Artigo

Questões Comentadas – TRE-PR – Analista de Sistemas – Gestão e Governança de TI

Olá consurseiros! Vamos começar os comentários sobre as questões de Governança e Gestão de TI da prova do TRE-PR! Primeiro a prova de Analista de Sistemas!

Vi comentários de que a prova foi difícil… mas…. em relação às questões de Gestão e Governança de TI não podemos reclamar!

Analista de Sistemas – Caderno de Prova ’B02’, Tipo 005

33. Considere que em uma organização que utiliza a ITIL v3 edição 2011, um usuário de um serviço abriu um chamado para o Service Desk solicitando a restauração ao normal da operação de um serviço que se tornou indisponível. Após a restauração da operação do serviço, um chamado foi aberto para se encontrar a causa raiz da indisponibilidade e resolvê-la definitivamente evitando, assim, novas ocorrências. Os processos da Operação de Serviço responsáveis por restaurar o serviço ao seu estado normal e por identificar a causa raiz da indisponibilidade são, respectivamente, Gerenciamento de

(A) Problemas e Cumprimento de Requisição.
(B) Chamados e Gerenciamento de Problemas.
(C) Eventos e Gerenciamento de Incidentes.
(D) Incidentes e Gerenciamento de Problemas.
(E) Mudanças e Gerenciamento de Incidentes.

Comentários: Quem acompanhou nosso aulão de revisão não pode ter errado essa questão!!!! Falamos demais de gerenciamento de problemas e incidentes e mostramos as suas respectivas definições com resolvendo questões semelhantes a esta! Revendo as definições/objetivos temos:

Gerenciamento de incidentes: Restaurar o serviço ao normal o mais rápido possível, além de minimizar o impacto adverso nas operações de negócio;
Gerenciamento de Problemas: Gerenciar o ciclo de vido dos problemas, minimizar o impacto (para o negócio) de incidentes e problemas, encontrar as causas de incidentes e prevenir a recorrência de incidentes relacionados a um problema.

Pois bem… gabarito letra D!

34. Na Resolução no 182 de 17/10/2013 consta que as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – STIC deverão ser precedidas pela entrega de um documento, pela área demandante, em consonância com os estudos preliminares da STIC elaborados pela Equipe de Planejamento da Contratação, conforme estabelecido no artigo 12. Este documento é

(A) a Análise de Necessidade ou Termo de Viabilidade.
(B) o Projeto Básico ou Termo de Referência.
(C) o Plano Estratégico ou Plano de Governança.
(D) o Plano Tático ou Plano Operacional.
(E) a Declaração do Escopo ou Estudo da Viabilidade.

Comentários: Como vimos na nossa aula… o PB (Projeto Básico) ou TR (Termo de Referência) é o documento que precede as contratações e deve estar em consonância com os estudos técnicos preliminares. O examinador cobrou a literalidade do Art. 18:

“Art. 18. As contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação deverão ser precedidas de encaminhamento do Projeto Básico ou Termo de Referência, pela Área Demandante, em consonância com os Estudos Preliminares da STIC elaborados pela Equipe de Planejamento da Contratação, conforme estabelecido no art. 12 desta Resolução.”

Gabarito Letra B

60. Considere, por hipótese, que o Tribunal Regional Eleitoral está adotando as práticas do Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) do guia MPS.BR. O Tribunal já atingiu um nível de maturidade no qual os processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos foram implantados, bem como os atributos de processo indicados. Em busca de mais um nível de maturidade, o Tribunal está implantando o processo Garantia da Qualidade, visando assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos pela equipe de analistas. Desta forma, o Tribunal pretende atingir o nível de maturidade

(A) F – Parcialmente Gerenciado.
(B) F – Gerenciado.
(C) D – Parcialmente Definido.
(D) E – Gerenciado.
(E) E – Parcialmente Definido.

Comentários: Pessoal… nem precisamos ler o comando da questão para eliminarmos algumas alternativas! Os níveis de maturidade do MPS.BR são:

• A (Em Otimização);
• B (Gerenciado Quantitativamente);
• C (Definido);
• D (Largamente Definido);
• E (Parcialmente Definido);
• F (Gerenciado); e
• G (Parcialmente Gerenciado).

Assim, sabemos que as opções A, C e D devem ser descartadas… o examinador nesse ponto foi legal! Ficamos com as letras B e E.

Acontece que o examinador disso que os processos de gerencia de projetos e de requisitos foram implantados, bem como seus respectivos atributos. Isso quer dizer que o nível de maturidade do referido Tribunal é o “G – Parcialmente Gerenciado”. Aí o examinador diz que este Tribunal quer implantar o processo de Garantia da Qualidade! Galera, este é um dos processos necessários para se chegar ao nível “F – Gerenciado”.

Gabarito letra B

Foram apenas essas 03 pessoal!  Mais tarde eu volto com as questões dos cargos de técnico!

Abços e Bons Estudos!

Fábio Alves

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Corrigido RC! Obrigado!
    Fábio Alves em 05/09/17 às 15:37
  • Acredito que tenha de corrigir o comentário "Assim, sabemos que as opções A, C e D devem ser descartadas… o examinador nesse ponto foi legal! Ficamos com as letras C e E." Se foi descartado "a, C, e "d"; como pode ficar com a C e "e"? e a resposta ser B?
    RC em 05/09/17 às 12:03