maior interesse em integrar os quadros federais

Vale destacar que os dados publicados pelo MGI foram apurados pela banca organizadora responsável pelo Concurso Nacional Unificado, a Fundação Cesgranrio.

A maior expressividade no certame envolve candidatos entre 25 e 34 anos: são 821.523 inscrições dentro dessa faixa etária, ou seja, 38,3% no universo total de candidatos (2.144.397).

Tal índice de inscritos é superior à parcela de brasileiros e brasileiros com essa idade na composição da pirâmide etária do País. Conforme dados do Censo 2022, cidadãos entre 25 e 34 anos representam 15,24% do total da população do Brasil. 

CNU: faixa etária de 80% dos inscritos é entre 20 e 44 anos
CNU: faixa etária de 80% dos inscritos é entre 20 e 44 anos

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. A prova será realizada simultaneamente em 220 cidades do Brasil no dia 5 de maio.

Ficou interessado nas informações acerca da faixa etária do CNU? Quer saber outros detalhes deste importante concurso? Então acesse agora mesmo o link disponível logo abaixo:

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.