Artigo

Temas de redação para Concursos Públicos – 2020

Prof. Rapha chegando na área para trazer uma lista atualizada de temas de redação para concursos públicos 2020.

1. Saneamento Básico:

Saneamento básico está na agenda das políticas públicas do Brasil. Essa problemática envolve princípios básicos de cidadania e afeta diretamente a saúde pública. Infelizmente, o acesso à agua tratada não é universal em boa parte dos munícipios brasileiros, os quais, também, não contam com coleta e tratamento do esgoto.  Ademais, o novo marco do saneamento básico permite a privatização dos serviços, com a justifica de que somente a iniciativa privada teria recursos para fazer investimento e de que as companhias estatais são ineficientes. Por outro lado, os críticos alegam que a água não poder ser vista como um produto e que tal marco poderá encarecer as tarifas, aumentando ainda mais as desigualdes.

2. Violência Urbana:

Violência Urbana abrange vários temas como, por exemplo: violência contra às mulheres, crianças e adolescentes, jovens, idosos, maus tratos aos animais, etc. Além desses, há a questão do bullyng nas escolas, as brigas de torcidas organizadas e os conflitos no trânsito.

Um bom conceito para ser aplicado é o de cultura da violência, isto é, uma predisposição de nós brasileiros resolvermos nossos conflitos por meio da agressão, e não por meio do diálogo e das instituições. Esse conceito está relacionado às experiências históricas de autoritarismo em nosso país que permeia ainda hoje as nossas relações sociais.

Uma boa alusão cinematográfica é o filme coringa, porque a partir dele dá para refletir sobre a violência cotidiana, banalidade do mal (conceito da filósofa Hanna Arendt) e imperativo à felicidade.

3. Conflitos migratórios no Brasil:

O Brasil está enfrentando problemas com a imigração haitiana e venezuelana. Diferente da maioria dos países europeus e dos E.U.A, o nosso país adota uma política de tratamento digno aos imigrantes – conferir a Lei de Migração de 2017.

É importante o candidato movimentar conhecimentos sobre etnocentrismo, xenofobismo, alteridade, empatia. Outra reflexão, que atinge diretamente a mão de obra imigrante, é o trabalho escravo contemporâneo.

4. Urbanização e Mobilidade Urbana:

Costumo dizer que esses dois temas são clássicos. É bom ficar sempre atento, porque são queridinhos das bancas. Assim, a sua produção textual deve abordar o direito à cidade qualidade de vida, segregação socioespacial, democratização dos espaços públicos.

5. Ética na Sociedade Contemporânea

Esse é um tema que já apareceu em alguns certames e pelo contexto atual, tanto em âmbito nacional como no internacional, é um bom assunto. Eu não abriria mão dos conceitos clássicos de ética dos filósofos Aristóteles e Kant.

6. Mudanças no Mundo do Trabalho

Esse é um tema potencial para ser cobrado nos mais diversos certames, uma vez que está presente no nosso dia a dia. São várias mudanças acontecendo, que vão desde as reformas trabalhistas e previdenciárias às modificações na relações interpessoais, devido ao excesso de trabalho por meio da internert (aplicativos). Aqui, o candidato pode debater a sociedade do cansaço, a era de incertezas (desemprego e desestabilização), flexibilidade, mudanças na organização produtiva (toyotismo), uso de tecnologias no trabalho, etc.

Ficar atento às discussões sobre a precarização do trabalho, envolvendo as empresas de aplicativos e as reinvindicações de entregadores. Ademais, cabe destacar que no período de pandemia há muitas mudanças como, por exemplo, o uso de teletrabalho e flexibilizações.

7. O uso de Tecnologias em nosso dia a dia

Cada vez mais a internet e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) ganham espaço em nosso cotidiano. Se por um lado há vantagens ,tais como: acesso à informação e democratização do conhecimento, por outro lado é necessário analisar criticamente, uma vez que as tecnologias podem agravar a perda e o controle da individualidade e da privacidade (tudo é comunicado nas redes sociais). Outrossim, várias pesquisas apontam que há uma relação direta do uso de tecnologias e o aumento da ansiedade, estresse e solidão. Outro fator é que o parâmetro de felicidade passa a ser o número de amigos virtuais e de curtidas em postagens.

8. Índios

Outro debate em evidência são as questões indígenas. Estes lutam por manter as suas reservas, costumes e tradições. Por outro lado, a bancada ruralista no Congresso Nacional defende o fim de novas reservas e o uso de terras indígenas para atender aos interesses do agronegócio e a exploração de recursos minerais.

Autores como Darcy Ribeiro e Ailton Krenak são essenciais para uma boa fundamentação de argumentos consistentes sobre o assunto.

9. Racismo

A discriminação racial no Brasil está diretamente associado ao racismo estrutural, que se inicia com a instituição da escravidão no Brasil. É fato que os negros não foram incluídos na sociedade após a abolição e que o mito da democracia racial, engendrado pelo antropólogo Gilberto Freyre, são fatores importantes para entender a violência contra a população negra, marcada por preconceitos, humilhações sociais e violência. Operações desastrosas de órgãos da segurança pública (violência institucional) colocam este tema em evidência – veja o caso Floyd nos EUA e suas repercussões em diversos países.

10. Educação no Brasil

Infelizmente, os resultados da educação brasileira são bens ruins – as avaliações nacionais e internacionais mostram isso: nossos estudantes possuem dificuldades de interpretação e de abstração. Assim, ficam alguns desafios:  são necessárias novas metodologias para ensinar e aprender, valorização dos profissionais, aumento de investimentos, diminuição das desigualdades socioeconômicas, etc.

No contexto de pandemia, fica notório as desigualdades educacionais, uma vez que a maioria dos alunos de escolas públicas não possuem acesso à internet e às tecnologias necessárias para continuarem seus estudos. Já os alunos de escolas privadas, rapidamente, tiverem assegurados a continuidade dos estudos, o que agrava ainda mais as disparidades.

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Sigam-me os bons:

YouTube: Professor Raphael Reis

Telegram: profrapha e discursivasparaconcursos

Instagram: @profraphaelreis

Site: professorraphaelreis.com.br

Lista de E-mail

Quer receber materiais gratuitos e avisos de aulões?

Acompanhe também os principais concursos abertos no país.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá professor, com relação a possíveis temas para o certame da PRF, o senhor tem alguma sugestão ?
    Luciana Castro em 03/12/20 às 16:02
  • gostaria de receber possíveis temas de redação para professor(pedagogia)
    shirley da silva araújo em 04/10/20 às 19:14
  • Pode sim :)
    Raphael de Oliveira Reis em 31/08/20 às 17:53
  • ALGUNS DESSES TEMAS PODE CAIR NA EPCAR.PQ OS TEXTOS DE LA SAO FEITOS NA BASE DA MATERIA DE LINGUA PORTUGUESA
    BRUNO em 24/08/20 às 19:03
  • PROFESSOR ALGUNS DESSES TEMAS PODE CAIR NA EPCAR.
    BRUNO WESLLEY em 24/08/20 às 19:00
  • Oiee professor! Tudo bem? Gostaria de saber se esses temas também pode cair para o concurso público de Agente Penal MG.
    Bruna em 14/08/20 às 10:50
  • Com certeza, são válidos sim :)
    Raphael de Oliveira Reis em 05/08/20 às 12:59
  • Professor, eu sou o mesmo Thiago do ultimo comentário rs. Então, sua resposta me deixou com uma dúvida, por isso vou colar abaixo um trecho da transcrição exata do que consta no edital, na parte de Discursiva, para o senhor mesmo avaliar. "Na Prova Discursiva – Redação, o candidato deverá desenvolver texto dissertativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral. " Então, com base na sua análise, esses temas que o senhor colocou continuam sendo válidos para o meu caso ? Ps: estou nervoso rs.
    Thiago em 04/08/20 às 17:40
  • Se o gênero for dissertativo-argumentativo e temas de atualidades, com certeza. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 28/07/20 às 10:32
  • Esses temas são válidos para bancas de concursos municipais ?
    Thiago em 27/07/20 às 14:03
  • Olá professor! Me chamo Jeana, estou estudando para concurso, gostaria de saber quais os possíveis temas cobrados para os concurso de tribunais? na prova de redação.
    Jeana Maria de Moura Telles em 10/06/20 às 16:50
  • Bom dia professor! Vou prestar um concurso público para professor na cidade de Monte Santo de Minas/ MG. A banca é a IMAN. O sr. tem algumas dicas para temas nesta área? Desde já agradeço a atenção.
    Rita de Cássia Pélico Palhares em 08/06/20 às 10:35
  • BOA TARDE PROFESSOR, VOU PRESTAR CONCURSO PARA A PREFEITURA DE LUCAS DO RIO VERDE MT, GOSTARIA DE DICAS SOBRE A REDAÇÃO PARA ME DAR BEM. SOU ALUNA ESTRATÉGIA CONCURSOS E ESTOU CHEIA DE DÚVIDAS. MUITO OBRIGADA! ELAINE C.R. SELEGUIM
    ELAINE CRISTINA ROZENDO SELEGUIM em 08/05/20 às 16:16
  • Olá, Joyce! Muito obrigado pelo carinho e pela confiança. Vou pensar em algo e vai rolar aquela revisão de véspera :)
    Raphael de Oliveira Reis em 04/05/20 às 20:50
  • Bom dia Professor, vou fazer o concurso para a polícia federal Qual recomendação para técnicas de redação?
    Ione Castro em 04/05/20 às 09:21
  • Olá, prof Rapha! Sou aluna do Estratégia e tbm já comprei o seu e-book com as dicas para FCC. Ambos são excelentes e super recomendo!! Essas dicas de possíveis temas realmente são valiosas!! Agora pretendo prestar TCM-SP. Você pode gravar um vídeo com dicas específicas e possíveis temas cobrado pela vunesp? Please!!!! =)
    Joyce em 01/05/20 às 13:29
  • Prof. Raphael, Bom dia!! Farei o concurso público em Maio para o cargo Técnico em segurança do trabalho para a Prefeitura de São Gonçalo - Rio de janeiro...o Sr. teria alguma dica sobre redação para esse cargo? Muito obrigado!! Adilson
    [email protected] em 01/05/20 às 11:30
  • Olá, Vitor! Boa noite. Eu ainda vou fazer uma análise mais acurada. Em breve, teremos transmissões ao vivo para esse concurso. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 16/04/20 às 20:24
  • Bom dia professor. Com o edital da PCPR publicado, qual seria a sua possível orientação de tema que pode ser pedido na prova de redação para o cargo de investigador ? Muito obrigado.
    Vitor Fazam em 16/04/20 às 11:40
  • Estou estudando para o concurso de escriturário do banco do brasil, só que tenho bastante dificuldade em redação.
    Lívia em 15/04/20 às 12:07
  • Desculpa-me, mas não há não. Ninguém acertou tantos temas em revisão de véspera como eu. Além disso, a quantidade de notas máximas de nossos alunos, nos mais variados certames, é absurda. Recorde absoluto na FCC. Ademais, tudo registrado - falar que fez é fácil, mostrar e comprovar é outro nível...Então, mais humildade de sua parte.
    Raphael de Oliveira Reis em 14/04/20 às 15:46
  • Professor... NINGUÉM nunca fez isso foi de doer... há cursos com resultados superiores aos seus, em quantidade de notas máximas ou próximas às máximas, há anos... seja mais pé no chão. Fim.
    Ficaadica em 14/04/20 às 13:15
  • boa noite ! Estou estudando para o Concurso Público, para Professora de ensino fundamental I , que acontecerá no dia 24 de maio em Mauá, gostaria de receber algumas dicas, e uma imensa ajuda na redação, pois tenho bastante dificuldade nesta área. obrigada.
    Ruth Rodrigues da Silva em 11/04/20 às 21:01
  • Assim que sair o edital iremos fazer transmissões ao vivo :) Vai ser top!
    Raphael de Oliveira Reis em 06/04/20 às 08:38
  • Bom dia, professor! Vou fazer concurso para técnico legislativo da alrn e muito provavelmente terá redação. Gostaria das suas dicas infalíveis sobre possíveis temas para essa área. Grata!
    Cecilia em 04/04/20 às 10:30
  • Olá, Jose! Boa noite. Obrigado pela confiança e pelo interesse. Recomendo o Curso de Ciências Humanas para Redação.
    Raphael de Oliveira Reis em 03/04/20 às 20:28
  • Boa noite, professor! Estou precisando fazer um curso de redação para o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal. Como faço para fazer o seu curso? grato...
    Jose de Arruda em 30/03/20 às 20:20
  • Boa noite Estou estudando para concurso público para auxiliar de administração cm secretaria e gostaria muito da sua ajuda e dicas se for possível. Muito obrigada.
    Cintia em 12/03/20 às 21:53
  • Preciso de ajuda vou tentar um concurso na área da educação e preciso de dicas como faço?
    MARIA ELIANE em 12/03/20 às 09:03
  • BOA TARDE ESTOU ESTUDANDO PARA CONCURSO PUBLICO PARA PROFESSOR E GOSTARIA MUITO DE SUA AJUDA. GOSTARIA MUITO DE SUAS DICAS. OBRIGADA
    DOMINGAS NUNES DOS SANTOS em 05/03/20 às 16:28
  • BOA TARDE ESTOU ESTUDANDO PARA CONCURSO PUBLICO PARA PROFESSOR E GOSTARIA MUITO DE SUA AJUDA. GOSTARIA MUITO DE SUAS DICAS. OBRIGADA
    DOMINGAS NUNES DOS SANTOS em 05/03/20 às 16:16
  • Professor TOP, Escolho meus professores de acordo com a maneira de ensinar, sob muitos, muitos ângulos. Vi você por acaso, como vi um outro professor meu, fiz seu curso. Infelizmente minha redação no TRF 3 não será corrigida. Mas vi sua competência e sua visão para temas. Não largo mais você para redação. Muito Grata. Não sei se consigo publicar. Nunca os meus comentários o são.
    Sheila em 04/03/20 às 10:59
  • Fiz a prova do ISS Betim e o tema da redação foi Trabalho. Obrigada pelas dicas!
    Silvane Maria em 01/03/20 às 21:19
  • Dia 02/03, às 19h, vou fazer uma aula especial com temas para a área de educação. Chega junto :)
    Raphael de Oliveira Reis em 01/03/20 às 15:21
  • Olá professor! Suas dicas são super valiosoas. Estou prestes a prestar concursos para professor em minha cidade, e terá prova discursiva. Gostaria da sua ajuda nesse sentido.
    Sebastiana sousa em 01/03/20 às 10:46
  • Bom dia Rapha! Gostei muito das dicas de redação! Estou preste a fazer seletivo pra entrada no curso superior de pedagogia. Para ter bom êxito e garantir uma vaga é preciso obter uma boa nota em redação. Vc pode me dá mais umas dicas dos temas que cai no curso pedagogia.
    APARECIDA PEREIRA MARQUES CAVALCANTE CAVALCANTE em 23/02/20 às 13:20
  • Bom dia Rapha! Gostei muito das dicas de redação! Estou preste a fazer seletivo pra entrada no curso superior de pedagogia. Para ter bom êxito e garantir uma vaga é preciso obter uma boa nota em redação. Vc pode me dá mais umas dicas dos temas que cai no curso pedagogia.
    Edvalma Alcantara em 15/02/20 às 08:12
  • Olá Rapha , tudo bem? Espero que sim! Por gentileza, li seu conteúdo , gostei muito, e gostaria de pedir sua ajuda no respectivo assunto: tema de redação para concurso de GCM. Muito obrigado.
    Juliana Barella Barbosa em 07/02/20 às 02:46
  • Na minha cidade vai ter um processo seletivo estou desesperada, sou professora, e a prova e uma redação discursiva argumentativa, preciso de uns conectores que sirva pra qualquer assunto. grata
    Sonia Rodrigues dos santos em 29/01/20 às 10:10
  • dicas de possiveis temas que envolva enfermagem
    keyla silva sena em 14/01/20 às 21:30
  • Olá, bom dia! Gostaria de saber o seu palpite para o tema de uma redação do concurso Companhia Docas do Pará
    Graça Silva em 13/01/20 às 10:06
  • Oi gostaria que vc me ajudasse no tema da redação que vai ser aplicado na cidade de floresta do araguaia pelo Instituto Vicente nelson-ivin
    Darlene em 11/01/20 às 17:05
  • Olá professor. Quais os possíveis temas para TJ/PA?
    [email protected] em 11/01/20 às 11:11
  • Olá boa tarde Professor gostaria que vc mim.desse uma luz sobre os possíveis tema pra redação do concurso do ifrr a prova já é domingo 12 01 2020 a banca e o IDECAN.Obg
    Francisco em 10/01/20 às 18:12
  • Olá! Um dos temas que estão nesta lista. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 08/01/20 às 09:24
  • Boa noite, Gostaria de saber qual o seu palpite para o Tema da Redação da ALEPI, que será realizada em Teresina-PI. Obrigada, desde de já!
    Daniele em 06/01/20 às 00:49
  • Olá! Os temas cobrados são de atualidades - esta lista é um bom caminho para você treinar. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 05/01/20 às 21:04
  • Ola, prof Eu queria que vc mim ajudasse no tema da policia da bahia, quem vai aplicar a prova vai ser a IBFC, quais os tipos de temas que eles aplica vc sabe mim reaponder porfavor.
    Naidson cleyton em 04/01/20 às 17:54
  • Olá, Solange! Boa noite. Obrigado pela confiança em meu trabalho. Se no edital está temas de atualidade, é bem provável temas de repercussão geral no Brasil - essa lista atende esse objetivo. Contudo, ser for um temas mais técnico, penso que pode ser cobrado trabalho em equipe, assédio moral nas instituições públicas, ética no serviço, a importância do poder legislativo para a democracia, como democratizar o acesso ao Poder Legislativo. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 23/12/19 às 23:09
  • Olá, meu amigo! Obrigado pela confiança em meu trabalho. Aqui, no Estratégia há o curso de discursivas com correções - recomendo você fazer esse curso. Eu já fiz uma transmissão de temas comentados (estará disponibilizado no curso) e no dia 10/01 (19h) irei fazer mais uma comentando mais temas. Será um prazer contar com a sua presença. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 23/12/19 às 23:07