Artigo

ABIN (Oficial de Inteligência – Área 1) – Dissertação 60 linhas: Proposta de Solução!

Prezados alunos,

Hoje foi o dia de pôr em prática todo o conhecimento adquirido nos últimos meses de intensos estudos.

Fiquei muito feliz em saber que o tema da dissertação para o cargo de Oficial de Inteligência (Área 1) foi sobre a Estratégia Nacional de Inteligência (ENINT), o qual fora abordado em nosso curso preparatório para a prova discursiva da Abin, aqui no Estratégia Concursos.

A banca examinadora solicitou (informação repassada pelos alunos)  que o candidato discorresse, em 60 linhas, acerca dos eixos estruturantes da ENINT, com abordagem de um desafio para cada eixo e dois objetivos sobre cada desafio.

Pois bem, percebe-se que, para fazer um texto impecável, o aluno deveria demonstrar conhecimento suficiente  sobre o quadro constante do ANEXO da ENINT:

Conforme trabalhamos em nosso curso, para textos de 60 linhas, SUGERIMOS a utilização das Estruturas Formal e Conceitual “Clássicas”, conforme ilustrações a seguir:

  

 

Sendo assim, esses seriam os pontos semânticos para a construção do nosso texto:

Pronto! Após a definição dos pontos semânticos, fica fácil de construir o texto. A seguir, disponibilizo-lhes nossa Proposta de Solução para a Prova Dissertativa – Oficial de Inteligência (ÁREA 1):

Boa sorte a todos! Que venham as nomeações!!!

Atte.,

Carlos Roberto

Oficial de Inteligência – área 1

Abaixo você confere o formulário para preenchimento do seu Gabarito.

 

Confira seu resultado no Ranking!

Se você preencheu o formulário acima, seu nome será listado aqui neste Ranking. Os resultados estão sendo computados e atualizados a todo momento. Acompanhe seu resultado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, uma dúvida pós prova, veja: a questão dissertativa foi um calo, mas há uma dúvida, no edital a menção à norma cobrada trata "Estratégia Nacional de Inteligência" como um tópico, um assunto, no entanto em todas as outras normas que são cobradas como letra da lei há o número da norma e o tipo (decreto, lei, etc), apenas nesse caso não houve esse "preciosismo", pode soar como detalhe ou pode ser uma grande questão. Qual a sua opinião?
    Nschp em 11/03/18 às 23:23