Artigo

Ciências Humanas – ABIN – Gabarito Extraoficial

Olá pessoal,

Segue o gabarito extraoficial elaborado conjuntamente com o professor Sérgio Henrique. Para um cargo de nível médio, foi uma prova de elevadíssima dificuldade, em um nível igual ou acima dos cargos de nível superior.

Contudo, quem estudou pelos nossos cursos pré-edital e pós-edital e acompanhou as aulas mensais de Atualidades de Retrospectiva do Mês Anterior tinha todos os elementos para ter um excelente desempenho na prova.

Mais tarde, vamos atualizando este artigo, publicando os nossos comentários sobre cada questão.

**********

Com referência à divisão inter-regional do trabalho e da produção no Brasil, julgue os itens a seguir.

81. Com a globalização e as exigências do mercado global todo o território nacional se inseriu em dinâmicas de competição internacional ligadas à exportação de produtos agropecuários e industriais ou nas atividades de suporte ao circuito superior e inferior da economia, gerando ciclos de desenvolvimento econômico.

Gabarito: Errado

82. As atividades corporativas de empresas nacionais e internacionais (produção, circulação, distribuição e consumo) integram partes expressivas do território brasileiro, por meio de redes de infraestruturas, de informação e comunicação.

Gabarito: Certo

83. A Zona Franca de Manaus é uma concentração industrial que, apesar de distar dos grandes centros urbanos e consumidores do centro-sul do país, se articula a praticamente todo o território nacional, ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos.

Gabarito: Errado

84. A partir da reestruturação produtiva do território brasileiro, imposta pela globalização, três das principais metrópoles nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, passaram a ter relações de complementaridade e de cooperação: enquanto São Paulo emergiu como potência industrial e o Rio de Janeiro expandiu sua relevância econômica, Brasília se consolidou como o centro político do território.

Gabarito: Certo

Julgue os itens subsequentes, acerca da estrutura urbana brasileira e das grandes metrópoles nacionais.

85. A organização do espaço urbano em áreas industriais, áreas de lazer, espaços públicos e locais de consumo e a distribuição dos meios de transporte e dos serviços públicos de saúde e educação são determinadas pelo plano diretor de uso e ocupação do solo, o qual promove uma cidade mais igualitária e menos segregadora.

Gabarito: Errado

86. As desigualdades sociais se refletem no espaço urbano e as formas produzidas são distintas em função de cada contexto territorial. As estruturas de formas urbanas das cidades dos países mais ricos da Europa e América Anglo-saxônica são totalmente diversas daquelas das cidades latino americanas e africanas.

Gabarito: Certo

87. A grande cidade capitalista costuma dispor de áreas consolidadas, envelhecidas ou em processo de renovação, criadas em diferentes momentos do tempo, somadas a paisagens construídas recentemente.

Gabarito: Certo

Julgue os itens subsequentes, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro.

88. A geração de emprego altamente especializado intensifica a divisão social do trabalho no campo e a concentração de empregos nos complexos agroindustriais especializados localizados em cidades médias, acima de 100 mil habitantes, bem como o trabalho sazonal, causando um processo migratório recente no Brasil: a migração de descendentes (de cidades pequenas para cidades médias) de profissionais especializados no agronegócio que migram em razão do período de safra e entressafra.

Gabarito: Errado

89. A internacionalização da agropecuária brasileira ainda é totalmente dependente de investimentos de conglomerados e empresas estrangeiras que compram empresas nacionais do setor e terras para o cultivo.

Gabarito: Errado

90. A agricultura científica e o agronegócio têm impacto direto na concentração fundiária e no mercado de trabalho no campo, pois as empresas agrícolas compram ou arrendam vastas extensões de terra para o cultivo e geram empregos especializados, impondo novas relações de trabalho para os agricultores, que não têm condições técnicas e financeiras para competir com esse modelo de agricultura.

Gabarito: Certo

91. Por fazer uso de tecnologias que ampliam sua independência do espaço urbano, o campo não gera empregos necessários para o desenvolvimento de muitos dos municípios de pequeno porte demográfico inseridos em regiões produtivas do agronegócio no Brasil.

Gabarito: Errado

Acerca da integração da indústria à estrutura urbana no Brasil, julgue os próximos itens.

92. Devido à organização produtiva de seu território, o Brasil é um espaço nacional do mercado global.

Gabarito: Certo

93. A quantidade expressiva de pessoas em situação de pobreza extrema nas grandes cidades é uma barreira à expansão do crédito e da bolsa de valores no mercado brasileiro; o expressivo número de consumidores com baixa renda e com débitos em atraso implica limitações ao crédito e à financeirização da economia brasileira.

Gabarito: Errado

94. A especialização das cidades acentua a divisão interurbana do trabalho; por isso, no estado de São Paulo, encontram-se cidades em que prevalecem empresas globais ligadas à produção de matérias-primas regionais, cidades especializadas em novas tecnologias, bem como cidades universitárias, locais onde as instituições de ensino superior direcionam o desenvolvimento local.

Gabarito: Certo

95. O território brasileiro dispõe de áreas onde a globalização é absoluta, ou seja, áreas nas quais a produção, a circulação, a distribuição e a informação atendem aos interesses de grandes empresas multinacionais.

Gabarito: Certo

A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturada em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

96. O processo de globalização se manifesta em todas as regiões do globo, de forma indiscriminada, tornando-as homogêneas, com a finalidade de atender às necessidades do capital.

Gabarito: Errado

97. A globalização fortaleceu setores relacionados à tecnologia, propiciando a expansão de corporações desses setores e a consolidação de uma bolsa de valores voltada para empresas desse segmento.

Gabarito: Certo

98. A reestruturação produtiva promoveu a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros, acentuando a divisão do trabalho entre os países e a novas formas de organizar produção.

Gabarito: Certo

99. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica alguns comportamentos associados à dependência tecnológica, um dos efeitos mais recentes da globalização, como patologias.

Gabarito: Certo

100. O processo de internacionalização da economia capitalista, que culminou na denominada globalização, é um fenômeno nascido no contexto do neoliberalismo que marcou o final do século XX.

Gabarito: Errado

No que se refere aos sistemas político-econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa, julgue os itens a seguir.

101. A nova rota da seda constitui um ambicioso projeto de integração da China em relação a países asiáticos, africanos e europeus, com investimentos na ordem de um trilhão de dólares para angariar novos parceiros econômicos e confrontar a hegemonia dos Estados Unidos da América.

Gabarito: Certo

102. A proteção dada pela China à Coreia do Norte tem relação direta com o alinhamento geopolítico e militar que a porção sul da península coreana tem com os Estados Unidos da América, que mantêm grandes bases e contingentes militares na Coreia do Sul, e busca evitar a hegemonia americana na região.

Gabarito: Certo

103. A manutenção da liderança econômica e militar da China depende do controle da população, o que levou o governo do país a reforçar a política do filho único instituída desde a Revolução Cultural.

Gabarito: Errado

104. Neo-eurasianismo é um termo empregado para se referir à ação da Rússia nas nações do antigo bloco soviético, bem como naquelas que estão no seu entorno e são estratégias para seu projeto de poder.

Gabarito: Certo

A ilustração precedente remete ao processo de retirada do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

105. O resultado do plebiscito sobre o Brexit representou a vontade de todas as nações integrantes do Reino Unido, cujas populações receavam o aumento crescente de imigrantes no Reino Unido, decorrente da instituição de normas de migração pouco restritivas pelos países integrantes da União Europeia.

Gabarito: Errado

106. O voto a favor do Brexit foi majoritário nas grandes cidades e nas regiões mais ricas do Reino Unido, que se consideram ameaçadas pela competição de outras nações do bloco.

Gabarito: Errado

107. As medidas protecionistas dos países integrantes da União Europeia foram o principal motivo para que o governo conservador do Reino Unido propusesse o Brexit.

Gabarito: Errado

108. O Brexit decorre da aplicação do artigo n.° 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece regras para os países que desejarem deixar a União Europeia.

Gabarito: Certo

A charge precedente remete a recente crise entre o Qatar e seus vizinhos no Oriente Médio. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.

109. O Qatar hospeda dez mil soldados americanos e abriga a sede do comando central dos militares americanos no Oriente Médio.

Gabarito: Certo

110. O fechamento da única fronteira terrestre do país, com a Arábia Saudita, impediu o tráfego de mercadorias e resultou na escassez de alimentos, que tiveram de ser transportados por via aérea.

Gabarito: Certo

111. No centro da referida crise está a relação entre Israel e Qatar, país oponente da Arábia Saudita em diversos conflitos, a exemplo das guerras do Iraque da Síria.

Gabarito: Errado

112. A crise se iniciou após uma visita do atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, a países vizinhos do Qatar, quando o presidente criticou o emirado por oferecer apoio ao Irã, país que é visto pelo governo norte-americano como um Estado que fomenta o terrorismo.

GabaritoCerto

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de megacidades no mundo aumentou de quatorze, em 1995, para vinte e nove, em 2015. Com relação a esse fenômeno de urbanização da sociedade contemporânea, julgue os itens a seguir.

113. O conceito de megacidade coincide com o de cidade global.

Gabarito: Errado

114. Denominam-se megacidades as áreas urbanas com população superior a dez milhões de habitantes.

Gabarito: Certo

115. A maior parte das megacidades está localizada em países desenvolvidos, que possuem altos índices de urbanização.

Gabarito: Errado

116. Os problemas de saúde física e mental decorrentes da vida nas megacidades levou ao surgimento da área do conhecimento denominada neuro-urbanismo.

Gabarito: Certo

No que se refere às dinâmicas política e econômicas do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e de outros blocos econômicos, julgue os itens subsequentes.

117. Nos últimos anos o Paraguai vem atraindo indústrias brasileiras por intermédio da Lei das Maquilas, em um processo semelhante ao ocorrido no México, quando da formação do NAFTA.

Gabarito: Certo

118. A dimensão política do bloco inclui o Parlamento do Mercosul (PARLASUL), criado em 2005 como órgão de representação dos povos do MERCOSUL, cuja sede é rotativa, assim como a presidência do bloco.

Gabarito: Errado

119. A maior parte das mercadorias fabricadas nos países-membros do bloco pode ser comercializada internamente sem tarifa de importação; para diversos itens, as tarifas externas são padronizadas.

Gabarito: Certo

120. O Brasil é o maior contribuinte do Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), que entrou em operação em janeiro de 2007 com a aprovação dos primeiros projetos a serem financiados com recursos comunitários para fomentar a consolidação do processo de integração.

Gabarito: Certo

**********

Sucesso no concurso!

Profs. Leandro Signori e Sérgio Henrique

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.