Artigo

Ciclo de Estudos – Dicas de como montar o seu!!

Fala, pessoal!?! Tudo bem?! Como estão os estudos por aí?!

Logo que iniciamos nossa jornada no universo dos concursos públicos, ouvimos falar sobre o tal ciclo de estudos…

O ciclo de estudos será, na realidade, a concretização do nosso planejamento. Mas, mesmo com sua extrema importância, há muitas dúvidas a respeito deste assunto!

Afinal, como estudar através dos ciclos?! Como montar o seu ciclo?! Como fazer a manutenção do ciclo?!

Postei um vídeo no YouTube falando um pouquinho sobre o que precisa ser levado em consideração para montar um ciclo de estudos.

Corre lá para dar uma conferida nas dicas!

Bons estudos e arrebentem!

Abraços!

Silvana Diniz

Auditora Fiscal do Estado de São Paulo (ICMS/SP)

Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Carlos! Tudo bem?! Vamos lá: 1) As matérias já estudadas anteriormente podem sim ser consideradas como concluídas. O interessante neste momento é você focar nos exercícios da ESAF. Assim você irá conhecer o padrão da sua prova... Com base nos exercícios (questões erradas, questões que você não lembra o assunto, questões que você não se sente seguro), você vai perceber as partes da teoria que precisam ser estudadas novamente. Então, a revisão da teoria será bem direcionada. Para área fiscal, podemos considerar que um aproveitamento acima de 80% nos exercícios já está ok!! 2) A decisão sobre conciliar estudos e mudar o foco é sempre complicada. Sendo bem prática: ao adicionar disciplinas do TCE-SP, inevitavelmente sobre prejudicará sua preparação para AFR. Porém, como não temos notícias sobre editais da área fiscal, muitas pessoas que estudam para o fisco irão encarar o TCE-SP (mas neste caso, dando uma pausa com as disciplinas exclusivas do fisco, fazendo um ciclo focado 100% no TCE). Espero que tenha conseguido ajudar! Boa sorte e bons estudos! Abs
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:49
  • Tiago, tudo bem?! Na minha opinião, essa escolha é muito pessoal. Não há nenhum estudo/pesquisa que mostre rendimentos maiores ao seguir uma forma específica. Então acho que é o caso de você verificar o que funciona melhor para você! Abs
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:33
  • Olá, Victor! Como vai?! A estratégia depende muito do seu nível de preparação. Mas em 3 turnos por dia, dá pra colocar no ciclo mais disciplinas... Do contrário, ficará uma carga horário muito grande para cada disciplina, o que prejudica a concentração e o rendimento. Abs
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:28
  • Olá, Camilo! Tudo bem?! Acredito que a melhor forma de organização seja usando como base a carga horária estipulada para aquela disciplina. Então, por ex., se você estipulou 1:30 para Dir Constitucional, começou vendo Princípios e matou isso em 1:00, pode tocar para novos conteúdos!!! Se você toma por base o conteúdo específico, corre o risco de ficar mto tempo na mesma disciplina, querendo finalizar o conteúdo... E isso acaba prejudicando o rendimento.
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:25
  • Olá, José! Tudo bem?! Acho que quando estamos estudando a disciplina pela primeira vez, o momento da resolução de exercícios deve ser logo após a teoria (seguindo a sequencia normal da aula). Agora, no caso de disciplinas já concluídas, pode partir para resolução de questões... e aí os exercícios irão mostrar qual parte da teoria ainda precisa ser melhor estudada. Boa sorte e bons estudos! Abs
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:21
  • Jerônimo, tudo bem?! Vou gravar um vídeo contando um pouco sobre minha trajetória e tudo que eu fiz... Bastante gente tem pedido! Obrigada a você! Abs
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:16
  • Oi, Thiago! Tudo bem?! Eu prefiro quando o ciclo determina exatamente as disciplinas, no dia específico. Quando não há isso, acho que as chances de procrastinarmos aumenta. Se você tem uma meta certa no dia, não a cumpre e ela "fica pra trás", isso acaba gerando um desconforto, uma cobrança... que é mto positivo para mantermos a disciplina e foco!
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:14
  • Estudar por pdf ou imprimir material?
    Tiago em 15/09/17 às 19:02
  • Por mais vídeos assim, Silvana. Continue postando sempre =)
    Mônica em 15/09/17 às 13:07
  • Silvana, Assisti o seu post sobre plano de estudos, gostei muito de sua medodologia. Estou estudando para concursos a 1,5 anos e somente agora creio que estou efetuar um trabalho consistente na preparação para concursos. Aprendi a montar um ciclo de estudo depois de muita luta e pesquisa... Infelizmente, nos estudos passados (INSS / TRE-SP) não efetuei revisão sistemática, fiz poucos exercícios e o meu aproveitamento não foi o suficiente para aprovação final. Sou aluno do Estratégia atualmente para curso da receita "AFRFB". Tenho basicamente duas dúvidas no momento: a) As matérias estudadas para concursos anteriores (para bancas diferentes: FCC e CESP), podem ser consideradas como estudadas para o curso de AFRFB, fazendo apenas revisões dos principais pontos ou é melhor reestudá-las como se fosse a 1ª vez (ex: Const / Adm / Port / AFO, etc). Como medir este aproveitamento para não interferir no aproveitamento dos estudos. b) Hoje o meu novo ciclo de estudo para AFRFB é composto por 8 matérias (Introd. à Contab. / Português / D.Const. / D.Adm. / Adm. Pública / RLQ / D.Trib / Inglês) com um objetivo semanal de 40 a 45 horas de estudo (média 7h/dia). Sou de SP e conforme inform. do Estratégia está para sair o edital do TCE-SP para os cargos de Agente de Fiscalização Financeira. Você acha que viável adicionar disciplinas do TCE-SP no meu atual ciclos de estudos sem comprometer os estudos para a preparação da ARF? Nota: 1) Sou aposentado (engenheiro) com 58 anos de idade, mas sinto que ainda tenho muito gás e força produtiva para contribuir com nossa sociedade. Você pode ajudar-me com sua experiência na orientação de alunos para concurso? Infelizmente, no momento não é possível adquirir um consultor para direcionar melhor os corretos procedimentos de estudos. 2) Por razões familiares/pessoais, tenho restringido meus estudos para concursos do Estado de São Paulo, exceto a preparação da ARF que possui abrangência nacional. Se possível, aguardo seus comentários e sugestões. Muito obrigado.
    Carlos Souza em 15/09/17 às 11:42
  • A 45 dias de uma prova é aconselhável estudar os três turnos do dia? E a cada turno uma matéria diferente, ou seja, 3 por dia...
    Victor em 15/09/17 às 00:34
  • Boa Noite, sobre a organização do ciclo de estudos, o melhor é dividir somente a matéria ou o conteúdo específico dentro dela no planejamento. Ex: Dto Constitucional - Princípios. Excelente Vídeo, me ajudará bastante.
    CAMILO em 14/09/17 às 20:37
  • Legal Silvana, ótimas dicas! Dicas estas também passadas pelo prof. Ricardo Vale no video apresentação do meu preparatório. :)
    Francis Rodrigues em 14/09/17 às 18:13
  • Olá, Silvana Pretendo montar um ciclo para tribunais eleitorais ( técnico judiciário) e não há muitas matérias diferente como pra auditor. O que vc acha de intercalar os estudos entre as disciplinas com resolução de questões, tipo meia hora de questões entre uma disciplina e outra.
    JOSE HAMILTON SILVA em 14/09/17 às 16:33
  • Obrigada pelas dicas!
    Thais em 14/09/17 às 15:33
  • Boa tarde, Silvana. Quantas horas líquidas você estudava por dia? Vc folgava em algum dia da semana? Vc fazia mapas mentais ou resumos? Parabéns pelo canal e obrigado pela ajuda.
    Jeronimo Borges em 14/09/17 às 15:13
  • Silvana Boa tarde, Vi no seu vídeo que comentou que se eu perder um dia do meu ciclo, eu posso passar para outro e deixar essa aula pra trás...Mas em outros vídeos de outras pessoas, eles falam que o melhor ciclo é aquele que você não estipula dias para as aulas, e sim, uma próxima aula, independente do dia, por exemplo: Tenho duas horas na segunda e duas horas na terça, mas ocorreu um imprevisto e não pude assistir a aula de português na segunda, assisto ela na terça, e assim por diante, até fechar o ciclo de matérias e não de dias. Assim não deixo nenhuma aula para trás. O que você acha?
    Thiago Fabrizio Barbosa Gomes em 14/09/17 às 13:02
  • Bom dia. Gostei de suas dicas. Abraço.
    JOSE GUILHERME em 14/09/17 às 10:46