Artigo

Redação pronta sobre Terrorismo

Estrategista,

O Mago da Redação está on! No próximo dia 11 de setembro de 2021, os atentados terroristas que atingiram os EUA completam 20 anos. Esse fato histórico mudou a política internacional das últimas duas décadas. Assim, o tema é importante tanto para quem está estudando redação como atualidades.

No concurso da Defensoria Pública Federal (DPF) de 2014, organizado pela banca Cebraspe, foi cobrado o seguinte tema: “a civilização contemporânea e o terrorismo”. Como característica dessa banca, foram propostos os seguintes tópicos:

  1. o 11 de Setembro de 2001 e a nova escalada terrorista;

2. o Estado Islâmico: intolerância e agressividade;

3. a reação mundial ao terrorismo.

Redação pronta sobre Terrorismo

A civilização contemporânea é marcada pela presença do terrorismo. Principalmente a partir do atentado às torres gêmeas em 2001, houve aumento das tensões, culminando na ação brutal e agressiva do Estado Islâmico. Assim, o mundo passou a temer e a se resguardar de eventuais ameaças de atentados.

A princípio, o 11 de setembro marcou a história por anunciar uma escalada no terrorismo ao redor do mundo. Pela primeira vez, a nação mais poderosa do mundo teve alvos civis atingidos em seu território – além de um atentado ao Pentágono, a destruição das torres gêmeas por dois aviões-bomba foi o maior ataque terrorista no ocidente. Depois dessa ação, os grupos que espalham o ódio se sentiram encorajados e passaram a realizar mais atos pelo mundo, em especial nos países europeus.

            Além disso, merece destaque o Estado Islâmico, grupo que dominou, por longo tempo, grandes porções territoriais da Síria e do Iraque (áreas ricas em petróleo) e se proclamou como Estado independente. Entre suas ações estão a captura de ocidentais e a exibição de filmes em que os prisioneiros eram decapitados, espalhando o terror de maneira brutal contra todos aqueles que não compartilham de sua visão extremista.

            Como resultado, o mundo passou a buscar formas de coibir a ação terrorista, as quais incluem desde a restrição de circulação de pessoas de etnia árabe ou religião muçulmana até o endurecimento da legislação. Para que seja mitigado, de fato, o terrorismo, o problema deve ser resolvido em sua raiz, a partir de negociações ou ações militares efetivas contra os líderes dos grupos. Além disso, deve haver maior pressão internacional para que nenhum país compre bens ou forneça armas e outros itens às forças obscuras que cometem atentados.  

Gostou? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos!

Sobre o Prof. Rapha:

Professor de Redação e de Atualidades do Estratégia Concursos. Autor dos e-books “25 conceitos para usar na redação” e “25 modelos de redação no estilo Cebraspe”


Conheça nossos cursos:

Curso regular de atualidades para concursos públicos

Ciências Humanas para redação

Chega junto nas nossas redes sociais:

Instagram: @profraphaelreis

YouTube: Professor Raphael Reis

Telegram: profrapha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.