Artigo

A antecedência na preparação faz diferença na prova

A antecedência na preparação faz a diferença na prova.

Olá, amigos e amigas. Como vocês estão?

Hoje iremos conversar sobre como a antecedência na preparação faz a diferença na hora da prova. Um estudo prévio não apenas melhora seu conhecimento sobre os conteúdos do edital, como também contribui para uma experiência de estudo mais tranquila e eficaz.

Primeiramente, vejamos os tópicos abordados:

  1. O que se pode entender como antecedência na preparação?;
  2. A construção do conhecimento;
  3. Vantagens da antecedência na preparação: a diferença no resultado final;
  4. Considerações finais.

Animados? Vamos lá!

A antecedência na preparação faz diferença na hora da prova

O que se pode entender como antecedência na preparação?

Iniciaremos este artigo explicando o que significa esse tal de “estudo com antecedência”.

Bem, estudar com antecedência para determinado concurso público significa iniciar a sua preparação com bastante tempo antes da data prevista para a prova. É o famoso estudo pré-edital, ou seja, aquele realizado antes da publicação oficial do edital.

No estudo pré-edital, os candidatos devem se preparar com base nas informações disponíveis sobre o certame anterior: quais foram as matérias cobradas, como a prova foi estruturada (quantidade de questões, diferentes pesos entre as questões…), se teve ou não fase escrita, entre outros. Com base nesses dados, será possível elaborar um planejamento de estudos eficiente.

Por outro lado, o estudo pós-edital é aquele que ocorre após a publicação oficial do edital. Apesar de não haver uma regra fixa, a maior parte dos editais costumam ser publicados com cerca de 60 a 90 dias da data da aplicação da prova.

Ora, 60 a 90 dias é um prazo muito curto para consolidar diversas matérias com conteúdo programático extenso, não é mesmo?! Ainda mais se houver uma etapa discursiva ou redacional no certame…

Desse modo, o estudante que se prepara com antecedência estará em vantagem com relação aos seus concorrentes, conforme se demonstrará a seguir.

A construção do conhecimento

Pessoal, a partir da publicação de diversas pesquisas científicas realizadas no campo das neurociências, é possível verificar que o conhecimento não é construído de uma hora para outra. O processo de aprendizagem do cérebro humano é complexo e envolve uma série de etapas.

Pois bem. Mais especificamente no que tange à preparação para certames públicos, percebe-se que pela extensão dos editais mais recentes e pelo nível de dificuldade das questões, o candidato a uma vaga no serviço público precisa estudar com antecedência. Não dá para deixar os estudos para a última hora.

A primeira grande etapa dos estudos para concurso é vencer o conteúdo teórico. Sem o estudo do material teórico, sem compreender os pilares e a linha de raciocínio de cada uma das disciplinas do edital, dificilmente haverá progresso.

Após a leitura do material com a devida compreensão, vem o grande desafio: a memorização desses conteúdos. A retenção das informações é a etapa que mais demanda tempo e esforço por parte do candidato.

Por fim, juntamente com esse processo de fixação dos conteúdos estudados, entram as ferramentas auxiliares, tais como os simulados, os flashcards, a resolução de questões da banca, mapas mentais, entre outros.

Nesse sentido, quanto maior a antecedência na preparação, maiores as chances de êxito no concurso, uma vez que as informações estudadas estarão bem fixadas na memória do estudante.

Vantagens da antecedência na preparação: a diferença no resultado final

Um estudo realizado antes da publicação do edital permite:

  1. Cobrir o conteúdo do edital (ou a maior parte dele), uma vez que haverá tempo hábil para ler os materiais teóricos, compreendo bem os institutos, sem ter que ficar escolhendo o que estudar e o que deixar de fora (as famosas “escolhas trágicas”), por estar com data de prova marcada;
  2. Flexibilidade para lidar com contratempos, pois caso surjam imprevistos ou desafios ao longo do caminho, será possível ajustar o cronograma de estudos sem comprometer a preparação;
  3. Melhoria na retenção de informações, já que por estudar com antecedência haverá a possibilidade de revisar conteúdos importantes várias e várias vezes, sedimentando cada vez mais as informações estudadas; e
  4. Redução da pressão e do estresse;
  5. Mais oportunidades para fazer simulados e resolver questões da banca examinadora, o que será muito benéfico para a familiarização com o formato de cobrança dos conteúdos e identificação de pontos fracos no estudo.

Ufa, haja ponto positivo nessa preparação com antecedência, não é mesmo?!

Sabendo dos benefícios de uma preparação de médio/longo prazo, vale a pena escolher um concurso alvo e trabalhar para conquista-lo em posição de vantagem com relação à concorrência.

Portanto, nada de ler este artigo e seguir estudando somente no pós-edital. Coloque em prática o estudo de pré-edital e depois nos conte sobre suas aprovações, Coruja.   

Considerações Finais – A antecedência na preparação faz diferença na prova

Finalizamos mais um artigo, meus amigos. Hoje vimos que fazer um estudo para concurso público com antecedência significa ter inúmero benefícios frente à concorrência, sendo possível potencializar as chances de sucesso no dia da prova e de reduzir o estresse associado ao processo de preparação.

Para uma preparação completa invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concursos?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.