Artigo

Informática para o TJ-SP: como estudar e revisar a disciplina?

Fala, pessoal! Recentemente, tivemos a publicação do Edital do TJ-SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. O concurso irá oferecer 855 vagas para a Comarca da Capital e para todas as Circunscrições Judiciárias que compõem as 10 Regiões Administrativas Judiciárias. Será um concurso muito disputado e que exigirá uma preparação em alto nível. Neste artigo, forneceremos algumas dicas sobre como estudar e revisar a importante disciplina de Informática para o TJ-SP.

Nossa intenção será analisar o conteúdo programático da disciplina e direcionar seus estudos nessa fase de pós-edital, de forma que consiga aumentar sua eficiência. Vamos nessa?

Informática para o TJ-SP
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Análise do conteúdo de Informática para o TJ-SP

No edital do TJ-SP, a banca Vunesp incluiu a disciplina de Informática no Bloco III da prova objetiva, onde estão alocadas as matérias de caráter classificatório, mas não eliminatório. Dentre o total de 100 questões, 14 serão sobre Informática.

Os assuntos previstos no conteúdo programático são esses:

  • MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016 ou superior.
  • MS-Word 2016 ou superior: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.
  • MS-Excel 2016 ou superior: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.
  • Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
  • MS-Teams: chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e OneNote, agendamento de reuniões e gravação.

Como podemos perceber, o órgão foi bem coerente na escolha dos assuntos, visto que são habilidades extremamente necessárias para as atribuições de um Escrevente Judiciário. Basicamente não será cobrado conhecimento de hardware (parte física dos computadores), focando apenas nos softwares vinculados às atividades rotineiras do servidor.

Destaque para a exigência de domínio do programa Microsoft Teams, aplicativo de chat interno para empresas com teletrabalho, uma inovação criada pelas circunstâncias da pandemia e que veio para ficar.

Análise estatística de Informática para o TJ-SP

Como sabemos, o fator tempo no pós-edital pode ser considerado uma matéria à parte. Isso porque muitos são os assuntos a serem estudados ou revisados, e é praticamente impossível ter contato com todo o conteúdo. Por conta disso, o aluno deverá analisar o custo-benefício de dedicar determinado tempo para leitura de um assunto, devendo sempre optar por aqueles de maior incidência.

De forma a ajudá-los nesse processo decisório, fizemos uma análise estatística de incidência para a disciplina de Informática.

Utilizando o Sistema de Questões e buscando por questões da banca Vunesp nos últimos anos, referentes aos assuntos acima apresentados e divididos por aula do nosso curso, dentro da Área de Tribunais, encontramos um total de 263 questões, distribuídas da seguinte forma:

Análise Estatística de Informática para o TJ-SP
Incidência de questões por aula do curso

Conclusões sobre a análise estatística e dicas importantes para o pós-edital

Observando a tabela apresentada acima, já conseguimos extrair informações importantes para direcionar nosso processo de revisão na reta final. A principal delas é que praticamente metade das questões estão relacionadas aos programas MS Word e MS Excel. Sem dúvidas, são assuntos diretamente vinculados ao cargo de Escrevente Judiciário e a relação dos assuntos ao cargo tornam ainda mais relevantes os tópicos destacados.

Isso significa que, dentro da análise custo-benefício que já citamos, você deve depositar todo seu esforço na retenção do conhecimento desses assuntos na hora de revisar.

Dentro do MS Word, é fundamental que o aluno conheça as principais teclas de atalho, bem como as funcionalidades que existem na Barra de Menu e Barra de Ferramentas. Pelo histórico da banca, não será surpresa que sejam cobrados inclusive os ícones vinculados às principais ferramentas do programa. Para absorver esse conhecimento de forma mais fácil, não se limite ao PDF. Abra o programa e tente entender na prática como essas ferramentas funcionam.

Para o MS Excel, valem as mesmas dicas relacionadas à Barra de Menu e Barra de Ferramentas. No entanto, quando o assunto é Excel, outro tópico ganha muita relevância: as fórmulas! Sem dúvidas haverá questões exigindo do aluno o resultado após aplicação de determinada fórmula no programa. Por isso, é muito importante que o candidato pratique diretamente no software, além de saber as siglas e objetivos das principais fórmulas.

Abordaremos um pouco mais sobre o perfil da banca no tópico seguinte.

Perfil da banca Vunesp

A banca Vunesp é amplamente conhecida no mundo dos concursos por ser uma banca bastante literal e prática. Isso significa que suas questões raramente serão longas e de difícil compreensão. Nas questões de Informática, isso se traduz em cobranças dos principais procedimentos aplicados nos programas de uso rotineiro do servidor, de acordo com as atribuições do cargo. Por conta disso, a prova acaba sendo uma reprodução no papel de determinadas práticas realizadas no programa. Isso reforça a necessidade de estudar não só o PDF, mas também reservar um tempo para utilizar os principais softwares exigidos no edital.

Veja abaixo uma questão retirada do concurso do TJ-SP 2017, elaborada pela Vunesp, e repare a importância que a banca atribui para o conhecimento dos menus, ícones, botões e procedimentos:

Questão de Informática TJ-SP 2017
Questão da prova de Escrevente Judiciário – Vunesp 2017

Guia de Estudos de Informática para o TJ-SP

Durante um pós-edital, não há método melhor de estudo do que a prática intensa de exercícios, principalmente aqueles elaborados pela banca que conduzirá o concurso. Para facilitar o processo de “filtragem” das questões de acordo com as particularidades de cada edital de concurso público, foram criados os Guias de Estudo.

Os Guias são artigos postados no site do Estratégia Concursos com links para Cadernos de Questões, por Matéria, customizados de acordo com o conteúdo programático de cada edital. É uma ferramenta muito importante para o aluno que não quer perder tempo selecionando questões e montando seu caderno.

Clique aqui para acessar o Guia de Estudos. Após isso, selecione a disciplina de Informática.

Ferramentas para Revisão de Informática para o TJ-SP

Antes de apresentar algumas ferramentas que irão facilitar sua revisão nessa reta final para o concurso, é importante destacar que o melhor material de revisão sempre será o seu. Isso porque ninguém melhor do que o próprio aluno para identificar suas dificuldades e registrá-las no material de estudo.

No entanto, possuímos algumas importantes ferramentas que podem ajudar a complementar seu material de revisão nesse momento. Além do Guia de Estudos citado acima, temos os seguintes produtos:

  1. PDF Simplificado: apresenta toda a teoria e algumas questões ao aluno, mas poupa-o de parágrafos mais longos com o objetivo de priorizar a celeridade;
  2. Marcações dos Aprovados: nesse arquivo, uma equipe de alunos aprovados em concursos faz as marcações/grifos nos trechos mais importantes do material;
  3. Passo Estratégico: material de revisão formado por PDFs “enxutos” (na média, possuem cerca de 30 páginas, otimizando o tempo do aluno) e que são produzidos por especialistas em cada uma das matérias, com farta experiência em concursos públicos;
  4. Bizu Estratégico: Trata-se de um material ainda mais sumarizado quando comparado ao Passo Estratégico, sendo muito útil para uma revisão de véspera, por exemplo.

Vale lembrar que todas essas ferramentas ficam disponíveis na Área do Aluno para os assinantes do Estratégia.

Considerações Finais

Pessoal, espero que essas dicas de estudo sejam úteis para facilitar o processo de revisão na reta final para o concurso do TJ-SP, em específico para a disciplina de Informática

Um forte abraço e ótima prova!   

Vinícius Peron Fineto.

Instagram: @viniciuspfineto 

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.