Aprovado em 6° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Administrativo
Concursos Públicos
“Aconselho o material do Estratégia, disciplina e fé em Deus. Um bom material é fundamental para ser instruído no caminho certo. A disciplina é o que vai fazer você se manter no foco. E a fé em Deus nos dá força para acreditar que tudo acontecerá no momento certo.”
Confira nossa entrevista com Alisson Sousa, aprovado em 6° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Alisson Sousa: Gestão Pública. Tenho 32 anos. Sou de Brasília. Sou servidor do GDF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alisson: O desejo de mudar de vida. Quando estagiei no TJDFT, vi que era isso que queria para mim.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Alisson: Sempre trabalhei. Saía 7:00 da manhã de casa e chegava 19:30. Estudava até meia noite e meia. Foi muito difícil. Mas Deus sempre me deu força, sempre coloquei meus planos nas mãos Dele. Depois de 3 anos e meio, consegui minha primeira nomeação. Aí passei a ter mais tempo livre e continuei estudando.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Alisson: Já fui aprovado em 4 concursos (MPU, Sedes-DF, PGDF e IBAMA). Sendo, neste último (IBAMA), em 6º lugar. Continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Alisson: Adotei uma postura mais radical. Deixei boa parte da vida social de lado por um tempo. Estudo todos os dias da semana, o máximo que der. Fazendo os intervalos necessários, é claro. Descanso sábado e domingo à noite. Depois das provas, tiro uns dias para descansar também.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Alisson: Sou casado. Tenho um filho de 11 anos. Minha família apoia sim. Minha esposa exerce um papel fundamental nesse processo. Ajuda em tudo para que eu possa focar nos estudos. E minha fé em Deus me ajuda a continuar na batalha!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Alisson: Não estudei especificamente para esse concurso. Meu foco é ser Auditor. Mas como várias matérias eu já estudava, só corri atrás de uma que nunca havia estudado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Alisson: Utilizo os PDFs do Estratégia, Passo estratégico, Estratégia Cast e, para matérias mais difíceis, videoaulas para ajudar no entendimento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alisson: Indicação de amigos e internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Alisson: É muito completo o material do Estratégia. Os PDFs têm bastante questões que foram selecionadas pelo professor. O Passo estratégico é excelente para revisão. As videoaulas auxiliam bastante em matérias mais complexas. O Estratégia Cast é muito bom para aproveitar o tempo perdido no trânsito escutando as aulas em áudio.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Alisson: Sempre estudei várias matérias. Tenho um ciclo no excel no qual controlo todo o conteúdo que devo estudar. Encaixo todos os assuntos da matéria em um ciclo de 21 dias no máximo. A ideia é não passar mais de 21 dias sem ver determinado assunto.
Estudo em média 8h líquidas/dia. Todos os dias da semana. 6 matérias/dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Alisson: Nunca fiz resumos. Só anoto as “decorebas”. E faço questões todo dia. Nunca fico mais que 21 dias sem ver determinado assunto, para manter o assunto na mente. Vou fazendo ciclos de questões no site de questões e alternando com as questões dos PDFs, pois estas são ótimas para revisar. Faço vários simulados antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alisson: Resolução de exercícios tem uma importância colossal. Deve ser todos os dias!!! Já resolvi mais de 70 mil questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Alisson: Nas exatas. Mas não há nada que vença a disciplina e o trabalho duro. Constância no objetivo!! Aumentar a carga horária da disciplina e corrigir os erros é fundamental.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alisson: Estudo até o último horário que puder. Faço vários simulados. Acompanho a Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Alisson: Estudo para discursivas toda semana. Acho que não deve ser negligenciada. Uma boa nota coloca você dentro das vagas. Sem contar que a pontuação da discursiva muitas vezes equivale à soma da pontuação de várias disciplinas da objetiva. Aconselho estudar para as discursivas semanalmente.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Alisson: Errei no começo porque não valorizava a revisão. Depois entendi a importância e corrigi a rota. Um dos meus maiores acertos foi entender que a resolução de questões diariamente é fundamental. Afinal, é isso que fazemos na hora da prova. E também adotar um ciclo de estudos, sem ficar muito tempo sem ver os assuntos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alisson: Sim. Várias vezes. Minha motivação sempre foi dar um futuro melhor para minha família. A batalha não é fácil. Mas sempre continuei na luta pois conto com apoio da minha esposa, do meu filho, dos meus pais e dos meus amigos no trabalho. Algo importante para mim é sempre colocar meus planos nas mãos de Deus. A fé realiza coisas incríveis.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alisson: Aconselho o material do Estratégia, disciplina e fé em Deus. Um bom material é fundamental para ser instruído no caminho certo. A disciplina é o que vai fazer você se manter no foco. E a fé em Deus nos dá força para acreditar que tudo acontecerá no momento certo.