Artigo

“Capciosas de Administração” – Questão comentada 2

(VUNESP – Analista Judiciário (TJ PA)/Administrativa/2014)

Nas etapas do processo de DO,

a) a avaliação e o acompanhamento antecedem o planejamento da ação e a solução do problema.

b) a retroação de dados e confrontação ocorre depois do desenvolvimento intergrupal.

c) o desenvolvimento intergrupal antecede a decisão da empresa de utilizar DO e a seleção do consultor.

d) o desenvolvimento de equipes ocorre depois da avaliação e do acompanhamento.

e) o diagnóstico das necessidades pela direção e pelo consultor antecede a obtenção dos dados apropriados.

Comentário:

Diversos autores descreveram e descrevem o processo de Desenvolvimento Organizacional. No entanto, a questão toma por base a proposta elaborada por Kotler (1978)[1]. Vamos a ela!

De acordo com o autor, o DO é constituído por oito etapas distintas:

  • Etapa 1 (decisão da empresa em utilizar o DO): consiste na conscientização e decisão da alta administração pela utilização da abordagem do DO.
  • Etapa 2 (diagnóstico das necessidades organizacionais pela direção e pelo consultor): compreende a identificação dos problemas organizacionais que serão submetidos ao processo de DO.
  • Etapa 3 (coleta dos dados necessários): refere-se ao processo de coleta e obtenção dos dados apropriados para a solução dos problemas organizacionais.
  • Etapa 4 (retroação de dados e confrontação): consiste na retroação dos dados coletados e realização de reuniões de confrontação entre grupos de trabalho.
  • Etapa 5 (planejamento da ação e solução do problema): refere-se ao desenvolvimento de planos de ação pelos grupos de trabalho visando solucionar os problemas organizacionais.
  • Etapa 6 (desenvolvimento de equipes): trata-se do desenvolvimento de equipes de trabalho para a análise mais aprofundada e detalhada dos problemas organizacionais.
  • Etapa 7 (desenvolvimento intergrupal): realização de reuniões de confrontação entre as equipes de trabalho visando o desenvolvimento intergrupal.
  • Etapa 8 (avaliação e acompanhamento): refere-se à avaliação e acompanhamento dos resultados por parte do consultor.

Vamos traduzir isso em um esquema, para facilitar:

Agora, vejamos as alternativas:

a) a avaliação e o acompanhamento (ETAPA 8) antecedem o planejamento da ação e a solução do problema (ETAPA 5). 8 antecede 5? Não!

b) a retroação de dados e confrontação (ETAPA 4) ocorre depois do desenvolvimento intergrupal (ETAPA 7). 4 ocorre depois de 7? Não!

c) o desenvolvimento intergrupal (ETAPA 7) antecede a decisão da empresa de utilizar DO e a seleção do consultor (ETAPA 1). 7 antecede 1? Nunca!

d) o desenvolvimento de equipes (ETAPA 6) ocorre depois da avaliação e do acompanhamento (ETAPA 8). 6 ocorre depois de 8? Jamais!

e) o diagnóstico das necessidades pela direção e pelo consultor (ETAPA 2) antecede a obtenção dos dados apropriados (ETAPA 3). 2 antecede 3? Com certeza!

GABARITO: E.


[1] KOTTER, J. P.. Organization Dynamics: diagnosis and intervention. Reading Mass, Addison-Wesley, 1978.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.