AGEPEN MG – Saiba como iniciar os estudos
O concurso para Agente Penitenciário já foi confirmado pelo Secretário de Justiça e Segurança de Minas Gerais e você ainda não começou a estudar? Pois, deveria começar a fazer um planejamento de estudos!
Quanto antes começar a se organizar, melhor. O certame tem muitas etapas, e uma das primeiras é a Prova Objetiva, tem muita gente que não passa dessa etapa. Até estudou, mas a maneira que preparou o cronograma de estudos não foi baseado nas disciplinas certas, com foco na mais importantes.
Para você não cair na mesma emboscada que muitos, teremos um webnário gratuito hoje, 17 de outubro, às 18h, para ajudar você a planejar um cronograma excelente!
Minas Gerais está precisando de mais Agentes Penitenciários porque o último concurso foi realizado em 2013 e em 2018 foi realizado um processo seletivo simplificado para contratação de 753 Agentes, mas o déficit de servidores cresce a cada mês com uma média de 5 mil presos para cada servidor.
Como está a situação atual?
O Secretário general Mário Lúcio de Araújo informou que reconhece o alto número deficitário no quadro de servidores das carreiras de Agente Penitenciário e Agente Socioeducativo.
Informou ainda que atualmente o Estado possui 16.514 Agentes de Segurança Penitenciários, sendo que 14.314 são servidores efetivos e 2.200 contratados. Já os Agentes de Segurança Socioeducativos somam 1.113 no quadro permanente e 788 atuando em caráter provisório, totalizando 1.901 profissionais.
Desta forma, o deficit de servidores é aproximadamente 1.100 Agentes Penitenciários e 500 servidores da carreira Socioeducativa.
Informações sobre o cargo
Para prestar o concurso Agepen MG é necessário os requisitos abaixo:
- Ensino médio ou curso profissionalizante, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
- Remuneração inicial de R$ 4.098,00;
- Jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva, o que inclui o período noturno, sábados, domingos e feriados.