Artigo

Possibilidades de Recursos – Prova de Química da PC-PA – Papiloscopista

Olá, pessoal!

Aqui é o Diego Souza, Perito Criminal e Prof. de Química. Venho aqui novamente falar da peculiar prova de Química para Papiloscopista da PC-PA, ocorrida no último domingo. Na análise detalhada de cada questão, percebi que, além de aprofundar de maneira atípica em alguns conteúdos, a banca extrapolou o conteúdo programático em duas questões, abrindo margem para recursos com vistas à anulação de ambas.

Vamos relembrar as questões e, na sequência, faço comentários para embasar tais recursos, nos quais demonstro porque a banca extrapolou os objetos de avaliação definidos no edital de abertura do concurso da Polícia Civil do Estado do Pará (PC-PA). Para aumentar as chances de sucesso em seu recurso, recomendo não copiar na íntegra nossa argumentação para evitar recursos idênticos. Reescreva-os e, se possível, substitua e/ou acrescente algumas referências, de química orgânica, no primeiro recurso e, de química inorgânica, no segundo.

.

Questão 56 da Prova Tipo 4

A ninidrina é um reagente largamente usado na perícia papiloscópisca, pois permite a revelação de impressões digitais latentes através da reação com os aminoácidos de origem écrina, produzindo um composto de intensa coloração. De acordo com a estrutura da ninidrina (representada a seguir) e suas propriedades, assinale a alternativa correta.

(A) Possui fórmula molecular C9H6O4 e as funções aldeído e álcool.

(B) A ninidrina não possui carbono assimétrico.

(C) Possui o total de 6 carbonos com hibridização sp2.

(D) A ninidrina atua como nucleófilo na reação com aminoácidos.

(E) Apresenta o mesmo número de ligações pi (π) e ligações sigma (σ).

Pleito: Anulação por extrapolar o conteúdo do edital.

Comentários (argumentação)

A questão exigia dos candidatos conhecimentos sobre três conteúdos não previstos no conteúdo programático do edital: estereoquímica; reações orgânicas; e bioquímica.

Na alternativa B, inclusive gabarito da questão, afirma-se que a ninidrina não possui carbono assimétrico. O conceito de carbono assimétrico ou carbono quiral é introduzido e discutido em estereoquímica, já que é pré-requisito na identificação e isomeria óptica em moléculas orgânicas. Estereoquímica, em química orgânica, é um tópico apartado dos tópicos de química orgânica elencados no edital do concurso: 16. Química orgânica: estrutura, nomenclatura e propriedades físicas e químicas de compostos orgânicos. Tal separação é facilmente observada nas principais bibliografias da área (Solomons, 2012; Allinger, 1974; Clayden, 2012; McMurry, 2011), pois discutem estereoquímica em capítulos separados dos demais assuntos indicados no edital.

Recentemente, por meio do ANEXO II do Edital de Concurso Público Nº 001/2021 do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), a própria banca organizadora Instituto AOCP demonstrou que específica estereoquímica como subitem distinto de grupos funcionais, nomenclatura e propriedades dos compostos orgânicos, conforme trecho do referido anexo transcrito:

“ 4. QUÍMICA ORGÂNICA. 4.1 Fundamentos da química orgânica. 4.2 Grupos funcionais. 4.2.1 Nomenclatura. 4.2.2 Propriedades e reações dos compostos orgânicos. 4.3 Estereoquímica. 4.4 Bioquímica. 4.4.1 Carboidratos. 4.4.2 Lipídios. 4.4.3 Aminoácidos e proteínas. 4.4.4 Ácidos nucléicos e seus componentes. 4.4.5 Enzimas e coenzimas.” (Trecho do conteúdo programático para o CARGO 421: PERITO CRIMINAL – ENGENHARIA QUÍMICA / QUÍMICA do concurso do ITEP-RN organizado pelo INSTITUTO AOCP)

Ademais, no mesmo trecho transcrito do anexo do edital do concurso do ITEP-RN, fica claro também que reações orgânicas e aminoácidos (tópico discutido em bibliografias de bioquímica como Lehninger, 2018), ambos abordados na alternativa D da questão, também são explicitados pela banca organizadora Instituto AOCP quando esses são objetos de avaliação do certame.

Com base no exposto e discutido, fica demonstrado que os assuntos cobrados nas alternativas B (gabarito da questão) e D extrapolam os objetos de avaliação definidos no edital de abertura do concurso da PC-PA.

Por isso mesmo, o candidato confia na compreensão da Banca para anular a questão.

Referências

Solomons, T. W. G.; Fryhle, C. B.; Química Orgânica, 10a ed., vol.1 e 2, LTC Livros Técnicos e  Científicos Editora S.A., RJ, 2012.

McMurry, J.; Química Orgânica, 7ª ed. Combo, Cengage Learning, São Paulo, 2011.

Clayden, J.; Greeves, N.; Warren, S.; Organic Chemistry, Oxford University Press, Oxford, 2012.

ALLINGER, Norman L. Química orgânica. Reverté, 1974.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018.

.

Questão 60 da Prova Tipo 4

Em relação à acidez e à basicidade dos compostos orgânicos e inorgânicos, assinale a alternativa correta.

(A) O íon Al3+ hidratado [Al(H2O)6]3+, em solução, é uma base fraca.

(B) O ácido fosforoso é um ácido diprótico.

(C) O ácido tricloroacético possui maior constante de acidez que o ácido trifluoroacético.

(D) O íon Cu2+ hidratado, [Cu(H2O)6]2+, forma soluções mais ácidas que o íon Fe3+ hidratado, [Fe(H2O)6]3+.

(E) O fenol possui menor acidez que os álcoois alifáticos.

Pleito: Anulação por extrapolar o conteúdo do edital.

Comentários (argumentação)

Embora o conteúdo programático indique apenas “propriedades físicas e químicas de compostos orgânicos”, o enunciado deixa evidente que serão avaliados na questão conhecimentos acerca de propriedades tanto dos compostos orgânicos quanto inorgânicos (não previsto no edital). Ainda que se alegue que o conteúdo programático do edital indicava “funções inorgânicas”, este assunto que se restringe ao estudo de funções como ácidos, bases e óxidos inorgânicas não se confunde com o conteúdo de química inorgânica cobrado na questão: química de coordenação.

O correto julgamento das alternativas A e D dependiam da compreensão dos conceitos de valência primária (número de oxidação) e valência secundária (valência direcionais), também denominada número de coordenação, que, no caso em tela, corresponde ao número de águas ligadas aos metais mencionados (Al3+, Cu2+, Fe3+) para a formação dos íons complexos. Esta última valência é discutida somente em química de coordenação (química dos complexos), a qual é sempre abordada em capítulo(s) separado(s) de funções orgânicas, conforme se observa nas principais referências bibliográficas de química geral e também de química inorgânica listadas abaixo.

Ademais, a análise de edital recente (Edital de Concurso Público Nº 001/2021 do Instituto Técnico-Científico de Perícia) demonstra que o Instituto AOCP explicita química de coordenação, no conteúdo programático do concurso, quando tal assunto é objeto de avaliação no certame, conforme trecho do referido edital transcrito a seguir:

Com base no exposto e discutido, fica demonstrado que nessa questão a banca organizadora extrapolou os objetos de avaliação definidos no edital de abertura do concurso da PC-PA. Sendo assim, o candidato confia na compreensão da Banca para anular a questão.

Referências

SHRIVER, Duward F.; ATKINS, Peter William; LANGFORD, Cooper H. Química inorgánica. II. Reverté, 1998.

LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa–tradução da 4ª edição inglesa. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

MIESSLER, Gary L.; FISCHER, Paul J.; TARR, Donald A. Química inorgânica. 2014.

.

Boa sorte, guerreiros!

Prof. Diego Souza

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.