Artigo

Como cumprir as metas para a SEFAZ RR!

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre o concurso da Sefaz RR e como conseguir cumprir as metas de estudo. Vamos lá?

Sefaz RR – Metas

Conforme você já sabe o Estratégia Concursos é a empresa que mais aprova em concursos públicos.

Nós já temos disponibilizadas várias videoaulas e PDFs para o concurso da Sefaz RR.

A prova da Sefaz RR vai ser realizada dia 07/11/2021, como estou escrevendo esse artigo dia 25/08/2021, você tem a partir de hoje 74 dias até o dia da prova. Ou seja, se considerarmos que você estuda 4 horas por dia, você ainda teria um total de 296 horas de estudo até a prova.

Para começar, vou mostrar na tabela abaixo quantas aulas, presentes no curso do Estratégia para a Sefaz RR, existe em cada disciplina:

MatériasQuantidade de PDF
Português11
Estatística15
Matemática16
Direito Constitucional18
Direito Administrativo 21
Administração de Materiais8
Administração Pública19
Economia15
Contabilidade Geral 27
Contabilidade Pública19
Contabilidade de Custos 7
Contabilidade Geral e Comercial27
Direito Civil10
Direito Empresarial9
Direito Penal 6
Direito Tributário14
Legislação Tributária16
Administração Pública15
Estatuto Servidores5
total278
PDFs curso para Sefaz RR

Considerando isso, se você tem a partir de hoje 74 dias, você teria que ler cerca de 4 PDFs por dia até a prova para conseguir fechar o edital desse concurso. Porém, não é o mais aconselhável, você deve ver o custo x benefício de cada matéria.

Custo x benefício por matéria Sefaz RR:

Vou colocar abaixo uma tabela com o custo x benefício por matéria (relacionando com a quantidade de questões no certame):

MatériasQuantidade de Questões na provaRelevância
Português1010%
Estatística e Matemática33%
Direito Constitucional66%
Direito Administrativo 66%
Administração Pública e Economia22%
Contabilidade 1515%
Direito Civil e Empresarial55%
Direito Penal 33%
Direito Tributário2020%
Legislação Tributária3030%
total100
Comparação da importância das matérias

Nessa tabela, percebemos a importância de Legislação Tributária, Direito Tributário e Português, apenas 3 matérias totalizam 60% das questões do certame, sendo que elas representam menos de 15% da quantidade de PDFs, ou seja, são as matérias com maior custo benefício da Sefaz RR.

Sefaz RR – Metas: Como faço para conseguir cumprir minhas metas de estudo

Você está com dificuldade em cumprir seu planejamento de estudo? ou pior, nem fez um planejamento de estudo?

Depois que o edital é lançado, o candidato já tem “as regras do jogo” em mãos, são apresentadas as disciplinas cobradas, os assuntos de cada disciplina que serão cobrados nas provas e o principal: A BANCA EXAMINADORA.

Assim, o foco não vai ser apenas no conhecimento de todos os itens previstos no conteúdo programático: o objetivo principal é trabalhar os prazos até o dia da prova.

Não existe uma fórmula mágica de estudo na reta final para uma prova, mas existem algumas técnicas que tendem a ser mais eficazes. Então, a primeira coisa que você deve analisar é que como saiu o edital do seu concurso, você deve alterar seu planejamento para o pós-edital.

Mas como faço isso?

Sefaz RR – Metas: 1° Determine prioridade

Depois que o edital foi publicado e que você viu quem vai ser a banca examinadora do seu certame, é o momento que você deve verificar se precisa mudar os estudos conforme as prioridades, deve analisar se tem disciplinas com um maior peso, se o edital veio com alguma disciplina que você ainda não domina ou que são mais complexas.

É nesse período que os estudos devem ser intensificados, aperfeiçoando as matérias através de muita revisão.

A palavra-chave nesta reta final é: ORGANIZAÇÃO.

Alguns pontos que o concurseiro deve levantar quando sai o edital:

  • Quanto tempo tenho até o dia da prova?
  • Quantas horas por dia eu tenho disponível para me dedicar ao conteúdo exigido no edital?
  • Quanto tempo eu consigo ficar focado estudando?
  • Tem alguma matéria que eu ainda não estudei?
  • Tem alguma matéria com maior peso?

Como vimos, Legislação Tributária, Direito Tributário e Português, totalizam 60% das questões da prova, sendo que elas representam menos de 15% da quantidade de PDFs, isto é, são as matérias com maior custo benefício da Sefaz RR. Assim, você deve priorizar essas matérias. Por exemplo, ao contrário dessas matérias, Estatística e Matemática juntas tem 3 questões na prova, sendo que as 2 juntas totalizam 31 PDFs de assunto, isto é, sua relevância na prova é 3%, já os PDFs são mais de 11% da quantidade total, ou seja, baixo custo x benefício.

Sefaz RR – Metas: 2° Veja se seu planejamento está adequado a sua realidade

Elaborar o planejamento de estudo é uma das etapas mais importantes (ou será a mais importante?), não dá para escolher todos os dias qual matéria você vai estudar. O planejamento serve para você dar o enfoque necessário para cada disciplina. Ao decidir estudar para concurso, o estudante deve elaborar um plano de estudos compatível com sua realidade e com os objetivos que ele pretende alcançar, deve alocar as matérias exigidas no concurso conforme o tempo disponível para estudo.

Por exemplo, caso você trabalhe, o método de ciclo de estudos considera a sequência de disciplinas que devem ser estudadas em uma ordem determinada anteriormente, independentemente do dia ou horário que você vá estudar. Desse modo, caso você não consiga terminar uma matéria em um dia por algum motivo, será possível recomeçar os estudos a partir desse ponto no ciclo.

Como funciona: se em um ciclo a pessoa determina que serão reservadas 1 hora e meia para Português e 1 hora e meia para Legislação Tributária. Vamos supor que essa pessoa só consiga estudar 1 hora na segunda-feira, mas na terça ela consiga estudar 2 horas, ela estudará 1 hora Português na segunda, na terça ela estudará primeiro a meia hora restante de constitucional e posteriormente 1 hora e meia de Legislação Tributária.

Se o estudante não conseguir, independentemente do motivo, estudar em um dia da semana, ela deverá retornar ao ponto em que parou no último dia de estudo.

Esse método pode ser melhor adaptável principalmente para quem trabalha, porque se você coloca um cronograma “fixo” e acaba não conseguindo cumprir em um dia conforme planejado, vai ser mais fácil você começar a boicotar e isso se tornar uma regra.

Sefaz RR – Metas: 3. Estipule horários de estudo

É necessário definir o horário do dia que você vai estudar. Você deve fazer um levantamento de todas as suas obrigações diárias, depois desse levantamento veja quanto tempo sobra disponível para o estudo. Leve também em consideração o horário que funciona melhor para você (seja manhã, tarde ou noite).

Ao estipular o seu horário de estudo, fica mais fácil de desenvolver uma rotina de estudo e assim cumprir todos os dias o planejado e lembre-se que cada organismo funciona melhor de um jeito, veja qual momento do dia você rende melhor para os estudos.

Assim, você deve determinar uma carga horária que você poderá cumprir, você não deve definir metas impossíveis, porque assim é mais fácil você se frustrar caso não consiga cumprir o planejado, o que tende a fazer com que você comece a tornar esse descumprimento uma rotina.

Sefaz RR – Metas: 4. Faça questões da sua banca examinadora

Intercale estudo de lei seca, por exemplo: Legislação Tributária, com a realização de questões de concursos, esse é um método muito eficiente, já que durante a resolução de exercícios você exercita mais o cérebro, aumentando a sua capacidade de memorizar o assunto.

Quando você resolve questões da sua banca examinadora, você percebe quais conteúdos são mais cobrados, concentrando melhor seus esforços nesses, potencializando assim seu tempo disponível. Além do mais, facilita o cumprimento das metas de estudo, já que como falamos torna o estudo mais dinâmico.

Ao fazer questões da banca:

1 – Faz com que você conheça as exigências da banca: Quando você resolve questões de concursos públicos você passa a compreender as exigências da sua banca examinadora, como ela estrutura suas questões, o nível de detalhamento exigido por ela;

2 – Ajuda você a memorizar o assunto: Fazer questões é um excelente método para melhorar a memorização;

3 – Permite que você monitore como está seu rendimento: Outra vantagem de fazer questões é que serve para você analisar como está seu rendimento, verificar se é necessário alterar algo no seu planejamento inicial de estudos, se você está com alguma dificuldade;

4 – Direciona os estudos para os pontos mais importantes: À medida que você vai resolvendo as questões, fica mais evidente quais são os conteúdos que você precisa dar uma maior atenção, por ser matérias mais complexas ou que você está tendo mais dificuldade;

5 – Monitora o tempo que você leva para resolver as questões: Resolver questões te dar mais experiência e permite monitorar o tempo que está levando para resolver as questões.

Sefaz RR – Metas: 5. Defina pequenos intervalos entre os períodos de estudo

O estudante deve definir pequenos intervalos entre os períodos de estudos, isso permite que você continue estudando com o gás. Fazer pequenas pausas, faz com que o cérebro volte para o estudo mais focado.

Fazer pequenas pausas, por exemplo, a cada 90 minutos de estudo de Legislação Tributária, uma pausa de 15 minutos, sua mente poderá se recuperar e continuar absorvendo tanta informação como antes.

Determinar um dia por semana de “folga” ou uma parte desse dia, também pode ser necessário para você voltar mais descansado e evitar “estafar”.

Sua rotina de estudo não deve ser um fardo. Desse modo, se você sentir necessidade ou estiver muito cansado em um determinado dia, não se obrigue a estudar de qualquer forma. Afinal, seu nível de aproveitamento do conteúdo será muito baixo.

Como falamos no início, a prova da Sefaz RR vai ser realizada dia 07/11/2021, como estou escrevendo esse artigo dia 25/08/2021, você tem a partir de hoje 74 dias até o dia da prova, nesses 74 dias você deve fazer o seu melhor, que com certeza irá valer a pena.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.