Artigo

Revisão por FLASHCARDS: perguntas e respostas com cartões

REVISÃO POR FLASHCARDS
Aprenda a fazer revisões com os Flashcards

Revisão por FlashCards

Em papel ou por aplicativo, os Flashcards vêm se mostrando um ótimo método de memorização para quem está estudando para concursos públicos. Nesse artigo, apresentaremos a você suas principais características e ensinaremos como montar os cartões.

Métodos de Revisão

Estudar para concursos não é tarefa fácil e disso todos já sabem. A fim de um bom rendimento, o aluno precisa fazer uso de métodos que se adequem à sua rotina e se mostrem eficazes.

Além de estudar o conteúdo, o aluno também precisa revisar, que é tão importante quanto compreender uma nova matéria, pois sem fixação e repetição, o conteúdo caíra no esquecimento.

Revisar é o ato ou efeito de rever, ler novamente, fazer novo exame. Segundo o Dicionário Informal:

  • Examinar para corrigir ou atualizar
  • Recordar, recapitular
  • Estudar um trabalho científico para chegar a conclusões
  • Visar novamente

Existem diversos métodos de revisão, porém só quem estuda saberá selecionar quais são as melhores formas para si, pois é algo bastante pessoal.

Por outro lado, uma questão é certa: de nada adiantará pôr em prática vários métodos ao mesmo tempo sem planejamento.

Assim, sempre se faça as seguintes perguntas ao escolher um método de revisão:
  • O modelo me agrada?
  • É possível segui-lo?
  • Em que momento pretendo fazer uso dele?
  • Consigo inseri-lo em meu planejamento sem interferir no cronograma?
  • É prático?
  • Qual o custo-benefício?

Lembre-se que fazer o teste de, no mínimo, três semanas é essencial para desenvolver o mínimo de habitualidade e poder responder a essas perguntas.

Tais questões são importantes, pois partimos da premissa de que você já possui um método de revisão principal nos seus estudos, como por exemplo, o Estudo por Ciclos ou a Trilha Estratégia, em que já há tarefas de revisão.

Então, os métodos de revisão, fora do seu planejamento básico, servirão como um “plus” para facilitar a memorização e não podem interferir no seu cronograma inicial.

Dentre essas formas de revisão, uma que está cada vez mais em alta são os FLASHCARDS.

O que são FlashCards?

Flashcard significa “ficha para estudo”. Ao pé da letra, Flash=rápido e Card=cartão. Ele funciona da seguinte maneira:

O aluno escreve de um lado da ficha a palavra-chave, que pode ser uma pergunta, conceito, princípio ou fórmula e, no verso, o significado do elemento indicado do outro lado.

Como montar seu FlashCard

Os flashcards podem ser feitos a mão. Corte uma folha de papel A4 em 4 ou 8 partes (a depender do tamanho de sua letra) para montar os cards. Se preferir, use um papel mais grosso, como cartolina, para ter maior durabilidade.

Também, existem alguns cartões prontos para vender no mercado com essa finalidade:

REVISÃO POR FLASHCARDS
fichas para venda
Flashcards e fichas pautadas para escrever os cards, encontrados em papelarias e na internet

O aluno também poderá digitar os Flashcards e, após conclusão, imprimi-los. A montagem pode ser feita no Word ou Excel ou utilizando-se de um site específico, como o da ADOBE, que é gratuito.

Depois de imprimir ou escrever, indicando sempre a disciplina referente, recorte-os e separe as fichas em pilhas conforme a dificuldade que tem no conteúdo: fácil, médio e difícil.

pilhas de flashcards
Os Flashcards podem ser guardados em uma caixa, mas sempre separados por pilhas.

Outra opção é o uso de aplicativos para criação dos Flashcards, como o Anki Flashcards Maker, Brainscape Fichas, Flash Cards GO e o QUIZLET. Este último, em especial, é muito fácil de usar e transforma seus cards em um jogo.

Veja o passo a passo do aplicativo Quizlet:

Aplicativo Quizlet
Aplicativo Quizlet

Quaisquer dos métodos acima são válidos. Contudo, independentemente de qual escolher, não deixe de lado uma regra importante: o próprio aluno deverá elaborar o cartão, para que, assim, ele faça parte de todo o processo e absorva com mais facilidade o conteúdo.

Conteúdo do Flashcard

O Flashcard, como o próprio nome diz, tem que ser rápido. Ele não é um resumo, por isso, não o confunda com as fichas-resumo, que é o método de esquematizar o conteúdo em fichas.

Portanto, na frente do Flashcard, limite-se em colocar, no canto superior, a disciplina e, no meio, a palavra-chave, que pode ser um princípio, uma teoria ou uma fórmula, por exemplo. No verso, anote apenas o que você possui dificuldade em memorizar naquele assunto.

Por exemplo, se você estiver estudando Princípios de Direito Administrativo e quiser gravar os principais pontos de um deles. De um lado você escreverá o nome do princípio: PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE.

Em seguida, do outro lado da ficha, vai escrever os pontos em que está com mais dificuldade. Seguindo o exemplo acima: 1. Atos transparentes; 2. Condição de eficácia dos atos administrativos 3. Diferente de publicação:

Montando seu Flashcard
Montando seu Flashcard

Como usar os FlashCards

Os Flashcards funcionam como um jogo. Na primeira vez, o aluno vai misturar todos os cartões, pois a alternância evita respostas automáticas. Em seguida, ele vai ler a palavra-chave do cartão e tentar se lembrar do que está escrito no verso.

Conforme a dificuldade em responder, ele vai encaminhar o cartão lido para uma das três pilhas: fácil, médio ou difícil.

Posteriormente quando a maioria dos cartões estiverem nas pilhas de palavras fáceis e médias, mude o método do jogo. Inverta os cartões e, primeiro, leia o verso, tentando se lembrar qual é a palavra-chave referente.

Como dito, o Flashcard é uma forma de revisão para auxiliar o aluno a memorizar o conteúdo de forma ativa e dinâmica. Por isso, pode ser usado fora do horário de estudo regular, ou seja, em momentos “de bobeira”, como no metrô, aguardando uma consulta, na fila do banco, etc.

Os FlashCards funcionam?

Os Flashcards forçam o aluno a gravar a palavra-chave de determinado conteúdo, então, a ideia do desafio estimula o raciocínio. A repetição dos cartões periodicamente, por fim, solidifica o aprendizado.

Sim, os Flashcards funcionam, porém, não de modo isolado. Ele é um “extra”, que depende, em primeiro lugar, da leitura do conteúdo completo a fim de que o aluno possa ter base. Também, como é indicado que o próprio aluno elabore seu Flashcard, ele precisará dessa leitura inicial para fazê-lo.

Além disso, como foi falado, o Flashcard não serve para distribuir toda a matéria estudada, mas sim, apenas alguns pontos em que o aluno está com muita dificuldade. Desse modo, não é possível se limitar apenas a ele, sendo essencial a manutenção dos métodos regulares de revisão.  Os resumos completos deverão estar em seu material principal, por meio de grifos, anotações e afins.

Revisão por FlashCards: Conclusão

Logo, após esse pequeno manual, podemos determinar algumas regras básicas para que seus Flashcards sejam efetivos:

  1. Inicialmente, indique no canto do cartão a disciplina referente, pois vai misturá-los (alterne as cores para facilitar).
  2.  Separe-os em 3 pilhas, conforme o nível de dificuldade: fácil, médio e difícil.
  3. Lembre-se que o Flashcard é um complemento do seu estudo. Então, limite o seu uso apenas para o que você está com real dificuldade em decorar.
  4. Seja o mais sintético possível.
  5. Com o passar do tempo, elimine as questões da pilha “fácil” (não as jogue fora, apenas deixe de lado no jogo) e inclua novos cards. Eventualmente, coloque uma ou outra de volta para treinar.
  6. Faça uso dos Flashcards fora de seu horário regular de estudo.

Não se esqueça: se uma informação é repassada regularmente, não cairá na curva do esquecimento.  Por isso é tão importante revisar e, no estudo a longo prazo, isso pode se tornar cansativo.

Para evitar que o ritmo de estudos diminua, métodos alternativos de revisão como os Flashcards podem se tornar fundamentais para a manutenção de sua rotina de estudos!

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.