Artigo

A Esaf morreu…será?

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.

Nesse nosso “Bate-papo”, vamos falar sobre as características (features / characteristics) das bancas…e a primeira que escolhi para “conversar” foi a Esaf…e por que a Esaf? Cada banca tem uma característica na hora de formular a prova de inglês. E a Esaf, apesar de ela ter “morrido” (died), eu acredito em reencarnação e acho que a “alma” da Esaf pode reencarnar na banca que ela for subcontratar. Eu explico. A Esaf anunciou que não vai mais elaborar provas de concursos, mas que vai contratar empresas para tal função/papel (role). Pelo menos foi isso que entendemos. Pois bem, meu palpite é de que a Esaf pode orientar a empresa contratada a elaborar as provas no formato que ela, a Esaf, elaborava, certo? E mais, algumas das características das provas da Esaf estão presentes em outras bancas organizadoras. Dessa forma, quando eu mostro características da Esaf, eu já estou mostrando de outras bancas também e, assim, você já começa a ficar “esperto (a)” quando for resolver questões na sua prova. Bom, vamos lá:

CARACTERÍSTICA 01

ESAF: Costuma apresentar 3 textos (uma exceção foi a prova para Analista da Receita Federal de 2009 em que foram apresentados apenas 2 textos) que tratam da atualidade econômica, política, social e tributária. Pode apresentar textos que tratam da atualidade brasileira, mas também pode abordar temas totalmente desconhecidos dos brasileiros (na prova para Receita Federal de 2005/2006 foram solicitados textos abordando a política fiscal da Estônia, fuga de capital da França e consumo de bebida alcoólica na Inglaterra). Seus textos são curtos e, quando a prova traz dez questões, aproximadamente 1.100 palavras são utilizadas na elaboração da prova. Os títulos dos textos são geralmente difíceis de traduzir (isso é feito para desestruturar psicologicamente o/a candidato/a).

CARACTERÍSTICA 02

Mostra em que ponto (parágrafo) do texto se encontra a informação para responder à questão, ou seja, você não precisa ler o texto todo para “matar” essa questão (basta ler o tracho indicado no enunciado).

1. According to paragraph 1, the global economic and financial crisis…

(A) has impacted on the EU;
(B) may still hit the European Union;
(C) has caused tax reductions in the EU;
(D) could have affected the EU;
(E) might bring about growth in the EU.

CARACTERÍSTICA 03

Sempre traz, pelo menos (at least), uma questão com alternativas curtas, geralmente uma palavra por alternativa. Já houve provas em que a ESAF apresentou duas questões nesse formato. Sugestão: comece por essa questão, você vai economizar muito tempo.

According to paragraph 3, the role played by the public sector…
(A) widened;
(B) lessened;
(C) diminished;
(D) faded;
(E) decreased.

CARACTERÍSTICA 04

Sempre traz 1 ou 2 questões que exigem que o(a) candidato(a) saiba qual é a opinião do autor, ou seja, o texto terá que ser lido por completo para podermos saber a resposta. Sugiro que este tipo de questão seja a última questão a ser “atacada”.

According to the author, France…
(A) might change its fiscal system;
(B) must preserve its wealth tax;
(C) has not changed its fiscal policy;
(D) ought to slash its public spending;
(E) could lose from a tax reform.

Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.