Artigo

Água com açúcar

A biografia de Steve Jobs é uma distribuição de ensinamentos. Certo dia ele anunciou em reunião na Apple – à época uma empresa apenas promissora, bem distante da gigante de hoje em dia – que viajaria para contratar John Sculley, apelidado de “Rei do Marketing” – assim denominado por fazer a Pepsi vender mais que a Coca-Cola nos Estados Unidos. Parte dos funcionários da Apple tentou demover Jobs da ideia. Diziam ser impossível fazer com que alguém extremamente bem sucedido como Sculley pudesse mudar de ramo, competir em uma nova área.

No dia da apresentação do Rei do Marketing na Apple, a pergunta obrigatória e que permanecia no rol de curiosidades dos agora colegas de Sculley era, “o que Jobs disse para convencê-lo a mudar de empresa?”. Em resposta, disse o novo colega que uma frase foi marcante e suficiente para tal atitude:

“Jobs me perguntou se eu queria ficar vendendo água com açúcar o resto da vida ou vir com ele e mudar o mundo”.

Antes de me tornar Procurador Federal fui analista do Poder Judiciário da União por 5 (cinco) anos. A carreira é excelente em todos os aspectos – remuneração, estrutura, carga horária de trabalho, qualidade de vida – mas, para mim, era confortável até demais. Era vender água com açúcar.

Óbvio que os sacrifícios a que submetemos para ocupar o cargo levam muito em conta uma melhor remuneração. Mas não é só isso. Nem pode ser, sob pena de uma frustração logo após a aprovação (se tiver interesse, veja aqui nesse vídeo as razões que me fizeram seguir estudando     https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/qual-e-sua-motivacao/). Passava muito pela minha cabeça o fato de que a nossa existência, por ser única, tem que ser incrível. Quero olhar para trás e ter orgulho da trajetória que construí. É aquela metáfora do Gerônimo Theml, “a vida é um quebra-cabeças. Se a gente viver sem objetivo, nós vamos enfiar a mão no saco, pegar uma peça qualquer e montar uma imagem que sequer sabemos qual é”.

Sair da zona de conforto machuca. Era mais “sessão da tarde” permanecer como analista a ter que enfrentar uma prova oral. Mas que histórias queremos contar ao final da vida?

Fiz webnário aqui no Estratégia recentemente e, ao ingressar no estúdio, com aquelas câmeras, o arsenal de luz e todo aparato tecnológico, senti aquele friozinho na barriga e uma súbita vontade de ir ao banheiro. Pensei: “sinto isso porque estou saindo da zona de conforto. Estou no caminho certo”.

É aquela frase de “Hitch, o conselheiro amoroso”,

“Na vida a gente não conta as vezes que respira, e sim os momentos que perdemos o fôlego”.

Se seu objetivo é ser aprovado em concurso, saiba que as privações pelas quais você passa hoje nada mais são que a construção diária do quebra-cabeça da sua vida. Você já sabe a imagem e, dia após dia, pega a pecinha para montá-la. Vai acontecer da peça não encaixar ou, simplesmente, por um tempo, não querer brincar desse jogo (sei o quanto cansa estudar para concurso, o quanto dói a reprovação). Mas é assim, quanto mais difícil e íngreme a escalada da montanha, mais bonita é a vista.

E, após a aprovação, se estiver realizado, ok! Citei minha necessidade de não querer permanecer como analista, mas era o meu sentimento, a minha forma de pensar. Se a realização para você ocorrer pelo exercício de qualquer cargo, está tudo certo! Mas se sentir que está vendendo água com açúcar…

Bons estudos!

Abraços fraternos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Com palavras tão sabias, a cada dia você se torna um inspiração para mim. Uma pessoa que passou por várias provações de vida para chegar onde chegou, espero que que assim como você eu consiga ter grandes conquistas a partir de muito trabalho tudo. Estou iniciando a vida universitária agora e desde de já estou focado em meus objetos. Espero ainda poder ouvir pessoalmente mais de seus ensinamentos quando vier para Brasilia.
    Junior Fernandes de Andrade em 08/07/19 às 22:18
  • O estudo é a forma mais democrática de ascensão social. Sem dúvida! Obrigado pelo comentário. Abraço,
    Vagner Nunes em 27/06/19 às 19:32
  • Um exemplo vivo como você, só me faz crer, que estudar é a melhor arma para mudar o futuro de uma pessoa. Excelente!!! :-)
    Daniel - de Maceió-AL em 23/06/19 às 09:40
  • Obrigado, Felipe! Sucesso!
    Vagner Nunes em 20/06/19 às 08:20
  • Excelente texto! Aproveito para sugerir que continues enviando/publicando textos sobre isso. Para todo concurseiro, é essencial não perder o foco no objetivo individual de cada um.
    Felipe Caldeira em 19/06/19 às 14:25
  • Perfeito, Thales! Obrigado! Abraço!
    Vagner Nunes em 19/06/19 às 13:01
  • Parabéns, texto cirúrgico! Muitas vezes nossos sonhos estão fora da zona de conforto. No entanto só os alcança quem vence o medo e e aceita o desafio.
    Thales em 19/06/19 às 12:58
  • Obrigado pela gentileza, Alan! Sucesso!
    Vagner Nunes em 19/06/19 às 12:26
  • Texto espetacular !! Muito obrigado!
    Alan Neves em 19/06/19 às 12:15
  • Fico feliz que tenha gostado, Mariana! Abraço!
    Vagner Nunes em 19/06/19 às 11:50
  • Que texto sensacional!
    Mariana em 19/06/19 às 11:47