Artigo

ANM é autorizada a publicar edital com 40 vagas temporárias

Ministério da Economia autoriza realização de processo seletivo com 40 vagas temporárias para ANM

Com cerca de 1.321 cargos vagos em seu quadro de pessoal, a Agência Nacional de Mineração (ANM) foi autorizada a contratar, através de processo seletivo simplificado, o quantitativo máximo de 40 profissionais temporários.

AtividadePerfilQuantidade
Atividade Técnicas de Complexidade Gerencial, de Tecnologia da Informação e de Engenharia Sênior Técnico em Segurança de Barragens de Mineração40

A Portaria Interministerial autorizativa nº 23.478 foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio de Andrade, e pelo ministro de estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O edital de abertura de inscrições do processo seletivo deve ser publicado no prazo de seis meses, ou seja, até maio de 2021. A validade do contrato dos aprovados terá duração máxima de quatro anos, podendo ser prorrogada.

Portaria Interministerial nº 23.478

Embora o documento determine que a remuneração dos profissionais seja estabelecida pela ANM, o decreto que dispõe sobre a carreira prevê o salário inicial de R$ 8.300,00. A exigência é de nível superior, além de experiência de, no mínimo, cinco anos.

Vale lembrar que este pedido da ANM faz parte de um Termo de Acordo firmado em Ação Judicial. Segundo disposto no TAC, a nomeação dos aprovados está prevista em duas fases, escalonada em dois anos, sendo 20 vagas em 2021 e as outras 20 em 2022.

Concurso ANM

Além deste processo seletivo simplificado para temporários na área de Fiscalização de Barragens, a Agência Nacional de Mineração pretende realizar outro concurso público para efetivos com 150 vagas na carreira de Especialista em Recursos Minerais.

De acordo com pedido protocolado junto ao Ministério da Economia, as oportunidades são distribuídas em cinco diferentes especialidades de nível superior da ANM.

CargoVagasEscolaridade
Engenheiro de Minas70Nível superior na área de Engenharia de Minas
Geólogo50Nível superior em Geologia
Contador/Economista20Nível superior em Contabilidade ou Economia
Bacharel em Direito05Nível superior em Direito
Estatístico05Nível superior na área de Estatística

Para este concurso, a nomeação seria realizada em 2022. Além disso, conforme ofício de solicitação encaminhado, este pedido seria “mais amplo, visando suprir a demanda na área finalística”.

Saiba mais: Concurso ANM


Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.