Artigo

Índice de Liquidez – O que é?

Rapaz analisando gráficos em computador.
O que é um índice de liquidez?

Olá, concurseiro(a) de batalha!. Nesse artigo, traremos os conceitos essenciais ao entendimento do que vem a ser um Índice de Liquidez.

Tratando de temas essenciais, vocês já viram o último artigo? Não? Então, não perca tempo e salve para ler depois, garanto que será de grande valia: O ESSENCIAL SOBRE ATIVOS INTANGÍVEIS

Vamos começar!

SUMÁRIO DO ÍNDICE DE LIQUIDEZ

  1. Conceito;
  2. Finalidade;
  3. Espécies de Índice de liquidez.

CONCEITO

Primeiro, devemos ter em mente que um Índice de Liquidez está no escopo das Análises das Demonstrações Contábeis.

Isso porque a elaboração das Demonstrações Contábeis de uma companhia, as quais possibilitam que informações de diversas naturezas, como: situação patrimonial, resultado econômico, aplicações e origens do fluxo de caixa, dentre outras, cheguem ao conhecimento do público externo.

No entanto, como forma de auxiliar na interpretação desse emaranhado de dados, há a técnica contábil denominada Análise das Demonstrações Contábeis.

Segundo Ribeiro, a análise das demonstrações contábeis:

“É a arte através da qual são analisadas e interpretadas as principais demonstrações

financeiras de uma entidade, exigindo sempre de quem a executa, habilidade e

conhecimentos em contabilidade, visando fornecer informações acerca do estado de

seu Patrimônio.”

Para Iudícibus,

“É a arte de saber extrair relações úteis, para o objetivo econômico que tivermos em

mente, dos relatórios contábeis tradicionais e de suas extensões e detalhamentos, se for

o caso […]”

FINALIDADE DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ

Para entendermos a finalidade de uma análise das demonstrações contábeis e, por conseguinte, dos índices de liquidez, consultemos a doutrina:

  • Extrair informações das demonstrações financeiras para a tomada de decisão. 
  • Transformar os dados extraídos das demonstrações financeiras em informações úteis para a tomada de decisões por parte das pessoas interessadas. 
  • Fornecer uma avaliação do desempenho e as tendências estatísticas de uma entidade por meio da utilização de métodos próprios sobre as demonstrações financeiras, cujos resultados serão utilizados em processos decisórios.

Agora que já entendemos o que vem a ser a análise das Demonstrações Contábeis. Já podemos assinalar que um índice de liquidez busca realizar uma análise com foco na situação financeira de uma empresa e na sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros (dívidas).

Segundo Marion, os índices de liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma análise sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade pode ser avaliada considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato. 

ESPÉCIES DE ÍNDICE DE LIQUIDEZ

ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL

Indica a liquidez da empresa no curto e longo prazo. Mostra quanto a empresa possui em bens e direitos realizáveis a curto e longo prazo para fazer frente às suas dívidas totais.

Liquidez Geral =               Ativo Circulante + Ativo Realizável a Longo 

_________________________________________________

Prazo Passivo Circulante + Passivo Não Circulante

Como interpretar esse índice: quanto maior for o índice de liquidez geral melhor, pois indica que a empresa possui condições de quitar suas dívidas totais.

ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE

Planilha e caderno sobre a mesa representando a evolução de liquidez corrente.
Índice de liquidez corrente

O índice de liquidez corrente mostra o quanto a empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis no curto prazo, para fazer frente às suas dívidas a serem pagas no mesmo período. 

Em síntese, mostra a capacidade de a empresa pagar suas dívidas de curto prazo

Liquidez Corrente =       Ativo Circulante

          ___________________

     Passivo Circulante 

Como interpretar esse índice:: Quanto maior for o índice de liquidez corrente melhor, já que temos uma situação em que a empresa apresenta condições de quitar suas dívidas de curto prazo. 

Portanto:

  •  LC > 1: o ativo circulante é mais que suficiente para quitar as dívidas de curto prazo. Nesse caso, o excesso em relação ao 1 deve-se à existência do Capital Circulante Líquido (CCL) que corresponde à diferença entre o AC e o PC e representa a folga financeira a curto prazo. 
  • LC = 1: nesse caso, temos um ativo circulante igual ao passivo circulante.
  • LC < 1: o ativo circulante é insuficiente para quitar as dívidas de curto prazo.

ÍNDICE LIQUIDEZ SECA (Também chamada de ÁCIDA)

A liquidez seca expressa quanto a empresa possui de bens e direitos circulantes, diminuídos do valor dos estoques, para pagar cada real de dívida a curto prazo. 

O índice de liquidez seca parte do princípio de que os estoques são necessários à atividade operacional da empresa e, portanto, são considerados como um investimento permanente dentro do ativo circulante. Ao excluirmos os estoques, verificamos se a empresa depende das vendas para liquidar seus compromissos.

 Ademais, a doutrina cita a questão dos riscos atrelados aos estoques. Isso porque os estoques apresentam risco de roubo, obsoletismo, deterioração e de não serem vendidos e, portanto, não serem convertidos em dinheiro, não servindo para pagamento de dívidas. 

Enquanto se verificam esses riscos nos estoques (no Ativo circulante, em regra), o passivo circulante é líquido e certo: deve ser pago no dia e na quantia aprazada. 

Liquidez Seca =                     Ativo Circulante – Estoques

______________________

       Passivo Circulante 

Como interpretar esse índice:: Quanto maior for o índice de liquidez seca melhor, pois mostra que a empresa possui condições de quitar suas dívidas de curto prazo sem depender da venda dos estoques.

ÍNDICE DE LIQUIDEZ IMEDIATA

O índice de liquidez imediata mostra o quanto a empresa possui em dinheiro, para fazer frente às suas dívidas a serem pagas no curto prazo.

A liquidez imediata procura responder à seguinte pergunta: o volume de disponibilidades da empresa é suficiente para cobrir as obrigações em curto prazo? Dessa forma, a liquidez imediata mostra o percentual de dívidas de curto prazo que a empresa tem condições de liquidar imediatamente.

 Liquidez Imediata = Disponível 

_________________  

        Passivo Circulante 

Observe que a liquidez imediata tem como objetivo apresentar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo levando em consideração apenas as disponibilidades. 

Como interpretar esse índice: quanto maior for o índice de liquidez imediata melhor, pois temos uma situação em que a empresa apresenta condições de quitar suas dívidas de curto prazo. 

Ao cabo, vale destacar que compõem as disponibilidades: 

  • Caixa; 
  • Bancos;
  • Numerários em trânsito;
  • Aplicações financeiras de liquidez imediata (prazo de resgate menor que 90 dias, com insignificante risco de alteração do seu valor).

CONCLUSÃO SOBRE O ÍNDICE DE LIQUIDEZ

Espero que esse estudo seja de grande valia a vocês. Tendo em vista que sempre que esse tema de análise das demonstrações contábeis aparece em um certame, os índices de liquidez aparecem, são questões certas!!

Além disso, deixamos muito claro que esse resumo é focado na legislação, não é um estudo completo da matéria. Ressaltamos ainda que nem todos os artigos e parágrafos da legislação estão aqui, trazemos apenas o que possui maior cobrança em provas.

Ademais, o aluno deve procurar as aulas em PDF, pois nelas o professor aborda a jurisprudência e a doutrina associadas a cada um dos itens estudados. Apenas assim, o aluno consegue dominar completamente a banca escolhida.

Por fim, na assinatura Platinum, é possível um acompanhamento profissional para lhes indicar o caminho correto a tomar, o que estudar e como estudar: esse é nosso serviço de Coaching. Nos vemos lá!

Um abraço.

Rodrigo Batalha

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.