Artigo

BRDE – Raciocínio Lógico – Comentários e possíveis RECURSOS

Olá Pessoal!!!

 

No último domingo foi realizado o concurso do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. Infelizmente a banca FUNDATEC não observou o edital no momento de elaborar a prova, já que de 8 questões cobradas em Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo, pelo menos duas delas cobraram assuntos não previstos para essa prova, ou seja, 25% das questões estavam fora do edital. Segue o edital:

 

a) Lógica Formal; b) Lógica de Argumentação; c) Lógica Quantitativa; d) Diagramas Lógicos; e) Sequências e Séries; f) Teoria dos Conjuntos; g) Análise Combinatória; h) Probabilidade; i) Funções; j) Álgebra linear: matrizes determinantes e sistemas lineares; k) Trigonometria; l) Razão e proporção: divisão proporcional; m) Regra de três simples e composta; n) Porcentagem.

 

Tivemos duas questões (38 e 40) em que o assunto cobrado foi Geometria (Espacial e Plana). Não entendo que seja possível enquadrar Geometria como "Lógica Quantitativa", pois se fosse assim, não precisava descrever os outros assuntos, como Análise Combinatória, Teoria dos Conjuntos, Regra de Três, etc.., já que eles também estariam contemplados em Lógica Quantitativa. Por outro lado, tivemos vários assuntos do edital que não foram abordados na prova, como Trigonometria, Análise Combinatória, Probabilidade, Regra de Três, Diagramas Lógicos, Teoria dos Conjuntos, Sequências e Séries e a Lógica Formal. Se não houve má-fé por parte da banca, no mínimo houve uma desorganização no momento de selecionar as questões.

 

Houve ainda uma questão (37) em que foi exigido o conhecimento de mistura de cores primárias. Tudo bem que a maioria das pessoas pode possuir esse conhecimento, mas não era possível resolver a questão sem saber isso.

 

Além disso tudo, tivemos mais duas questões com problemas (42 e 43), que no meu ponto de vista também podem ser questionadas. A questão 42 não foi clara ao citar um conflito existente na festa. Mesmo partindo do que a banca considerou como resposta da questão, ainda assim não dá para chegar ao resultado pretendido (não é possível concluir que Pedro seja pai de Paulo). Já a questão 43 não permite que encontremos a função, pois também nos falta informação. A princípio, considerando que o gráfico relaciona a área a ser replantada com o tempo, considerando o instante zero, deveríamos ter o gráfico tocando a origem (0, 0), já que é de se esperar não ser necessário replantar nada quando não há tempo necessário a para recuperação (uma área que não tenha sido mexida). Porém, não é isso que o gráfico indica. Além disso, não dá para saber se temos uma função quadrática ou uma função exponencial (ou outro tipo, seja ele qual for). Ou seja, me parece haver problema nessa questão também.

 

Mais um comentário relevante é que as duas questões de Geometria também me parecem equuivocadas, mesmo desconsiderando que estão fora do edital. Na 38 há uma comparação entre quantidade de pontos da superfície externa de uma esfera e a quantidade de pontos de um quadrado. Com as informações da questão é possível perceber facilmente que a área do quadrado é muito maior que a área da espera, mas mesmo assim foi dito que a superfície da espera possui mais pontos que a superfície do quadrado. Já na questão 40, temos duas respostas possíveis, tanto a letra A quanto a letra C, já que é possivel o valor da área ser maior que o do perímetro (por exemplo, para um cordão 80 unidades de comprimento), mas também é possível o valor da área ser menor que o do perímetro (por exemplo, para um cordão 8 unidades de comprimento). No primeiro caso, usando a própria figura da questão, teremos uma área de 10 x 30 = 300 e um perímetro de 80, e no segundo caso, teremos uma área  de 1 x 3 = 3 e um perímetro de 8. O problema da questão é querer comparar medidas de dimensões diferentes, o que permite termos essas duas situações.

 

Resumindo a história, achei de uma infelicidade sem tamnho o que esta banca FUNDATEC fez com os candidatos a um cargo do BRDE. Depois de meses de estudo ela apresentou uma prova com 8 questões onde pelo menos 5 delas são questionáveis (para não usar um termo pior). Sinto muito pelos meus alunos, que se dedicaram bastante num periodo de férias para a maioria da população, para chegar na prova e encontrar isso.

 

De qualquer forma, é recorrer pelo menos dessas questões e torcer para que o restante da prova possa compensar o deslize da banca em Raciocínio Lógico.

 

Um abraço e boa sorte!

 

Marcos Piñon

Periscope: @rl50webs

Facebook: http://www.facebook.com/profmarcospinon/

Cursos online:  http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/marcos-pinon-2100/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.