Artigo

PC SP: Como fazer uma boa prova da VUNESP

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar sobre o Concurso da PC SP: Como fazer uma boa prova da VUNESP.

PC SP: Como fazer uma boa prova da VUNESP
PC SP: Como fazer uma boa prova da VUNESP

PC SP: Como fazer uma boa prova da VUNESP

A Polícia Civil do Estado de São Paulo definiu a Vunesp como a banca organizadora do seu próximo concurso, sendo esse para diversos cargos (Delegado de polícia, Médico legista, Escrivão de polícia e  Investigador de polícia). E agora, você está preparado para esse concurso público?

Vamos ao longo deste artigo falar sobre as matérias cobradas nos concursos passados para cada um desses cargos, bem como iremos fazer uma análise das provas dessa banca examinadora queridinha dos concursos em São Paulo.

Vamos lá?

Polícia Civil de SP: Concursos Passados para o cargo de Delegado de Polícia

Vamos listar abaixo as matérias exigidas e sua relevância para as provas dos concursos anteriores para a Polícia Civil de São Paulo realizados pela VUNESP:

Em 1° Lugar de Matéria mais exigida foi Direito Penal, sendo que essa matéria isoladamente representou pouco mais de 21% dos certames anteriores. Seguido dela, a 2° disciplina mais exigida foi Direito processual Penal representando quase 20% dos certames anteriores. Isto é, Direito Penal somado com Direito Processual Penal totalizaram mais de 40% do conteúdo exigido nas provas anteriores para o cargo de Delegado de Polícia da PC SP.

O 3° Lugar de disciplina mais exigida ficou Direito Administrativo com aproximadamente 15%, seguido em 4° lugar de Direito Constitucional com 11,5%, 5° lugar Direitos Humanos com 10%, 6° lugar Direito Civil com 5,6%, 7° lugar Noções de Informática com 5%, 8° lugar Medicina Legal com 5,5%, 9° lugar Raciocínio Lógico com 1,7%.

As demais disciplinas: Legislação Estadual, Direito Empresarial, Legislação Federal,  Criminologia,  Direito da Criança e do Adolescente, Legislação de Trânsito, Direito Eleitoral e Direito do Consumidor. Todas totalizaram pouco mais de 6% dos certames anteriores.

Como podemos ver, 5 disciplinas (Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Humanos) totalizaram quase 80% dos conteúdos exigidos nos certames anteriores para o cargo de Delegado de Polícia da PC SP.

Preciso dizer que você precisa focar nessas matérias?

Polícia Civil de SP: Concursos Passados para o cargo de Médico Legista

Vamos listar agora as matérias exigidas e sua relevância para as provas dos concursos anteriores para a Polícia Civil de São Paulo – cargo Médico Legista realizados pela VUNESP:

Em 1° Lugar de Matéria mais exigida foi Medicina Legal, sendo que essa matéria isoladamente representou pouco mais de 45% dos certames anteriores. Seguido dela, a 2° disciplina mais exigida foi Português representando quase 17% dos certames anteriores. Ou seja, Medicina Legal somada com Português totalizaram mais de 62% do conteúdo exigido nas provas anteriores para o cargo de Médico Legista da PC SP.

O 3° Lugar de disciplina mais exigida ficou Direito Penal com aproximadamente 9%, seguido em 4° lugar de Direito Processual Penal com 6,8%, 5° lugar Medicina com 5%, 6° lugar Noções de Informática com 4%, 7° lugar Raciocínio Lógico com 4%, 8° lugar Criminologia com 4%, 9° lugar Legislação de Trânsito com 3%.

As demais disciplinas: Metodologia da Investigação Policial, Direitos Humanos e Legislação Federal . Todas totalizaram pouco mais de 2% dos certames anteriores.

Como podemos ver, 3 disciplinas (Medicina Legal, Português e Direito Penal) totalizaram 71% dos conteúdos exigidos nos certames anteriores para o cargo de Médico Legista da PC SP.

Assim, vemos a importância da Medicina Legal para esse cargo, apenas ela totaliza quase metade dos conteúdos exigidos nos certames anteriores. Então, se você quer fazer a prova para Médico Legista foque nessa disciplina.

Polícia Civil de SP: Concursos Passados para o cargo de Escrivão de polícia

Vamos listar agora as matérias exigidas e sua relevância para as provas dos concursos anteriores para a Polícia Civil de São Paulo – cargo Escrivão de Polícia realizados pela VUNESP:

Em 1° Lugar de Matéria mais exigida foi Português, sendo que essa matéria isoladamente representou pouco mais de 40% dos certames anteriores. Seguido dela, a 2° disciplina mais exigida foi noção de Informática representando quase 21% dos certames anteriores. Ou seja, Português somada com Informática totalizaram mais de 61% do conteúdo exigido nas provas anteriores para o cargo de Escrivão da PC SP.

O 3° Lugar de disciplina mais exigida ficou Direito Penal com aproximadamente 10%, seguido em 4° lugar de Direitos Humanos com 7%, 5° lugar Raciocínio Lógico com 6%, 6° lugar Direito Processual Penal com 4,4%, 7° lugar Direito Constitucional com 3%, 8° lugar Criminologia com 3%, 9° lugar Legislação Estadual com 2%.

As demais disciplinas: Direito Processual Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Legislação de Trânsito e Legislação Federal. Todas totalizaram pouco mais de 3% dos certames anteriores.

Como podemos ver, 3 disciplinas (Português, Informática e Direito Penal) totalizaram 71% dos conteúdos exigidos nos certames anteriores para o cargo de Escrivão de Polícia da PC SP.

Outrossim, verificamos a importância de Português para esse cargo, apenas essa matéria totaliza 40% dos conteúdos exigidos nos certames anteriores. Assim, se você quer fazer a prova para Escrivão de Polícia da PC SP chegue voando nessa disciplina.

Polícia Civil de SP: Concursos Passados para o cargo de Investigador de Polícia

Vamos listar agora as matérias exigidas e sua relevância para as provas dos concursos anteriores para a Polícia Civil de São Paulo – cargo Investigador de Polícia realizados pela VUNESP:

Em 1° Lugar de Matéria mais exigida foi Português, sendo que essa matéria isoladamente representou pouco mais de 31% dos certames anteriores. Seguido dela, a 2° disciplina mais exigida foi Direito Penal representando quase 12% dos certames anteriores. Isto é, Português somada com Direito Penal totalizaram mais de 43% do conteúdo exigido nas provas anteriores para o cargo de Investigador da PC SP.

O 3° Lugar de disciplina mais exigida ficou Noções de Informática com aproximadamente 11%, seguido em 4° lugar de Criminologia com 9%, 5° lugar Direito Processual Penal com 9%, 6° lugar Raciocínio Lógico com 8%, 7° lugar Atualidades com 7%, 8° lugar Direito Constitucional com 3%, 9° lugar Direitos Humanos com 3% e 10° lugar Direito Administrativo com 2%.

As demais disciplinas: Legislação Estadual, Direito da Criança e do Adolescente, Medicina Legal, Legislação Federal, Estatuto do Idoso, Legislação de Trânsito e  Direito do Consumidor. Todas totalizaram pouco mais de 4% dos certames anteriores.

Como podemos ver, 5 disciplinas (Português, Direito Penal, Informática, Criminologia e Direito Processual Penal) totalizaram 72% dos conteúdos exigidos nos certames anteriores para o cargo de Investigador de Polícia da PC SP.

PC SP: Como fazer uma boa prova da VUNESP

Vimos as matérias mais cobradas nos últimos certames desses cargos realizados pela VUNESP. Mas como faço uma boa prova dessa banca examinadora?

1° Para fazer uma boa prova: Foque principalmente nas matérias mais exigidas

Como verificamos, algumas disciplinas possuem o peso bastante superior a outras. Desse modo, você deve priorizar essas disciplinas de maior peso, pode verificar que para alguns cargos apenas 1 disciplina totalizou quase metade do conteúdo exigido nas provas anteriores.

Assim, você deve dar uma atenção especial a essas disciplinas “mais” importantes. Fazendo isso você vai potencializar seu tempo disponível para estudo.

2° Para fazer uma boa prova: Faça muitas questões da VUNESP

Como falamos, a Fundação VUNESP é a banca examinadora queridinha dos concursos em São Paulo, inclusive os últimos certames para os cargos da Polícia Civil de São Paulo foram realizados por essa banca examinadora.

Essa é uma banca mais previsível até do que a Cespe, FCC e FGV. Suas questões costumam apresentar um nível fácil e geralmente essa banca não tende a inovar, ela costuma manter o estilo de cobrança, além de manter o nível exigido para cada disciplina.

Para você fazer uma boa prova dessa banca examinadora, você deve resolver muitas questões. Ao fazer isso, você compreende como é a exigência da banca em relação àquele tema. Como vimos, assim como as demais bancas, a VUNESP possui o seu estilo próprio de exigência, ela tende a cobrar mais alguns assuntos do que outros.

Assim, você vai passar a entender a estrutura das questões cobradas por essa banca examinadora e o nível de detalhamento necessário.

Por conseguinte, se investirmos mais nosso tempo de estudo nos temas que são mais recorrentes nas provas, aumentaremos as chances de obtermos um bom resultado no certame com um menor esforço.

Ao passo que vamos resolvendo mais questões da VUNESP, fica mais claro os assuntos que você precisa despender mais atenção, seja pelo nível de dificuldade, seja por ser mais exigido por ela. Isso acontece porque ao realizar questões identificamos como nos encontramos na matéria, isto é, assuntos e disciplinas que temos uma maior dificuldade. 

3° PC SP: Como fazer uma boa prova – Para fazer uma boa prova: Mescle técnicas de Estudo Passivo e Ativo

Para você chegar voando no concurso da Polícia Civil de SP, intercale técnicas de estudo Passivo e Ativo.

O chamado estudo passivo é um método de estudo em que você lê e assiste às aulas. Nessa categoria de estudo, estamos apenas recebendo as informações passadas, ou seja, não questionamos essas informações que estamos recebendo.

Quando lemos ou assistimos videoaulas, normalmente aceitamos o que o professor está falando. Desse modo, permanecemos apenas recebendo as informações.

Assim sendo, quando surgem dúvidas no meio do estudo, essa dúvida acaba sendo negligenciada. Ademais, esse método de estudo torna mais fácil nossa mente “viajar” para outros temas, sem percebermos.

Esse estudo passivo trata-se da forma tradicional de estudo. Isto é, você assiste a uma aula e posteriormente lê o livro. Além de consumir muito tempo, uma parcela pequena do conteúdo é assimilada nesse tipo de estudo.

Claro que em um primeiro contato com as disciplinas que devem ser estudadas pode ser melhor você iniciar por essa categoria de estudo, até para obter uma visão ampla da disciplina, posteriormente você pode mesclar esse estudo com um estudo mais ativo por meio da realização de questões, flashcards, simulados, fazendo perguntas a si, entre outros.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje sobre o próximo certamente da Polícia Civil de SP!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.saopaulo.sp.gov.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.