A importância da organização na preparação para concursos
Bruno Cesar

A importância da organização na preparação para concursos

Olá amigos concurseiros e concurseiras, Sou o Bruno Cesar, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Coach do Estratégia Concursos.

Um dos pilares cruciais para se alcançar o objetivo de ser classificado em um concurso público é a organização. A organização é a habilidade de se preparar para realizar as tarefas que precisam ser feitas.

Mais importante do que se manter motivado, manter-se organizado vai possibilitar que você não perca tempo ou deixe de estudar, revisar ou praticar as matérias que são cruciais para a sua aprovação.

O problema maior para se alcançar uma organização eficiente é a distração, falta de foco e motivação. Por isso, trago estas dicas para você melhorar sua organização.

  1. Estabeleça as prioridades para o estudo:

Procure identificar quais disciplinas que tem mais facilidade e dificuldade. Descubra também quais são os assuntos que mais pesam no edital. Ao estabelecer as matérias que precisam de mais e menos atenção, você pode planejar melhor o seu tempo e criar um ritmo de estudos com base em um planejamento mais efetivo e ponderado.

  1. Estabeleça uma rotina para os estudos:

Estudar apenas quando  se tem tempo sobrando ou quando se está com vontade não é uma boa estratégia de organização, principalmente quando o objetivo é ser classificado em um concurso disputado. É necessário estabelecer uma rotina diária e separar um tempo razoável para a devoção exclusiva aos estudos, deixando de lado qualquer bloqueio ou distração, como redes sociais, whatsapp.

  1. Estude em um ambiente confortável:

Pode parecer “frescura”, mas o ambiente é uma variável importante na sua rotina diária de estudos. Posso relatar minha experiência de vida e eu notava o quanto a temperatura e barulho atrapalhavam minha concentração e foco nos estudos. Ache um local arejado, silencioso e confortável para você estudar. Pode ser a biblioteca, casa, cabines de estudo. Evite estudar na cama ou em um local barulhento. Se o barulho atrapalha e não há outro lugar, utilize fones de ouvido ou abafadores de som, protetores auriculares daqueles encontrados em lojas de materiais e vendas de equipamentos de proteção individual para obras. Avise familiares e amigos para que eles saibam que aquele local e aquele momento de estudos é importante para você e não tenha medo de fechar a porta caso ache necessário, pois eles certamente compreenderão o seu esforço e o objetivo que você almeja.

  1. Utilize dos vários métodos e técnicas de estudos:

Certamente, passar horas somente lendo a teoria não é a maneira mais eficaz de aprender. Por isso, devemos utilizar de outros modos de estudo como resolução de questões, revisões e leitura da “lei seca” Quando você faz uso dos diversos métodos de estudo, você trabalha diferentes formas de aprendizado e dificulta as distrações, porque seu cérebro se sente focado e interessado na tarefa que está desempenhando, resultando numa absorção melhor do conteúdo.

  1. Mantenha suas metas sempre em dia:

Um fator importante para a sua organização diária é saber a sua meta está condizente com sua rotina diária. Uma meta tem que ser desafiadora, mas ao mesmo tempo exequível. Saiba bem qual a carreira pública que pretende seguir, e trabalhe para alcançar e cumprir as metas todos os dias!

  1. Pratique exercícios e cuide bem da sua saúde.

As pessoas não tem noção da importância que tem a prática de atividades físicas e cuidados com a nossa saúde. Por alguma razão, muita gente tem a ideia de que estudar bem é ficar o dia inteiro em silêncio de cara para os livros. Mas estudos científicos comprovam a influência dos exercícios físicos e alimentação correta no nosso bem estar e inteligência. E hoje sabemos que estudar bem tem muito a ver com se sentir bem. Por isso, não deixe de se alimentar com qualidade, pratique exercícios físicos regularmente, faça pausas regulares, e, principalmente, durma (eu sei que esta parte é complicada rs).

 

Dito isto, espero ter ajudado vocês da mesma forma que estes conteúdos no blog me ajudaram e me motivaram na caminhada no mundo dos concursos.

Forte abraço e até a próxima!

Bruno Cesar.

Compartilhe:

Bruno Cesar

Bruno Cesar

Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e Coach do Estratégia Concursos. Anteriormente foi Oficial da Marinha do Brasil do Corpo de Intendentes; Formado em Administração; Formado em Ciências Navais pela Escola Naval (2015); CONCURSOS APROVADOS: -Colégio Naval- 20ª colocação; -Epcar- 64ª colocação; -Tribunal Regional  Eleitoral do Estado de São Paulo; -Tribunal Regional Federal da 5ª Região; -Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP)- Auditor de Controle Externo-20ª colocação; Entre outros. Prezado amigo concurseiro, estamos aqui para auxiliá-lo nesta caminhada difícil que é o mundo dos concursos, com técnicas de estudo, disciplina e organização que certamente tornarão seu tempo de estudo efetivo! "Põe Tudo quanto És no Mínimo que Fazes"

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.