Artigo

A atitude mais importante que a motivação (parte 1)

Olá pessoal,

Estou de volta com um dos meus temas preferidos. Em um dia desses, numa das transmissões pelo Periscope, estava falando sobre alguns aspectos comportamentais que atrapalham a preparação dos concurseiros (e a produtividade de quem está na iniciativa privada, de quem define objetivos grandes para si e daqueles que possuem grandes planos mas executam pouco).

E quando se fala disso, é normal que o tema motivação surja. E ela é sim importante. Mas nessa transmissão aqui eu mostro que enquanto a motivação depende de estados emocionais para ser ativada, a DISCIPLINA é movida pela razão. Enquanto você pode deixar de estudar um dia por sentir-se “desmotivado”, a DISCIPLINA o leva para outro patamar. Ela faz o mimimi ser esmagado pela realidade e pela sua determinação em atingir seu objetivo. E é isso que tento mostrar aos meus alunos no programa de Coaching e a todos os que acompanham as mídias em que estou mais atuante.

Imagina um churrasco (foi mal, veganos). Para tudo começar, é necessário fogo. Ele dá o início aos “trabalhos”. É como se fosse a motivação em sua vida. A DISCIPLINA é representada pelo carvão. Ele faz um trabalho lento e gradual, mas constante. E é o carvão e não a chama inicial que faz com que você consiga aquele churrasco maravilhoso que dá água na boca.

Voltarei a falar do tema com mais detalhes no futuro, mas recomendo que assistam ao vídeo no Periscope (ele só ficará no ar até às 18:30 de hoje, dia 20/01/2016). Depois desse prazo, eles apagam e tiram do ar.

Clique AQUI para assistir a transmissão ou procure o app na Apple Store ou Google Play (Android). Seu nome é Periscope e vocês podem ver meus vídeos procurando pelo login @rfonseca7.

Ah, também aproveito para divulgar a página que abri no Facebook. Clica aqui e dá um curtir na página para ficar sempre bem informado sobre novidades, análises de edital, técnicas de estudos e….como se tornar mais disciplinado. Abaixo segue a capa da página para facilitar a identificação…rs

capa-ronaldo-fb

Último aviso. Amanhã, dia 21/01/16 às 20h haverá um webinário online e gratuito aqui no Estratégiawebin. Não deixe de se inscrever. Serão abordados temas muito relevantes. Clica AQUI e inscreva-se. É bem rápido.

Ah, se tiver críticas ou sugestões, não deixe de escrever um comentário. Ele é meu melhor “pagamento!” E, afinal, essa transmissão só foi motivada por dois e-mails que recebi de seguidores do Periscope e que me conheceram por lá.

Um abraço e ótimos estudos!

Ronaldo Fonseca

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Melina, muito obrigado pelo feedback! Um abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 30/01/16 às 15:36
  • Olá Rosana, sem dúvida a motivação é fundamental. Mas o alerta foi no sentido de que de nada adianta esperar por momentos emocionais perfeitos para colocar em prática seu plano de ação. A disciplina faz você ir atrás de seu objetivo, independentemente de gatilhos externos. Reitero que a motivação é extremamente importante também, ok? Um forte abraço! Ronaldo
    Ronaldo Fonseca em 30/01/16 às 15:35
  • Obrigado pelo feedback Ilmária! Um abraço e ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 30/01/16 às 15:33
  • Olá Ana, é exatamente isso! Para passar, hoje em dia, temos que nos lançar para outro patamar. Bons estudos!
    Ronaldo Fonseca em 30/01/16 às 15:33
  • Sigo todos os seus periscopes e artigos aqui no site e adoro!! Resumi sua transmissão em uma frase que vi outro dia: "A motivação faz você começar, a disciplina faz você continuar". Um grande abraço e continue sempre nos inspirando!
    Melina em 21/01/16 às 08:54
  • Professor, muito obrigada por essa mensagem. Este trecho resume tudo: "Enquanto você pode deixar de estudar um dia por sentir-se “desmotivado”, a DISCIPLINA o leva para outro patamar. Ela faz o mimimi ser esmagado pela realidade e pela sua determinação em atingir seu objetivo."
    Ana em 20/01/16 às 13:17
  • Olá professor! Eu gostaria de saber o seguinte (assisti seu vídeo no Periscope): tudo bem, a pessoa pode ter disciplina (estado racional), mas ainda assim se ela não tiver motivação, como fica a qualidade do estudo desse aluno (a)? Vc pode até ter disciplina para sentar e estudar, cumprir aquele horário/hrs de estudo, mas se não houver motivação...eu acho que fica difícil...não sei, gostaria da sua opinião. Obrigada!!
    Rosana em 20/01/16 às 10:30
  • Obrigada Prof.!!! Suas orientações tem nos ajudado muito!! Ser guiado pela disciplina, pela razão... Porque o emocional derruba a gente demais...
    Ilmária em 20/01/16 às 07:28