Artigo

ANATOMIA HUMANA PC-RJ: RESUMO PARA A PROVA DE AUXILIAR E TÉCNICO DE NECROPSIA – 1ª PARTE

A intenção deste resumo é complementar seus estudos para a PC-RJ, dentro dos conhecimentos específicos da matéria de anatomia humana.

ANATOMIA HUMANA PARA A POLÍCIA CIVIL DO RJ

Estamos aqui para mais um aprendizado essencial na preparação de concursos públicos, e o Estado do Rio de Janeiro trouxe excelentes oportunidades de ingresso na carreira pública.

Somando-se os cargos de Auxiliar e Técnico teremos 20 vagas imediatas, sem contar a probabilidade de chamarem os excedentes.

Apesar de não informarem a quantidade de candidatos que irão compor o cadastro de reservas, de acordo com as publicações, 2.200 aprovados nas provas objetivas serão convocados para o teste de aptidão física (TAF) nos cargos de: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e perito criminal.

Como as áreas de Auxiliar e Técnico em necropsia visam auxiliar o médico responsável em processos de necropsia ou autópsia, é necessário que esses profissionais tenham a noção básica da Anatomia Humana.

O estudo e o conhecimento da Anatomia Humana são fundamentais para os profissionais que irão atuar nessas áreas, sendo indispensável para um bom exercício da profissão.

A disciplina de Anatomia Geral aborda um conteúdo básico, neste artigo será didaticamente elaborada de maneira objetiva e sistemática.

Um dos objetivos centrais desse material é fornecer uma visão geral sobre o assunto para o aluno compreender todos os aspectos relevantes sobre a anatomia do corpo humano.

Por se tratar de um extenso conteúdo, dividiremos em duas partes para não deixar de fora nenhum assunto relevante para a prova da PC-RJ.

ANATOMIA HUMANA PARA A PC-RJ

O ESTUDO DA ANATOMIA – ANATOMIA HUMANA PARA A PC-RJ

No seu conceito mais abrangente, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do corpo humano.

Anatomia é uma palavra grega que significa cortar em partes, cortar separado sem destruir os elementos componentes.

O semelhante em português é dissecção. Anatomia é a parte da biologia que estuda a morfologia ou estrutura dos seres vivos.

Essencialmente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros, e cada uma dessas partes se subdivide em outras partes.

A estrutura do corpo humanos possui 06 (seis) níveis de organização estrutural, sendo:

– O químico: inclui todas as substâncias químicas necessárias para manter a vida, essas substâncias químicas são constituídas de átomos, a menor unidade de matéria, e as substâncias  essenciais para a manutenção da vida são: o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio (K) e o sódio (Na) são essenciais para a manutenção da vida.

 – O celular: todo organismo vivo é composto de células, elas são unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. É nelas que se executam as atividades metabólicas, cada uma com função diferente, podendo ser musculares, nervosas e sanguíneas.

–  O tecidual: são grupos de células semelhantes na aparência, função e origem embrionária, os tipos principais de tecidos são: tecido epitelial, tecido de sustentação, tecido sanguíneo, tecido muscular e tecido nervoso.

– O orgânico: quando diferentes tipos de tecidos estão unidos formam o nível orgânico. Os órgãos são compostos de dois ou mais tecidos diferentes, têm funções específicas e geralmente apresentam uma forma reconhecível. Exemplos de órgãos: o coração, os pulmões, o cérebro, etc.

– O sistêmico: o sistema é a base para o plano estrutural geral de um corpo, compõe-se de um conjunto de órgãos que desempenham uma função comum, como exemplo temos o sistema digestório que funciona na digestão e na absorção dos alimentos é composto pelos seguintes órgãos: boca, glândulas salivares, faringe (garganta), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

– O de organismo: o mais alto nível de organização é o organismo. Todos os sistemas do corpo, funcionando como um todo, compõem o organismo, por exemplo: um ser vivo.

A princípio, entender um pouco sobre a estrutura do corpo humano é fundamental para a compreensão da anatomia humana, o que direciona melhor o estudo do conteúdo para a PC-RJ.

DIVISÃO DO CORPO HUMANO – ANATOMIA HUMANA PC-RJ

Resumidamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros. Cada uma dessas partes se subdivide da seguinte maneira:

Anatomia Humana - PC-RJ

O corpo humano possui posição de referência, que é a posição anatômica, é ela que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição das partes e regiões do corpo.

É comum os anatomistas, quando escrevem seus textos, quando se referem ao objeto de descrição, eles consideram o indivíduo sempre na posição padronizada.

Mas de fato, o que é a posição anatômica? É quando o corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para frente. A cabeça e os pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.

            POSIÇÃO ANATÔMICA

Anatomia Humana - PC-RJ

Descrevemos a posição anatômica da seguinte forma: posição ortostática (em pé), pés levemente afastados lateralmente na largura dos quadris com os joelhos estendidos, coluna ereta verticalizada, membros superiores lateralmente ao longo do tronco com os cotovelos estendidos, palmas das mãos voltadas para frente e cabeça no plano de Frankfurt.

Contudo, para estudar a anatomia humana é necessário conhecermos os chamados planos anatômicos, pois eles são fundamentais para melhor conhecermos o corpo humano e seus componentes.

Os planos anatômicos são importantes para a localização dos órgãos, isso facilita por exemplo, na hora de realizar a autópsia e indicar os ferimentos e a posição em que o corpo foi encontrado, facilitando assim saber como e qual objeto foi utilizado na ação.

Os planos anatômicos se dividem em planos que seccionam (cortam) e outros que apenas delimitam (tangenciam), vejamos:

Plano de secção 

ANATOMIA HUMANA PC-RJ

Fonte: http://marcelinhomaceio.blogspot.com.br/2009/01/introducao-anatomia-humana.html

Plano Mediano: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Também pode ser chamado de plano sagital mediano.

Um plano próximo do mediano é um plano paramediano.

Planos Sagitais: são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano.

Planos frontais: são planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo o corpo em partes anterior (frente) e posterior (de trás).

Planos Transversais (Horizontais): são planos que passam através do corpo.

PLANO DE DELIMITAÇÃO

Os planos de delimitação são planos tangentes à superfície do corpo humano, que com suas intersecções determinam a formação de um paralelepípedo.

Suponhamos que o indivíduo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão. As seis paredes que constituem o caixão representam os planos de delimitação:

. Plano Anterior ou ventral: é o plano que passa adiante do corpo.

. Plano Posterior: é o que passa por trás do indivíduo, ou seja, atrás das costas.

. Planos laterais: são as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), de ambos os lados do corpo.

. Plano Superior: seria a parede que está por cima da cabeça do indivíduo.

. Plano Inferior: é o que está passando por baixo dos pés.

TERMOS ANATÔMICOS

Já compreendida essa divisão, vamos aos termos anatômicos:

A)  Termos de Relação

Decúbito Dorsal – deitado de barriga para cima.

Decúbito Ventral – deitado de barriga para baixo.

Decúbito Lateral – deitado de lado.

Anterior / Ventral / Frontal – na direção da frente do corpo.

Posterior / Dorsal – na direção das costas, de trás do corpo.

Superior / Cranial – na direção da parte superior do corpo.

Inferior / Caudal – na direção da parte inferior do corpo

B)      Termos de Comparação

Proximal – próximo da raiz do membro. Na direção do tronco.     

Distal – afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção.

Exemplo: O braço é considerado proximal quando comparado ao antebraço (distal), pois está mais próximo da raíz de implantação do membro (cintura escapular)

Superficial – significa mais perto da superfície do corpo.

Profundo – significa mais afastado da superfície do corpo.

Exemplo: A pele é uma estrutura superficial comparada às artérias ou os ossos que estão localizados mais profundamente. No sistema venoso é comum utilizarmos esses termos para diferenciar o sistema venoso superficial (mais próximo à superfície) do sistema venoso profundo (passa mais profundamente junto com o sistema arterial).

Homolateral / Ipsilateral – do mesmo lado do corpo ou de outra estrutura.

Contralateral – do lado oposto do corpo ou de outra estrutura.        

Exemplo: Se considerarmos a mão direita como referência, o membro inferior direito é considerado homo/ipsilateral, pois está localizado do mesmo lado. Já o membro inferior esquerdo é considerado contralateral, pois está localizado no lado oposto à mão de referência (mão direita).

C)  Termos de Movimento

Flexão – curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

Extensão – endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano coronal.

Abdução: afastar-se do plano mediano no plano coronal.

Rotação Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.

Rotação Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano.           

Esses são os principais movimentos. Acredito que para a prova da PC-RJ dentro do conteúdo de Anatomia Humana, os termos de comparação e de relação serão mais utilizados dentro da prática da atividade da necropsia.

SISTEMAS DO CORPO HUMANO

 1) SISTEMA DIGESTÓRIO

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão (extracelular). Apresenta os seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

BOCA: A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí se encontram os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação.

A LÍNGUA: A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido.

AS GLÂNDULAS SALIVARES: A presença de alimento na boca, assim como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias.

FARINGE E ESÔFAGO: A faringe, situada no final da cavidade bucal, é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório: por ela passam o alimento, que se dirige ao esôfago, e o ar, que se dirige à laringe.

O esôfago, canal que liga a faringe ao estômago, localiza-se entre os pulmões, atrás do coração, e atravessa o músculo diafragma.

ESTÔMAGO E SUCO GÁSTRICO: O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas.

INTESTINO DELGADO: O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. O intestino delgado representa praticamente ¾ do sistema digestivo.

INTESTINO GROSSO E ÂNUS: É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. As glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus.

2) SISTEMA ESQUELÉTICO

O esqueleto humano possui 206 ossos, sendo dividido em duas partes:

·         Esqueleto Axial – Composto pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.

·         Esqueleto Apendicular – Composta pelos ossos dos membros superiores e inferiores.

A união dessas duas partes se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.

Fonte:https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/esqueleto-humano.htm – ANATOMIA HUMANA PC-RJ

Os ossos são divididos em:

Ossos longos: Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Exemplos: Fêmur (figura), Úmero, Rádio, Fíbula etc.

Ossos curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Exemplos: Ossos do Carpo (figura) e Tarso.

Ossos planos ou laminares: São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Exemplos: Frontal, Parietal (figura), Escápula etc.

Ossos alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas

Ossos pneumáticos: São ossos que apresentam no seu interior cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenóide (figura), Etmóide, Frontal e Maxilas.

Ossos irregulares: Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles têm quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vértebras

Ossos sesamóides: Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas

3) SISTEMA ARTICULAR – ANATOMIA HUMANA PC-RJ

Importante ressaltar que esse assunto já foi questão de prova em concursos para técnico de necropsia, desse modo, para a prova da PC-RJ, é interessante o aluno conhecer os aspectos mais aprofundados desse assunto dentro do conteúdo de Anatomia humana.

ANATOMIA HUMANA PC-RJ

As articulações ou junturas são os meios através dos quais os ossos se unem entre si para formar o esqueleto.

São divididas em três grupos, de acordo com a natureza do material interposto entre os ossos:

As articulações ou junturas fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio.

Há três tipos de junturas fibrosas: suturas, sindesmoses e gonfoses.

·         Suturas – Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos do crânio. As suturas também podem unir os ossos do crânio de maneira biselada (sutura escamosa) ou plana (sutura interna).

·         Sindesmoses – Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a Nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tibio fibular e sindesmose radio-ulnar.

·         Gonfoses – Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a Nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tibio fibular e sindesmose radio-ulnar.

Existe também os ossos que são unidos por cartilagem, pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, são as articulações cartilaginosas.

Há dois tipos de articulações cartilagíneas:

1-       Sincondrose: As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.

2-        Sínfises: são junturas nas quais as superfícies ósseas, cobertas por uma fina camada de cartilagem hialina, se articulam por intermédio de uma fibrocartilagem espessa.

Agora, falaremos das articulações mais importantes e complexas articulações do corpo, as ARTICULAÇÕES SINOVIAIS, por permitirem muitos movimentos ao longo da vida, podem são as que mais sofrem desgaste ou lesões, como ocorre nas conhecidas condições de Artrites, Artroses, Bursites etc.

As estruturas das articulações sinoviais são compostas por:

a)  Ligamentos: são maleáveis e flexíveis, resistentes e inelásticos, quando rompidos causam muita dor.

b)  Cápsula Articular: Ligamentos e cápsula articular tem por finalidade manter a união entre os ossos bem como impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.

c)   Discos e Meniscos: Meniscos, com sua característica em forma de meia lua, são encontrados apenas na articulação do joelho. O disco intra-articular encontra-se nas articulações esternoclavicular e ATM (articulação temporomandibular).

CONSIDERAÇÕES FINAIS – ANATOMIA HUMANA PC-RJ

Bom pessoal, o objetivo deste estudo, como já falamos, é auxiliar na preparação para a prova da PC-RJ, não bastando apenas a leitura do que aqui foi exposto.

Para complementar os estudos, indica-se os cursos completos do Estratégia Concursos com conteúdos específicos dentro da matéria de Anatomia Humana, bem como de toda a matéria composta no edital da PC-RJ.

Não percam a 2ª Parte do RESUMO PARA A PROVA DE AUXILIAR E TÉCNICO DE NECROPSIA – da matéria de Anatomia Humana para a PC-RJ.

Bons estudos!!

Até breve.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anosASSINE AGORA

Agora, confira as vagas e oportunidades dos concursos 2023 navegando através do índice abaixo:

Concursos e vagas previstas para 2023:


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.