Artigo

Ganhe qualidade e eficiência nos estudos de exatas com a metodologia “top-down”

Fala, guerreiro!

Meu nome é Eduardo Mocellin e sou Professor de Matemática e de Raciocínio Lógico aqui no Estratégia Concursos. Sou formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Pessoal, hoje vou apresentar para vocês uma maneira de ganhar qualidade e eficiência no aprendizado de exatas.

Primeiramente, cumpre observar que um resumo completo de exatas no geral pode ser feito em poucas páginas, o que nem sempre é possível em outras matérias.

Pense aqui comigo: suponha que você precise fazer um resumo completo, em uma única página, que aborde 50 páginas de um curso de Direito por exemplo. Eu disse completo, sem faltar nenhuma informação necessária para a resolução dos exercícios, incluindo doutrina, jurisprudência e lei seca. Você há de concordar que essa é uma missão quase impossível.

Por outro lado, nas exatas, os conceitos necessários e suficientes para resolver TODAS as questões tendem a ser sucintos. A dificuldade enfrentada por muitas pessoas está, via de regra, na aplicação prática da teoria. Podemos dizer que o sucesso de um concurseiro nas exatas depende de um combo:

Considere uma aula de porcentagem. O conceito-chave é relativamente sintético: “por cento” significa “por 100”, isto é, “dividir por 100”. Logo, 40% = 40/100 = 0,4, assim como 85% = 85/100 = 0,85. A parte da matéria que pode “complicar” é justamente a aplicação dos conceitos, que depende de experiência.

“Certo, Professor, entendi. E como posso melhorar meu aprendizado nas disciplinas exatas?”

Caro aluno(a), a fim de entregar a você a possibilidade de alcançar ganhos em qualidade e eficiência, nas minhas aulas teóricas, proponho o uso de uma metodologia “top-down”, isto é, ao início de cada seção de conteúdo, apresento uma visão global do assunto que será abordado por meio de uma síntese conceitual, que nada mais é do que um resumo curto, conciso e completo.

Essa metodologia apresenta vantagens tanto para os alunos iniciantes quanto para os alunos avançados.

No caso do aluno iniciante, a leitura desta síntese conceitual fornece uma excelente perspectiva da matéria, indicando os pontos aos quais o concurseiro deve se atentar na parte expositiva da aula. Isso significa que, finalizado o estudo do tópico em questão, o aluno deve ter compreendido todos os conceitos fundamentais do resumo e seus usos de modo definitivo.

Já para o aluno mais avançado a leitura preliminar deste resumo permite um estudo mais dinâmico. Caso os conceitos façam sentido e sejam compreendidos no primeiro olhar, ele pode passar diretamente para a resolução de questões daquele tópico.

Cumpre destacar que, nas minhas aulas, este resumo preliminar costuma apresentar um grande paralelismo com a ordem de apresentação da teoria. Veja o exemplo a seguir referente ao tópico “introdução às proposições”, de Raciocínio Lógico.

Esse paralelismo apresenta vantagens para todos os alunos, em especial no que diz respeito ao acompanhamento da teoria com o resumo ao lado, pois isso traz um maior dinamismo para a leitura e para a retenção dos conceitos fundamentais.

Por fim, para que você adquira experiência na aplicação dos conceitos e obtenha sucesso no seu próximo concurso público, não há mágica: exercícios, exercícios e mais exercícios!

Aproveito para disponibilizar um ebook de equivalências lógicas e de álgebra de proposições para a banca CESPE.

Nesse material, apresento o resumo completo com os conceitos necessários e suficientes para resolver TODAS as questões dessa matéria e, na sequência, temos 50 questões comentadas da banca.

E-Book de equivalências lógicas e de álgebra de proposições

Conte comigo nessa caminhada =)

Prof. Eduardo Mocellin


Confira também: Semana Especial Desmistificando a Matemática

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Semana especial: Desmistificando a Matemática para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.