Artigo

BASA – provas comentadas de Atualidades

BASA – provas comentadas de Atualidades

Olá, Caros Alunos,

Seguem os meus comentários as provas de Técnico Bancário e de Técnico Científico do BASA. Concordo com o gabarito preliminar da Cesgranrio. Não vejo possibilidade de recursos.

Os tópicos cobrados nas questões foram amplamente trabalhados em nosso curso de Atualidades, nas retrospectivas de Atualidades e nos simulados de Atualidades.

Façam os nossos simulados de Atualidade. É garantia de um bom desempenho nas provas da disciplina!

Mais uma prova em que botamos para torrar!!!

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

Técnico Bancário

16 Considere o texto a seguir sobre a conjuntura na Síria.

Khalid, de 47 anos, aponta com dor o seu único rim, com apenas 70% de função. Ele está escondido em uma vala no meio do mato, junto com outros três sírios, Kassem, Nassir e Abdelrahman. Esta é a parte polonesa da floresta de Bialowieza, compartilhada com Belarus, uma área frondosa de 150.000 hectares que se tornou o corredor de passagem predileto para milhares de migrantes sírios que atravessam ilegalmente a fronteira entre os dois países nas últimas semanas. Os quatro procedem de Damasco, em seu quinto dia de caminhada pela floresta, tentando se guiar com o GPS do celular para ir na direção dos Países Baixos e Alemanha.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-11-17/quatro-sirios-escondidos-em-uma-vala-na-floresta-da-polonia-tudo-o-que-eu-quero-e-chegar-a-alemanha.html. Acesso em: 20 nov. 2021. Adaptado.

Os quatro migrantes escapam de seu país de origem devido ao seguinte fator conjuntural:

(A) um movimento separatista que ataca os muçulmanos.

(B) um acordo de paz que foi rompido com a União Europeia.

(C) uma intervenção militar estrangeira que decretou estado de sítio.

(D) uma revolução religiosa que expulsou os islâmicos do país.

(E) uma guerra civil que se prolonga no país há dez anos.

COMENTÁRIOS:

Os quatro migrantes são originários da Síria, conforme mencionado pelo enunciado. O país vive uma situação de guerra civil que já se prolonga por mais de dez anos. O conflito começou como um levante pacífico contra o regime do presidente Bashar al-Assad, em março de 2011.

Por causa da guerra, mais de 5 milhões de pessoas tiveram que fugir do país – são os refugiados. Os refugiados foram principalmente para a Turquia, o Líbano e a Jordânia. Uma menor parcela busca refúgio na Europa, o que tem pressionado o bloco no debate de como acolher esses refugiados.

Belarus é um país vizinho da Polônia, da Ucrânia e da Rússia. É um grande aliado da Rússia, sendo governada por Aleksandr Lukashenko, desde 1994, que é considerado o último ditador da Europa. O episódio mencionado na questão decorreu de Belarus estar incentivando que migrantes viessem de países em conflito da Ásia para ingressarem na União Europeia de forma irregular. O objetivo era o de gerar tensão sobre este tema delicado no bloco europeu, resistente em receber migrantes de países pobres e não europeus.

Gabarito: E.

17 Considere o texto sobre a ação governamental no Brasil.

De acordo com o decreto do poder executivo federal, de 8 de novembro de 2021, institui-se um novo programa de assistência social que compete ao Ministério da Cidadania coordenar, gerir e operacionalizar, além de gerir os benefícios do programa; supervisionar o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades, em conjunto com os Ministérios setoriais e os demais entes federativos; acompanhar e fiscalizar a execução do programa, para a qual poderá utilizar mecanismos de articulação intersetorial; regulamentar e implementar as ações de apoio financeiro à qualidade da gestão e da execução descentralizada do programa.

Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.852-de-8-de-novembro-de-2021-357706502. Acesso em: 20 nov. 2021. Adaptado.

O programa assistencial referido no decreto é denominado

(A) PROUNI

(B) Auxílio Brasil

(C) Bolsa Família

(D) Cheque Cidadão

(E) Auxílio Emergencial

COMENTÁRIOS:

O programa assistencial referido é o Auxílio Brasil. O programa foi instituído por meio da Medida Provisória nº 1.061, de 9 de agosto de 2021, que também pôs fim ao Bolsa Família. Dessa forma, o Auxílio Brasil foi considerado um substituto do Bolsa Família.

Inicialmente, o Auxílio Brasil pagará o mesmo valor médio do programa anterior, mas corrigido pela inflação. Segundo o governo, a ideia é de que o programa amplie o número de beneficiários e que o valor mensal seja de, no mínimo R$ 400, a serem pagos até o final de 2022. Os beneficiários do Programa Bolsa Família irão fazer parte do Auxílio Brasil automaticamente, não sendo necessário se cadastrar novamente.

Gabarito: B.

18 Considere o texto sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

O Brasil atingiu a marca de mais de 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas desde o início da campanha de vacinação, informou hoje (19 de novembro) o Ministério da Saúde (MS). Até o momento, 157,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose e 129,8 milhões tomaram as duas doses ou a dose única da vacina, o que representa que 73,3% da população-alvo completou o ciclo vacinal.

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 20 nov. 2021. Adaptado.

Com o objetivo de fortalecer a imunização da população contra a Covid-19, o governo liberou, em novembro de 2021, a terceira dose ou dose de reforço para o seguinte segmento:

(A) crianças entre 0 e 7 anos de idade

(B) adolescentes até 16 anos de idade

(C) adultos acima de 18 anos de idade

(D) adolescentes até 18 anos de idade

(E) crianças entre 7 e 14 anos de idade

COMENTÁRIOS:

Em novembro de 2021, o Ministério da Saúde liberou a terceira dose para todos adultos acima de 18 anos de idade. Além de ampliar a terceira dose para toda a população adulta. O ministério mudou o intervalo para o reforço: de seis meses, passaram para cinco meses.
Até esse momento, só era indicado para indivíduos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos (pessoas com problemas no sistema imunológico).

Gabarito: C.

19 Considere o texto sobre a Academia Brasileira de Letras.

Fundada em 20 de julho de 1897, a Academia Brasileira de Letras (ABL) é notícia, quando um de seus membros morre, e a cadeira que ocupava se torna alvo da cobiça de aspirantes a um novo membro. Historicamente, as candidaturas femininas foram rejeitadas. Rachel de Queiroz (1910-2003) foi a primeira mulher a se tornar uma das “imortais” em 1977. Em 2021, uma mulher se tornou a mais nova membra da ABL. Em novembro de 2021, a ABL admitiu como nova membra a

(A) escritora Zélia Gattai

(B) atriz Nathália Timberg

(C) escritora Nélida Piñon

(D) atriz Fernanda Montenegro

(E) escritora Conceição Evaristo

COMENTÁRIOS:

Em novembro de 2021, a atriz Fernanda Montenegro foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. Aos 92 anos, ela se tornou a primeira mulher a assumir a cadeira 17 sucedendo o diplomata Affonso Arinos de Melo Franco, que faleceu em 2020.
Também no mês de novembro de 2021, o cantor Gilberto Gil foi eleito para participar da Academia Brasileira de Letras.

Gabarito: D.

20 Considere o texto a seguir sobre a estiagem no Pantanal mato-grossense.

No Centro-Oeste do Brasil, o Pantanal enfrenta o agravamento da maior seca em mais de 50 anos. A vala com água barrenta na beira da estrada foi onde a onça conseguiu matar a sede. Eronilde tem fazenda no Pantanal há três décadas. Nunca enfrentou tanto tempo de estiagem. Já são três anos sem enchente. “Temos que torcer para vir uma chuva para nós porque está difícil a situação aqui, imagina se seca isso aí, o tanto de jacaré morto”, diz a pecuarista.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 20 nov. 2021.

Em 2021, nesse contexto ambiental, o rio afetado pelos efeitos da seca é o

(A) Paraguai

(B) Paraná

(C) Araguaia

(D) Parnaíba

(E) Tocantins

COMENTÁRIOS:

O rio afetado pelos efeitos da seca é o Paraguai, que passou por uma de suas piores secas da história. Concomitantemente, a área queimada na região tem atingido um de seus maiores índices históricos, o que tem sido apontado como um dos principais fatores da seca.

O rio Paraguai nasce no Mato Grosso, atravessa brevemente a Bolívia, o Paraguai e deságua no rio Paraná, que por sua vez desemboca no Oceano Atlântico. É o principal curso d’água da região do Pantanal e do Paraguai, que tem sofrido muitos prejuízos econômicos com a escassez do rio. No Brasil, o estado mais afetado com essa seca foi o Mato Grosso.

O rio Paraguai é uma importante via de escoamento de commodities, principalmente o minério de ferro.

A seca em questão decorreu do que ficou conhecido como a crise hídrica ocorrida em 2021.

Gabarito: A.

Técnico Científico

26 A vacinação contra Covid-19 no Brasil foi iniciada no dia 17 de janeiro de 2021, quando o país já contava 210 mil mortos pela doença. Os primeiros seis milhões de doses foram da vacina CoronaVac, importadas pelo Instituto Butantan, em uma colaboração com a empresa chinesa Sinovac Biotech. Em 2021, a vacinação contra Covid-19 no Brasil sucedeu do seguinte modo:

(A) no primeiro semestre, toda a população adulta estava vacinada com as duas doses.

(B) no primeiro semestre, foi iniciada a vacinação com a terceira dose para a população idosa.

(C) no segundo semestre, mais de 60% da população estava vacinada com as duas doses.

(D) no segundo semestre, toda a população estava imunizada com a vacina de dose única.

(E) no segundo semestre, 60% das crianças menores de 12 anos estavam imunizadas com a vacina de dose única.

COMENTÁRIOS:

Uma questão com afirmativas muito pontuais, que vão bem no detalhe do panorama vacinal brasileiro em 2021. Contudo, possuindo uma visão geral do processo de vacinação, era possível ir eliminando alternativas e resolvê-la.

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil foi iniciada em janeiro. No primeiro semestre, progrediu lentamente no país, pois a oferta de doses era menor. No segundo semestre, a vacinação se acelerou, com o aumento da oferta de doses e uma maior adesão da população.

a) Incorreto. Quando a questão menciona toda a população adulta, está se referindo à 100% da população adulta vacinada. Atingir 100% da população vacinada, seja com uma ou duas doses, é um número que irá demorar para ser alcançado, e dificilmente será alcançado – embora seja realisticamente possível fornecer doses para toda a população, há pessoas que ainda resistem em tomar a vacina.
Dessa forma, em nenhum momento de 2021, toda a população adulta estava com as duas doses. Ao final de 2021, cerca de 80% da população adulta estava vacinada com as duas doses.

b) Incorreto. A vacinação com terceira dose para a população idosa foi liberada, pelo Ministério da Saúde, em agosto de 2021, e se iniciou em setembro de 2021. Portanto, ocorreu no segundo semestre de 2021.

c) Correto. No mês de novembro, o Brasil atingiu o marco de 60% da população totalmente imunizada contra a Covid-19, com as duas doses. Portanto, foi no segundo semestre de 2021.

d) Incorreto. A vacina de dose única, mencionada pela alternativa, é a vacina da Janssen. Quando a alternativa afirma que “toda a população estava imunizada com a vacina de dose única”, está dizendo que toda a população se imunizou com essa vacina. Essa não é a única vacina que está sendo utilizada no Brasil. Portanto, não há como toda a população se imunizar com ela.

e) Incorreto. Mesmo erro lógico da alternativa anterior. Dentre as vacinas que estão sendo utilizadas no Brasil, a Janssen é a menos utilizada. Dessa forma, não há como 60% das crianças menores de 12 anos estarem imunizadas com essa vacina.

Gabarito: C.

27 Considere o texto a seguir, acerca de um prêmio literário brasileiro.

Em 2020, ocorreu a última edição do Prêmio Jabuti, no qual as melhores produções literárias brasileiras são laureadas, em diversas categorias, tais como conto, crônica, poesia, romance, história em quadrinhos, biografia e ciências humanas, entre outras.

Disponível em: https://www.premiojabuti.com.br. Acesso em: 20 nov. 2021. Adaptado.

Na categoria literária das Ciências Humanas, foi premiado o livro “Pequeno Manual Antirracista”, da autoria de

(A) Nélida Piñon

(B) Djamila Ribeiro

(C) Marina Colassanti

(D) Conceição Evaristo

(E) Heloísa Buarque de Hollanda

COMENTÁRIOS:

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

No ano de 2020, quem levou o prêmio na categoria “Ciências Humanas” foi o “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro. Na obra, a filósofa defende que o racismo é um desafio para toda a sociedade brasileira devido ao passado escravocrata que o país possui.

A principal categoria do Prêmio Jabuti, o livro do ano, ficou para o livro de poesia “Solo para vilarejo”, da autora Cida Pedrosa.

Gabarito: B.

28 Considere o texto a seguir sobre a COP26.

Na avaliação do chefe da ONU, António Guterres, os compromissos firmados até o momento em Glasgow são “encorajadores”, mas a lacuna nas emissões continua “sendo uma enorme ameaça”. Ele anunciou que irá estabelecer “um Grupo de Especialistas de Alto-Nível para propor padrões claros de medição e análise dos compromissos sobre net zero (zero emissões líquidas de gases)”, sendo que uma série de recomendações será apresentada no próximo ano.

Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/11/1770162. Acesso em: 20 nov. 2021.

A avaliação de Guterres sobre medição, emissões e recomendações diz respeito diretamente ao seguinte tema:

(A) Mudança climática global

(B) Flexibilização da produção

(C) Financeirização da economia

(D) Fluxo migratório internacional

(E) Tecnologia de Informação e Comunicação

COMENTÁRIOS:

A COP26 é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, realizada em Glasgow, na Escócia.

A COP é a maior cúpula de debates e tomada de ações para o enfrentamento das mudanças climáticas e de seus efeitos no mundo, onde se busca adotar atitudes em conjunto para diminuir as emissões dos gases de efeito estufa.

Portanto, a avaliação de Guterres sobre a COP26 diz respeito, diretamente, ao tema da mudança climática global.

Gabarito: A.

29 Considere o texto a seguir sobre os talibãs.

Duas décadas depois de serem expulsos do poder pelos Estados Unidos, os fundamentalistas voltaram ao comando do país, deflagrando uma série de problemas de segurança, principalmente para os Estados vizinhos. A Rússia vai convidar os talibãs para negociações internacionais em Moscou, em 20 de outubro – anunciou o enviado do Kremlin, Zamir Kabulov. Ao ser questionado pelos jornalistas sobre se o Talibã seria convidado para a reunião, que terá representantes de China, Irã, Paquistão e Índia, Kabulov, respondeu “sim”. Não especificou quem, do governo talibã, seria convidado. Esta conferência internacional acontece na sequência de uma cúpula extraordinária do G20, em 12 de outubro de 2021.

Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 20 nov. 2021.

Nos conflitos geopolíticos atuais, os talibãs são um grupo originariamente atuante no

(A) Irã

(B) Iêmen

(C) Iraque

(D) Paquistão

(E) Afeganistão

COMENTÁRIOS:

O Talibã é um grupo originariamente atuante no Afeganistão. É uma milícia islâmica fundamentalista, da vertente sunita. A milícia chegou ao poder no país em 1996, mas foi deposta em 2001, quando os Estados Unidos invadiram o país, e asseguraram o novo governo mantendo um forte contingente militar no país.

Em 2020, após 19 anos de conflito armado, os EUA (governo Donald Trump) e o Talibã assinaram um acordo de paz em Doha, no Catar, que estabeleceu a retirada progressiva das tropas norte-americanas do país.

À medida que as tropas estrangeiras foram deixando o Afeganistão, o Talibã foi avançando. Em poucos meses, conquistou grande parte do território afegão. No dia 15 de agosto de 2021, chegou na capital, Cabul, e retomou o poder no país.

Gabarito: E.

30 Considere o texto a seguir sobre a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Fundada em 20 de julho de 1897, a ABL sempre vira notícia, quando um de seus membros morre, e a cadeira que ocupava se torna alvo da cobiça de aspirantes a “imortais”. Em 2021, não apenas uma, mas cinco delas são disputadas por 15 candidatos – há desde atriz, cantor e advogado até médico, economista e representante indígena.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 20 nov. 2021. Adaptado.

Em novembro de 2021, o novo membro eleito para ocupar uma cadeira na ABL foi o cantor e compositor

(A) Ivan Lins

(B) Gilberto Gil

(C) Chico Buarque

(D) Caetano Veloso

(E) Milton Nascimento

COMENTÁRIOS:

Em novembro de 2021, o cantor e compositor Gilberto Gil foi eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele sucedeu o ocupante anterior da cadeira, o jornalista Murilo Melo Filho, que faleceu em 2020.

No mês de novembro de 2021, a atriz Fernanda Montenegro também foi eleita para a ABL.

Gabarito: B.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.