Artigo

Atualidades – comentários à prova de GCM – Ferraz de Vasconcelos – Vunesp

Olá pessoal,

Seguem os meus comentários à prova de Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos. A prova foi aplicada em 25/10/2020.

Foram cinco questões bem ao estilo da banca Vunesp em Atualidades.

O Luís Fernando, meu aluno, que me enviou a prova, gabaritou Atualidades. Todas os fatos cobrados nas questões estavam nos meus materiais. E ele seguiu as minhas orientações de como estudar Atualidades.

E você? Fez alguma prova de Atualidades ultimamente? Conte-nos como foi, nos comentários deste artigo.

Grande Abraço,

Leandro Signori

21. Um bombardeio ao aeroporto de Bagdá, no dia 2 de janeiro, matou Qassem Soleimani, um dos homens mais poderosos do país. O Pentágono confirmou que o ataque foi realizado por ordem do presidente e culpou Soleimani por mortes no Oriente Médio. No dia 7 de janeiro, o funeral do general Soleimani levou uma multidão de pessoas às ruas de Kerman.

(G1. https://cutt.ly/NfRYtdJ. Publicado em 31.01.2020. Adaptado)

O texto acima se refere às tensões militares entre

(A) Síria e Iraque.

(B) Irã e Estados Unidos.

(C) Síria e Rússia.

(D) Venezuela e Estados Unidos.

(E) Irã e Síria.

COMENTÁRIOS:

O texto se refere às tensões militares entre Irã e Estados Unidos.

Desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump adotou uma postura agressiva contra o Irã. Em 2018, retirou os EUA do acordo nuclear com o país e retomou sanções econômica em seu mais alto nível. As tensões se elevaram entre o Irã a os Estados Unidos, após a saída norte-americana do Acordo. O ano de 2019 foi de acirramento de acusações entre as partes e movimentos militares, que quase desembocam em um conflito bélico direto. Esses eventos contribuíram e culminaram com o assassinato do general Qasem Soleimani, em janeiro de 2020, por ordem de Donald Trump, em um ataque com drones perto do aeroporto da capital iraquiana, Bagdá.

O general comandava a Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, e apontado como o cérebro por trás da estratégia militar e geopolítica do país. Ele era muito próximo do aiatolá Ali Khamenei e tinha sobrevivido a diversas tentativas de assassinato nas últimas décadas.

Gabarito: B

22. Num palanque improvisado na entrada do aeroporto, o senador Cid Gomes decidiu seguir em passeata pelas principais ruas da cidade até chegar ao local onde os grevistas estavam concentrados. Ao volante de um trator, ele acelerou na direção dos grevistas e derrubou o portão principal. Depois dessa ação, houve uma sequência de tiros. Cid foi baleado. E, enquanto era socorrido, seus apoiadores atiravam pedras na direção dos grevistas, que também faziam o mesmo. O local se transformou num campo de batalha.

(Época. https://cutt.ly/TfRY09p. Publicado em 21.02.2020. Adaptado)

A notícia refere-se à greve

(A) dos petroleiros ocorrida no Rio de Janeiro.

(B) nacional das agências dos correios.

(C) dos profissionais de saúde no Rio de Janeiro.

(D) de servidores públicos no Maranhão.

(E) dos policiais militares no Ceará.

COMENTÁRIOS:

A notícia se refere à greve dos policiais militares no Ceará. Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, é senador por esse estado do nordeste. Eis a dica que estava no fragmento da notícia.

No mês de fevereiro, os policiais militares do Ceará entraram em uma greve que começou no dia 18 de fevereiro e terminou no dia 1° de março. A greve foi iniciada contra uma proposta de reajuste e reestruturação salarial feita pelo governo de Camilo Santana.

No dia 19 de fevereiro, o senador Cid Gomes tentou furar um bloqueio de policiais em greve com uma retroescavadeira, na entrada de um quartel da cidade de Sobral, e foi baleado.

Gabarito: E

23. Mais de 2,8 bilhões de animais nativos, como coalas e cangurus, foram mortos ou deslocados durante os incêndios florestais que atingiram o país entre setembro de 2019 e março de 2020. Os dados são da WWF (Fundo Mundial da Vida Selvagem para a Natureza). O número final de atingidos é cerca de três vezes maior que a estimativa original de 1,25 bilhão, feita antes que os incêndios fossem totalmente extintos. A grande maioria dos afetados é de répteis, dos quais quase 2,5 bilhões foram prejudicados, além de 180 milhões de aves, 143 milhões de mamíferos e 51 milhões de sapos.

(Uol. https://cutt.ly/RfRUY6i. Publicado em 28.07.2020. Adaptado)

Os incêndios florestais a que o texto se refere ocorreram

(A) na costa leste dos E.U.A.

(B) na França.

(C) na Austrália.

(D) na Nova Zelândia.

(E) no Reino Unido.

COMENTÁRIOS:

Os incêndios florestais ocorreram na Austrália. O fragmento da notícia da questão traz uma dica: coalas e cangurus. Eles são nativos da Austrália.

No final do ano de 2019 e início de 2020, grandes incêndios devastaram florestas na Austrália. Foi considerado por ambientalistas como um dos piores desastres para a fauna na história moderna, com a morte de bilhões de animais.

Os incêndios costumam acontecer na Austrália nesta época do ano, porém estes foram muito maiores quando comparados com os que tradicionalmente ocorrem.  A intensidade dos incêndios resultou da seca recorde de 2019: o ano foi o mais quente e seco desde o início do século 20. Além disso, outros eventos climáticos específicos contribuíram para o desastre, como o El Niño no Índico, responsável pelo aumento das temperaturas e diminuição da umidade.

O fogo na Austrália contribuiu para um dos maiores aumentos dos níveis de dióxido de carbono (CO2) registrados na atmosfera desde o início das medições, há mais de 60 anos, segundo o Departamento de Meteorologia do Reino Unido (Met Office).

Gabarito: C

24. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um tombo histórico de 9,7% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996.

(El Pais. encurtador.com.br/gm478. Publicado em 01.09.2020)

Sobre o contexto econômico atual, é correto afirmar que

(A) os setores mais afetados por essa retração econômica foram o industrial e o de serviços.

(B) tem ligação direta com a queda vertiginosa das exportações, sobretudo para a Europa.

(C) não se relaciona às medidas sanitárias e faz parte da recessão econômica que ocorre desde o ano passado.

(D) o Brasil teve o pior desempenho econômico se comparado a todos os países da América Latina.

(E) o auxílio emergencial não influenciou em nenhuma esfera os atuais resultados na economia nacional.

COMENTÁRIOS:

No segundo trimestre de o 2020, o PIB brasileiro registrou o maior tombo desde 1996. O resultado foi influenciado fortemente pelos efeitos da pandemia do coronavírus na atividade econômica e os efeitos das medidas de isolamento social. O segundo trimestre, que compreende os meses de maio, junho e julho, foram o pico da pandemia no país, quando as medidas de distanciamento e isolamento social mais foram difundidas e adotadas.

A maior queda se deu no setor industrial (-12,3%), causada pela paralisação das atividades manufatureiras. O setor de serviços foi o segundo com maior queda (-9,7%). Já o setor da agropecuária apresentou variação positiva de 0,4%. Portanto, nosso gabarito é a letra “A”. Vamos analisar o erro das demais alternativas:

b) Incorreta. Frente à pandemia de coronavírus, o comércio global diminuiu significativamente, sobretudo em relação às mercadorias industrializadas, já que grande parte das indústrias paralisaram suas atividades. Contudo, como o Brasil é um grande exportador de commodities, produtos em seu estado bruto ou pouco processados, não teve uma grande queda em suas exportações, que, inclusive, registraram alta de 1,8%, ao passo que as importações recuaram 13,2%.

c) Incorreta. O contexto econômico do segundo trimestre de 2020 se relacionou às medidas sanitárias do distanciamento e isolamento social, que paralisaram parcial ou totalmente as atividades econômicas para o enfrentamento da pandemia, sobretudo às do setor industrial e de serviços.

d) Incorreto. Apesar do desempenho ruim, o Brasil não teve o pior desempenho econômico se comparado a todos os países da América Latina. O Peru teve a pior queda, -27,2%. Outros países que também registraram queda maior foram o México (-17,1%), Colômbia (-14,9%) e Chile (-13,2%).

e) Incorreto. O auxílio emergencial influenciou os resultados. Economistas apontaram que, ainda que o benefício não tenha sido suficiente para reverter a queda de 9,7% do PIB no segundo trimestre de 2020, o tombo seria bem maior se não houvesse a transferência de renda, podendo chegar a mais de 15%.

Gabarito: A

25. Neste sábado, 13, o governo anunciou que em setembro começará a produzir grandes lotes de uma vacina contra a covid-19. “Os testes clínicos serão realizados em julho, o registro estatal em agosto e a produção começará em setembro”, disse Tatyana Golikova, vice-primeira-ministra, em entrevista coletiva. De acordo com o Kremlin, 50 soldados – 45 homens e cinco mulheres – ofereceram-se para participar dos testes clínicos. O Centro Nacional de Investigação em Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, que trabalha em cooperação com o Ministério da Defesa, será o responsável pela produção.

(Veja. https://cutt.ly/VfRIxmO. Publicado em 13.06.2020. Adaptado)

De acordo com a notícia, o anúncio sobre a produção de vacina contra a covid-19 foi feito

(A) pelos E.U.A.

(B) pela Inglaterra.

(C) pela China.

(D) pela Rússia.

(E) pela Itália.

COMENTÁRIOS:

O anúncio sobre a produção da vacina contra a covid-19 foi feito pela Rússia. A questão traz uma dica importante quando cita o Kremlin, que é um termo utilizado para se referir a casa do governo da Rússia.

A Rússia foi o primeiro país a anunciar o registro de um imunizante contra a covid-19 e a vacinação de sua população. Quando do anúncio do registro, os testes não estavam concluídos e a vacina não recebeu o respaldo internacional dos cientistas.

Gabarito: D

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado por ter reservado um tempinho para corrigir as questões. Muito bem explicadas. Gratidão! :)
    Jardel em 29/10/20 às 19:42