Artigo

Artigo de Apresentação: José de Oliveira

Fala Galera!

É um prazer enorme entrar para o time do Estratégia, time este que foi essencial para minhas aprovações.

Tudo começou durante minha graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Durante o curso, fui percebendo que não tinha o sonho de exercer aquela profissão, então fui pensando em outras possibilidades.

Por desejar uma coisa “mais certa”, comecei a pensar no serviço público. Como não tinha uma condição financeira das melhores, comecei a prestar concursos públicos para cargos que exigem apenas nível médio. Prestei concurso para a Caixa Econômica, para o Banco do Brasil, para a Assembleia Legislativa do RN, para agente administrativo da Polícia Federal e para a própria UFRN.

Assim, consegui ser aprovado e nomeado para o cargo de Técnico Administrativo da UFRN em 2014, alguns meses antes de terminar minha graduação.

Após terminá-la, comecei a pensar em concursos maiores. A partir daí, estudei várias carreiras, analisei o custo x benefício de cada cargo e decidi que queria ser Auditor Fiscal.

De início, meu estudo não foi bem direcionado. Não sabia fazer revisões periódicas; não revisava por questões; fazia resumos gigantescos à mão, o que me custou muito tempo… Então, como tinha que ser, tive um desempenho fraco em minhas primeiras provas, que foram o ISS Salvador e o ICMS Piauí.

Depois dessas provas, vi que precisava melhorar bastante. Foi quando comecei a estudar “como estudar”. Mudei muito minhas técnicas: pesquisei os melhores professores de cada disciplina, aprendi a fazer revisões periódicas (1, 7 e 30 dias), assinei um site de questões e passei a fazer resumos sintéticos e objetivos no word.

Não tinha como ser diferente: depois dessas melhorias nas técnicas de estudo, meus resultados mudaram consideravelmente. Fiz o ISS Niterói (tive um resultado bem melhor do que meus concursos anteriores). o ISS Cuiabá (cargo que ocupo atualmente), o ICMS Maranhão (concurso que fui aprovado) e o ISS Teresina (fiquei em 35 na prova objetiva, mas fui eliminado na prova discursiva).

Gosto de falar que passei o que todo concurseiro passa: estudei de forma errada; tive problemas financeiros durante minha preparação; tive que conciliar trabalho e estudo; usei materiais de baixa qualidade.

Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem: nunca desista de seus sonhos. Pode parecer clichê, mas as coisas boas só acontecem para quem faz o que tem que ser feito. Então, se você busca ser aprovado, não desista; lute o quanto precisar; faça o que a grande maioria não faz: dê o seu melhor!

“Só quando você acredita nos seus sonhos é que eles se tornam possíveis!”

Grande abraço e ótimos estudos,

José de Oliveira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.