Artigo

Comentário do tema de redação PC PE

Olá, pessoal! Faremos um breve comentário do tema de redação PC PE.

É com muita satisfação que recebi dezenas de mensagens de nossos alunos do curso de Discursivas para a Polícia Civil-PE relatando que praticamente passaram a limpo uma das redações que fizeram durante nosso curso.

O tema da prova foi: “Urbanização da sociedade contemporânea: problemas, alternativas e desafios”.

Tal tema está enraizado nos assuntos previstos em Atualidades, os quais exploramos nas aulas em PDF e vídeos.

Como conversamos nas aulas, o CESPE inseriu três tópicos a serem desenvolvidos no corpo do texto e já mostrou quanto vale cada um. Veja:

PCPE

 

O ponto restante ficou para a apresentação e organização do texto, num total de 20,00 pontos.

De antemão, o candidato deveria ter desenvolvido cada tópico em um parágrafo distinto. Assim, a banca já sabe que o texto terá, pelo menos, três parágrafos.

Se o candidato colocou uma introdução e uma conclusão, não há problema. Isso é facultativo para a banca CESPE.

Não seria interessante colocar título, mas isso não é penalizado, apenas tira espaço de argumentação, apenas isso.

O que importa é que a banca valoriza muito a comprovação de cada tópico abordado. Assim, a fundamentação com dados concretos, opiniões de especialistas,  noticiários veiculados na mídia, leis etc é muito importante para a credibilidade do texto e a melhora significativa da nota.

Além disso, veja que o texto motivador direcionou muito bem o tema, mostrando que não se deve responsabilizar as migrações pelo inchaço populacional (o que fatalmente alguns candidatos poderiam pensar como argumento na hora da prova), mas sim a falta de políticas públicas sérias que promovam a descentralização das atividades, evitando a concentração populacional.

Viu só? No texto motivador, a  banca já nos deu ideias do que escrever e elencou cada tópico. Tudo isso nos direciona e evita a fuga ao tema.

Agora, vamos esperar os resultados!

Estamos confiantes de que nossos alunos terão a nota máxima ou bem próxima disso.

Ao final de minha aula, avisei aos nossos alunos que as três notas máximas ou bem próximas disso terão o valor do investimento em nosso curso devolvido, como prêmio pelo esforço, dedicação e êxito.

Assim, após sair a nota, se você foi nosso aluno e estiver nessas condições, basta entrar em contato comigo por e-mail ([email protected]), enviar a imagem da redação e o espelho de correção de seu texto. Estando entre as três maiores notas de nosso curso, você receberá o retorno do investimento do curso de redação.

Grande abraço a todos!

Décio Terror

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Reparei que os comandos dos tópicos da redação segue uma ordem natural de coesão.. Por isso pode ir só respondendo direto né mestre?
    TIAGO NEGAO em 02/07/16 às 15:27
  • É isso mesmo mestre!! Só responder as perguntas na lata, sem fazer uma introdução e um entrelaçamento das respostas e a conclusão? Eu achava que teria que ser assim, pois é oque configura uma dissertação. Um abraço.
    TIAGO NEGAO em 13/06/16 às 23:31